19/07/11

Espaço - Descobertas duas novas luas de Júpiter!




«Descobertas duas novas luas de Júpiter


A descoberta recente de duas novas luas de Júpiter eleva para 65 o número total de satélites conhecidos em torno deste gigante gasoso. Júpiter mantém assim o recorde do planeta com o maior número de luas identificadas no sistema solar.


A descoberta remonta a 7 de Setembro do ano anterior quando, utilizando o telescópio Hale de 5 metros em Monte Palomar (Califórnia), os astrónomos Jacobson, Brozovic, Gladman e Alexander realizaram as primeiras observações em que apareciam indícios de um novo satélite em torno de Júpiter. Na noite seguinte, Christian Veillet dirigiu o espelho de 4 metros do telescópio Canadá – França – Havai (CFHT) para o gigante gasoso e não só confirmou a descoberta da equipa de Jacobson, como também descobriu outra lua menor. As descobertas deram-se num momento especialmente favorável às observações, quando Júpiter se encontrava numa oposição particularmente próxima à Terra. Observações posteriores permitiram confirmar a existência das luas e determinar algumas das suas características.


As duas luas foram designadas provisoriamente como S/2010 J1 e S/2010 J2. As observações indicam que os seus tamanhos são de 2 e 1 km, respectivamente, e que as suas órbitas são altamente irregulares (muito excêntricas e muito inclinadas). Ambas luas orbitam numa zona exterior ao sistema de Júpiter e seguem um movimento retrógrado, isto é, o sentido do seu movimento é contrário à rotação do planeta e das órbitas dos principais satélites interiores.


Tudo isto indica, portanto, indica que estes pequenos satélites são corpos que ficaram presos ao enorme campo gravitacional do gigante gasoso em tempos remotos, talvez logo após a formação do próprio sistema solar, quando o número de fragmentos que sobraram da formação dos planetas era muito abundante no meio interplanetário.


Com 65 satélites conhecidos, Júpiter consegue um novo recorde no número de luas. Segue-se Saturno com 62 satélites identificados. Depois vem Urano com 27 e Neptuno com 13. Se somarmos os dois de Marte a Lua (não são conhecidos satélites nem de Mercúrio nem de Vénus), resulta que entre os 8 planetas do sistema solar existem 170 satélites confirmados.


Fonte: http://solarsystem.nasa.gov» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=39072&bl=1



Jupiter - "O Planeta Gigante"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover