30/07/11

Amarante - Fogo invadiu quintais e ameaçou habitações em Aboim e Moreira do Castelo, Celorico de Basto!



«Fogo invadiu quintais e ameaçou habitações



Viveram-se horas de pânico, ontem à tarde, em Moreira do Castelo, Celorico de Basto. O incêndio, que lavra desde terça-feira, ameaçou mais de uma dezena de habitações na zona da Portela da Cruz. Os populares usaram todos os meios que tinham à mão para evitar que as chamas chegassem às casas.
"Ai meu Deus que a minha casa vai arder. Tudo o que eu tenho está aqui dentro e não aparece ninguém para apagar", gritava, com as mãos na cabeça, Rosa Bastos, enquanto corria à procura de mangueiras e baldes para atacar as chamas violentas que consumiam o mato a escassos 400 metros da sua casa.

"Nunca vi nada assim na minha vida. Se os bombeiros não chegam depressa isto vai arder tudo", chorava, aflita, Maria de Lurdes, de 75 anos, que mesmo agarrada a uma bengala, carregava baldes de água para atacar as chamas.
O incêndio em Moreira do Castelo, que lavra desde terça--feira, esteve ontem descontrolado e queimou vários campos de cultivo e vinhas entre o povoado. O fogo, que chegou a lavrar em três frentes, foi dado como extinto cerca das 18h00.
Na localidade vizinha de Aboim, já no concelho de Amarante, os cerca de 30 operários de uma fábrica de urnas estiveram toda a tarde a vigiar o incêndio, regando toda a área envolvente, para evitar que as chamas atingissem aquela unidade fabril. No terreno estiveram 46 bombeiros a combater o fogo.



JOVEM SUSPEITA DE 10 FOGOS
Uma mulher de 23 anos, desempregada, foi detida anteontem em Carregal do Sal, após ter ateado um fogo florestal. Suspeita de dez crimes de fogo posto, a jovem alegou que "obedecia a um chamamento interior" quando ateava as chamas, com recurso a um isqueiro, segundo fonte da PJ de Coimbra. A mulher, casada e com filhos, está indiciada pela autoria de dois fogos registados nos passados dias 21 e 28 e de mais oito, ateados em Julho e Agosto do ano passado. Ouvida ontem em tribunal, ficou em prisão domiciliária, com pulseira electrónica. A detenção contou com a colaboração da GNR de Carregal do Sal. Este ano, a PJ de Coimbra já deteve cinco incendiários.
BOMBEIRO DE 28 ANOS NÃO RESISTE A ACIDENTE
Sérgio Ferreira, de 28 anos, o bombeiro da Pampilhosa que ficou em estado grave depois de ter sofrido um acidente, na quarta--feira, a caminho de um incêndio, morreu ontem nos Hospitais da Universidade de Coimbra. O jovem bombeiro tinha estado afastado da corporação, mas regressara ao serviço quatro dias antes do sinistro, a dia 23 de Julho, altura em que a nova comandante tomou posse.
"Nunca mais me vou esquecer do dia em que ele regressou para a minha tomada de posse. A corporação está de rastos", disse ao CM Paula Ramos, comandante dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa.
Sérgio era o grande apoio da mãe e era muito querido por toda a família e amigos. "Toda a gente o adorava. Ainda tínhamos esperança de que ele sobrevivesse. As flores começaram a chegar ao quartel e nós chorámos muito", contou Paula.
CHAMAS PERTO DA UNIVERSIDADE
A Universidade Lusíada, no Porto, esteve ontem em perigo de incêndio. Um fogo em mato, que deflagrou nas imediações do local, pôs em risco não só o estabelecimento de ensino mas também várias habitações. A escola não chegou a ser evacuada, mas o incêndio assustou várias pessoas. Os Bombeiros Sapadores e os Bombeiros Voluntários do Porto apagaram as chamas.» in 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover