16/03/11

Portugal Turismo - Os Açores candidatam-se à Carta Europeia de Turismo Sustentável!



«Os Açores candidatam-se à Carta Europeia de Turismo Sustentável
Ana Ganhão (16-03-11)

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Direção Regional do Ambiente, no Arquipélago dos Açores, iniciou o seu processo de adesão à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), para a área do Parque Natural de Ilha de São Miguel que compreende os concelhos da Povoação e do Nordeste, cujas áreas serão denominadas nesta candidatura como Terras do Priolo.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) é um instrumento regulado pela Organização Internacional Federação Europarc, uma organização não governamental sem fins lucrativos que congrega cerca de 400 associados (entre parques, administrações de ambiente, outros organismos públicos e entidades privadas, etc.) com origem em 38 países europeus. Desenvolve a sua actividade desde 1973 na área da formação técnica, do intercâmbio entre espaços protegidos, do reforço das relações transfronteiriças e do turismo sustentável. Em Portugal existem apenas dois associados da Federação, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e o Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte (associação privada). E presentemente, conta precisamente com mais um associado a Direcção Regional do Ambiente dos Açores.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas (CETS) é um galardão concedido pela EUROPARC desde 2001. Até à data este galardão foi atribuído a 75 espaços protegidos dispersos por 8 países europeus. Em Portugal existem cinco parques com Carta, o Parque Nacional da Peneda Gerês e o Parque Natural da Serra de São Mamede (atribuídas em 2002) e os Parques Naturais do Alvão, Montesinho e Douro Internacional (atribuídas em 2009).

Finalmente, é importante referir que apenas existem dois espaços protegidos em ilhas galardoados com a CETS, o Parque Nacional de Garajonay (La Gomera/Canárias) e o Parc National de la Guadeloupe (Antilhas Francesas).

No caso dos Açores, a candidatura surge no âmbito do Projeto LIFE + “Laurissilva Sustentável” - LIFE 07 NAT/P/000630. O desenvolvimento do turismo será orientado de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável com que se rege a Federação Europarc. Dado ser um processo complexo, onde intervêm muitas entidades a adesão desta área à Carta Europeia de Turismo Sustentável contará com o importante e valioso contributo de várias entidades, como a SPEA (Sociedade para o Estudo das Aves), a DRT (Direção Regional do Turismo dos Açores), a DRRF (Direcção Regional dos Recursos Florestais dos Açores), a Câmara da Povoação, a Câmara do Nordeste, a SPRAçores, Sociedade de Promoção e Gestão Ambiental SA e a ASPEDR (Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural).

Pretende-se através deste mecanismo concretizar dois objetivos fundamentais, tais como aumentar o interesse e o apoio à área protegida dos Concelhos da Povoação e Nordeste como parte fundamental do nosso património que deve ser preservado e apreciado pelas gerações presentes e futuras; e também quantificar o desenvolvimento e a gestão do turismo sustentável na área protegida, tendo em conta as prioridades ambientais, da população local e das empresas destes Concelhos e dos visitantes.

Obter-se-á no final uma candidatura que consiste num plano de ação que tem por base um turismo sustentável que pretende responder às expectativas dos novos clientes europeus. Deste modo estes Concelhos terão uma importante projeção internacional.»



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover