17/03/11

Ambiente - A NASA avisa que os pólos estão a derreter mais rápido do que o previsto

«A NASA avisa que os pólos estão a derreter mais rápido do que o previsto
Ana Ganhão (17-03-11)


Segundo um estudo divulgado pela NASA, os lençóis de gelo da Groenlândia e da Antárctida estão a perder a sua massa num ritmo mais acelerado dos prognósticos feitos até agora, que repercutirá na subida do nível global do mar.
Os resultados do estudo sugerem que as camadas de gelo estão a derreter mais rápido do que os glaciares das montanhas e serão o principal factor que irá contribuir para uma subida global do nível do mar, muito antes do previsto.
Em 2006, os pólos perderam uma massa combinada de 475 gigatoneladas por ano em média, uma quantidade suficiente para elevar o nível global do mar numa média de 1,3 milímetros por ano, em comparação com os 402 gigatoneladas que perderam em média os glaciares da montanha.
A NASA analisou os dados dos seus satélites entre 1992 e 2009 e constatou que a cada ano ao longo do estudo, as camadas de gelo e os cascos polares perderam em média mais 36,3 gigatoneladas que no ano anterior.
"As camadas de gelo serão a principal causa do aumento do nível do mar no futuro o que não é surpreendente, uma vez que têm uma massa muito maior que os glaciares de montanha”, assinala o autor do estudo, Eric Rignot, da Universidade da Califórnia. As medições realizadas indicam que "se as tendências actuais continuarem, é provável que o aumento do nível do mar, seja significativamente maior do que os níveis previstos pelo Grupo Intergovernamental de Peritos sobre a Alteração Climática em 2007", acrescentou Rignot.» 
Fonte: www.elmundo.es
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acorda bicho-homem, acordemos enquanto podemos fazer alguma coisa para mitigar este estado de coisas...

Aquecimento Global - DEGELO

AQUECIMENTO GLOBAL

Derretimento das geleiras do Ártico

Verdade inconveniente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover