10/03/11

Amarante - Vítor Matos (Chef do Hotel Largo do Paço, Casa da Calçada), e outros Chefs Nortenhos promovem a Gastronomia concebida a Norte!


«É preciso mostrar que a boa cozinha não está só em Lisboa, defendem


Chefs mostraram qualidade da gastronomia nortenha na Aveleda
Cinco chefs nortenhos de renome estiveram esta semana na Quinta da Aveleda a confeccionar refeições. O objectivo foi mostrar que a boa gastronomia do país não está só no centro e sul do país. A iniciativa serviu ainda para defender o bom casamento entre a refeição 
e o vinho servido.
Apesar de prepararem pratos com uma apresentação diferente e criativa, todos são unânimes ao defender uma cozinha que preserve os sabores tradicionais portugueses, que fazem parte da memória de todos.

Há desconhecimento sobre o que se faz no norte

Os cinco chefs mostraram, passo a passo, a confecção dos pratos que escolheram apresentar. Ao mesmo tempo, o enólogo da Aveleda, Manuel Soares sugeria um vinho da Quinta que, pelas suas características, salientava o que de melhor as refeições tinham para oferecer. Esta ligação entre a refeição e o vinho é, defenderam, essencial.
Desde cedo que em Rui Paula (restaurantes DOC e DOP), Luís Américo (Mesa), Renato Cunha (Ferrugem), António Vieira (Shis) e Vítor Matos (Largo do Paço, Casa da Calçada) despertou o interesse pela cozinha.
Com percursos profissionais e estilos distintos, são hoje chefs de renome do panorama nortenho e nacional. Mas, muitas vezes, referem, a cozinha do norte do país é posta de parte. "Queremos mostrar a união dos cozinheiros do norte. Mostrar que Portugal não se resume só a Lisboa", sustenta Vítor Matos, chefe que lidera o Restaurante Largo do Paço, em Amarante, detentor de uma estrela Michelin. O jovem de 33 anos teve que se adaptar à mentalidade da região. "Tenho clientes de Lisboa que não se importam de gastar cem euros e tenho clientes do Porto que se gastarem 30 ou 40 já reclamam", explica o eleito Cozinheiro do Ano 2003.

Cozinha criativa mas acessível a todos

Da mesma forma, o proprietário do Mesa, no Porto, sente que há discriminação em relação ao centro do país. "As pessoas acabam por desconhecer o que se faz no norte", acredita. Luís Américo, de 38 anos, defende que a estratégica turística da região passará, cada vez mais, pela gastronomia. O que é preciso, sustenta o chef, é passar uma imagem diferente da cozinha tradicional portuguesa.
Estes chefs são exemplo de uma comida com um conceito mais arrojado, mas que procura guardar o que de melhor tem a culinária nacional. Defendem também uma cozinha criativa mais acessível a todos. Luís Américo, Cozinheiro do Ano 2004, tenta "cozinhar para todos". "Desenvolvo uma cozinha mais próxima da regional do que uma cozinha moderna e internacional que só é entendida por uma elite. Se calhar o empratamento é visualmente mais moderno. Mas, quando se prova, os sabores tradicionais estão lá e as pessoas sentem-se confortáveis", sustenta o proprietário do Mesa, no Porto.



"Casamento perfeito" entre vinho e comida

Na Aveleda, estes chefs exploraram também a ligação entre a comida e os vinhos. "É preciso ligar as duas coisas e fazer um casamento perfeito", explica Rui Paula. O chef portuense acredita neste tipo de parcerias e defende ainda a necessidade de divulgar "o que é nosso", como é o caso dos vinhos penafidelenses.
Manuel Soares segue a mesma linha: "O consumidor procura cada vez menos o vinho, mas quando consome quer consumir bem. Os conceitos de branco com peixe e tinto com carne estão ultrapassados". Por isso, as empresas como aquela em que trabalha têm que vender não um produto, mas um conceito, informando desde logo o cliente a que tipo de refeições e momentos um vinho se destina. "O vinho não pode servir para tudo. É importante que vinho e comida encaixem em harmonia, ou por contraste ou por simbiose", alerta.
Para os responsáveis pela Quinta da Aveleda, António Soares Guedes e Martim Guedes, este tipo de promoção que alia vinho à gastronomia é essencial. A empresa penafidelense exporta já 55 por cento da sua produção.» in http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?id=16578&secao=penafiel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover