15/03/11

Amarante - Na sua edição 2011 o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso consagra o Pintor António Sena!





«Prémio consagra pintor António Sena

Na sua edição 2011 o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso consagra o pintor António Sena.

O júri de selecção e premiação da 8ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, na sua primeira reunião, realizada no passado dia 11 do corrente mês, decidiu, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso ao Pintor António Sena. O artista junta-se, assim, aos premiados das edições anteriores: João Vieira’09, Ângelo de Sousa’07, Nikias Skapinakis’05, Júlio Pomar’03, Costa Pinheiro’01, Fernando Azevedo’99 e Fernando Lanhas’97.

Tratando-se de um prémio não pecuniário, onde o artista é convidado a realizar uma exposição de obras suas em espaço nobilitador do Museu e com catálogo apropriado, pressupõe, no entanto, a possibilidade de aquisição de uma ou mais obras do artista consagrado para as colecções do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, até ao valor de 25.000,00 euros.

Além da consagração de carreira, extra-concurso, será ainda atribuído o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso a um artista seleccionado para a fase da exposição, no valor de 7.500,00 euros, ficando a obra premiada a pertencer ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Na anterior edição do Prémio, em 2009, foi premiada a artista plástica Ana Luísa Ribeiro, com a obra “Sem título (Subject matter)”.

Na edição 2011 – cujo Júri de Selecção e Premiação é composto por António Cardoso, Professor Jubilado de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Director do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Comissário do Prémio e representante da Câmara Municipal de Amarante, Prof. Dr. Rui Mário Gonçalves, como Presidente do Júri, Prof.ª Dr.ª Lúcia Matos, Dr.ª Laura Castro e Dr. João Pinharanda – a cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 22 de Outubro.

De periodicidade bienal, o Prémio Amadeo foi reinstituído pela Câmara de Amarante em 1997, no âmbito das comemorações do cinquentenário da fundação do Museu Amadeo de Souza-Cardoso.
Notas biográficas (António Sena):Nome de referência do panorama artístico do séc. XX, António Sena é caracterizado como “pintor abstracto, em cujas composições surgem rabiscos, grafismos primários e aparências de descuido formal, com algo de dadaísta”.

Nascido em Lisboa, em 1941, António Sena iniciou os seus estudos, na área de Engenharia, no Instituto Superior Técnico, tendo abandonado, de seguida, para se dedicar à pintura.

No período de 1965 a 67, frequentou a Saint Martin’s School of Art, em Londres, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, onde aprofundou os seus conhecimentos e técnicas.

Os seus trabalhos têm sido objecto de vários prémios, reconhecimento que lhe mereceu, também, por parte da Fundação de Serralves, uma importante exposição retrospectiva da sua obra, em 2003.

Actualmente, vive e trabalha em Lisboa e Londres.» in http://www.jornalaberto.com/index.phpoption=com_content&task=view&id=1495&Itemid=14


2 comentários:

Pin It button on image hover