31/03/13

Amarante - O Rio Tâmega tem andado a ameaçar o Arquinho, reportagem fotográfica de José Vinhós!



(RIO TÂMEGA em Amarante no dia 29-Março-2013)


Amarante Religião - Sexta-feira Santa, na Igreja de São Gonçalo, cerimónia presidida pelo Ex.mo Padre José Manuel, numa magnífica reportagem vídeo de José Vinhós.


(ENTERRO do SENHOR em Amarante-SEXTA-FEIRA SANTA-29-3-2013)



(Recolha do Compasso em S.Gonçalo)

Desporto Hóquei Patins: Portugal 4 vs Espanha 4 (1-0 a.g.p.) - Portugal conquista Taça das Nações ao bater Espanhois no desempate nas grandes penalidades!


 «Portugal conquista Taça das Nações

BATEU ESPANHA NOS PENÁLTIS DEPOIS DO 4-4 FINAL.

A Seleção Nacional conquistou este domingo a Taça das Nações, ao bater, no desempate por penaltis (1-0), a congénere espanhola, depois do empate a quatro golos no final do tempo regulamentar. Esta foi a terceira conquista seguida de Portugal em Montreaux, a 17.ª na história.

Ao contrário do jogo da fase de grupos - onde Portugal começou a vencer -, desta vez foi a formação espanhola a estar mais vezes por cima do marcador, mas Portugal conseguiu sempre a reação e forçou o prolongamento, com bis de Caio e de Ricardo Barreiros. Para os espanhóis marcaram Tony Perez, Marc Olle, Enric Torner (2).

Depois, sem golos nas duas partes do prolongamento, foi preciso chegar ao 10.º penálti para aparecer o golo. E logo o decisivo! Gonçalo Alves, que nem havia jogado até então na partida, saltou para a quadra e fez ele mesmo o golo, dando a Portugal um troféu internacional naquela que é a sua primeira prova pela Seleção.» in http://www.record.xl.pt/Modalidades/hoquei_patins/interior.aspx?content_id=813026

Amarante Páscoa - Também se faz pelas ruas a Páscoa, aqui na Nacional N.º 15, em Rampa Alta!

DSC03966 

 
(Páscoa em Rampa Alta, Amarante, em plena Estrada Real, ou Nacional N.º 15)

Desporto Hóquei patins: Portugal 7 vs Angola 1 - Portugueses estão apurados para a Final da Taça das Nações!

 
«Taça das Nações: Portugal vence Angola e está na final (7-1)

Espanha será adversário

Portugal é o primeiro finalista da Taça das Nações, que decorre em Montreux, Suíça, depois de uma clara vitória por 7-1 sobre Angola, na primeira meia-final.

O outro adversário deverá ser a Espanha, que ainda hoje vai jogar contra a seleção da Alemanha, na segunda jornada do torneio organizado pelo Montreux Hockey Club e disputado no pavilhão do Pierrier.

A supremacia de Portugal foi evidente e ao intervalo o cinco luso já vencia por 3-1. Na segunda parte, mesmo sem forçar - já a pensar na "desforra" com a Espanha -, o marcador subiu até ao 7-1 final. Portugal chegou a esta meia-final como segundo classificado do grupo B, depois de ceder uma derrota ante a Espanha, por 5-4, enquanto que Angola venceu o grupo A, só com vitórias.

Caio foi este sábado o melhor marcador na equipa portuguesa, com golos aos sete minutos, 17 e 34. Ricardo Barreiros marcou aos 13 e 23, Jorge Silva aos 21 e Diogo Rafael aos 35. O golo de Angola, na altura a empatar o encontro, foi apontado por Johe, aos 10 minutos.

Antes deste jogo, disputaram-se dois encontros, de classificação para os lugares situados entre o quinto e o oitavo, de que saíram vencedores o Brasil e a França. O Brasil ganhou à Suíça, por 5-3, e a França bateu o Montreux HC, por 4-2.

A final, entre Portugal e a Espanha ou Alemanha, joga-se no domingo, pelas 20 horas locais (19 de Lisboa). Antes disso, jogam-se dois jogos particulares e três de classificação.

A "maratona" de jogos começa com o Montreux HC-Hockey Sarzana e segue com Sporting Tomar-Claret Barcelona, Montreux HC-Suíça, Brasil-França, Angola-Alemanha ou Espanha e Portugal-Espanha ou Alemanha.» in http://www.record.xl.pt/Modalidades/hoquei_patins/interior.aspx?content_id=812828

Liga Zon Sagres: Académica 0 vs F.C. do Porto 3 - Dragões passeiam classe em Coimbra!


FC Porto passa tranquilamente exame de Coimbra

«A luta pelo título continua

Vítor Pereira tinha dito, em conferência de imprensa, que esperava um sinal de “carácter e personalidade” do FC Porto, próprio “de quem quer revalidar o título nacional, de quem é campeão e quer continuar a sê-lo”. Foi isso mesmo que se viu em Coimbra: com uma exibição personalizada e segura, os Dragões venceram por 3-0. Depois do empate frente ao Marítimo, a luta pelo título continua.

A perda de pontos na Madeira (1-1) já lá vai. Duas semanas depois, os portistas provaram que estão prontos para vencer as seis partidas até ao final da Liga e procurar reconquistar o primeiro lugar, que já foi seu por várias jornadas. O golo de Mangala, logo aos 15 minutos, proporcionou aos azuis e brancos a tranquilidade que lhes faltou em algumas ocasiões desta época. Danilo, no arranque da segunda parte, praticamente “fechou” o jogo, que pareceu sempre destinado a uma vitória do FC Porto. Castro ainda fez o terceiro, o seu primeiro a nível sénior com a camisola do clube que o formou.

Os dados estavam lançados à partida: não se esperava outra coisa que não fosse uma Académica defensiva e a tentar explorar o contra-ataque e um FC Porto dominador e à procura do golo. Assim foi desde o primeiro minuto, mas, ao contrário de outras partidas, os Dragões marcaram na primeira ocasião clara de que dispuseram: na insistência de um pontapé de canto, João Moutinho cruzou de pé esquerdo e Mangala respondeu com um cabeceamento indefensável. Estavam decorridos 15 minutos de jogo.

A equipa da casa tinha muitas dificuldades em ultrapassar o meio-campo portista, que tomava as rédeas do encontro e, no espaço de 15 minutos, os portistas dispuseram de oportunidades suficientes para resolver o seu destino. Um livre de James, que Ricardo desviou para a barra, aos 24 minutos, foi a primeiro dessas ocasiões. Dois minutos depois, Mangala cabeceou à barra, após cruzamento de James. Jackson e Fernando, na cara do guardião conimbricense, também poderiam ter ampliado a vantagem.

Na segunda parte, nada se alterou, com a posse de bola do FC Porto a manter-se na casa dos 70 por cento. O segundo golo surgiu num remate de Danilo, aos 52 minutos, após uma grande assistência de Danilo. O lance foi exemplar no que toca à filosofia portista: Izmaylov recuperou à bola à entrada da grande área contrária mas não tentou precipitadamente o remate, face a uma floresta de pernas; a bola circulou por vários jogadores do FC Porto até chegar à direita, onde Danilo se isolou e bateu Ricardo, com um remate cruzado e rasteiro.

Mais golos poderiam ter surgido, nomeadamente quando Jackson, isolado por James, viu o seu remate evitado pela recuperação de Flávio, aos 55 minutos, ou quando o ponta-de-lança colombiano cabeceou por cima da trave, dez minutos depois. Danilo, que sofreu um toque, cedeu o lugar a Maicon, nos dez minutos finais. Ainda haveria porém tempo para um momento emblemático da exibição portista: Castro, um jogador formado nas escolas do FC Porto, fez o 3-0 com um potente remate cruzado na esquerda, na “ressaca” de um livre cobrado no lado contrário.

A celebração de Castro, um Dragão que transpira raça, e da restante equipa foi feita junto dos adeptos portistas, concentrados numa curva do estádio, ao jeito de “contem connosco”. No que toca a Coimbra, releve-se o facto do FC Porto já não perder na cidade, para a Liga, há 32 anos.

 

FICHA DE JOGO

Académica-FC Porto, 0-3
Liga portuguesa, 24.ª jornada
30 de Março de 2013
Estádio Cidade de Coimbra
Assistência: 5.832 espectadores

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Rui Teixeira e Mário Dionísio
Quarto árbitro: Rui Patrício

ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, João Real, Flávio (cap.) e Hélder Cabral; Bruno China, Makelele e Marcos Paulo; Rodrigo Galo, Edinho e Wilson Eduardo
Substituições: Bruno China por Cleyton (59m), João Dias por Marinho (67m) e Wilson Eduardo por Cissé (86m)
Não utilizados: Peiser, Halliche, Keita e Ogu
Treinador: Pedro Emanuel

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; James, Jackson e Izmaylov
Substituições: Lucho por Castro (74m), James por Defour (74m) e Danilo por Maicon (81m)
Não utilizados: Fabiano, Liedson, Abdoulaye e Kelvin
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Mangala (15m), Danilo (52m) e Castro (89m)
Cartões amarelos: Bruno China (23m), Mangala (34m), Otamendi (62m) e João Moutinho (87m)
Cartões vermelhos: nada a assinalar» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futacademicafcpcro_300313_74565.asp


 
2013.03.30 (18h15) - Académica 0-3 FC Porto

Paços de Ferreira - A benemérita Sílvia Cardoso, de Paços de Ferreira, foi reconhecida pelo papa Francisco como “venerável”, um procedimento obrigatório para a eventual beatificação, reconhecendo as ‘virtudes heroicas’ de Sílvia Cardoso.



«Paços de Ferreira - Sílvia Cardoso reconhecida pelo Papa

A benemérita Sílvia Cardoso, de Paços de Ferreira, foi reconhecida pelo papa Francisco como “venerável”, um procedimento obrigatório para a eventual beatificação, reconhecendo as ‘virtudes heroicas’ de Sílvia Cardoso.

A instrução do processo foi iniciada na diocese do Porto em 1984, evoluindo até 1992, ano em que transitou para Roma, onde esteve em apreciação até a aprovação pela Congregação para a Causa dos Santos. Nesse processo, segundo o cónego, reconheceu-se que aquela mulher “dedicou grande parte da sua vida à caridade e à evangelização católica”.

Ângelo Alves, que foi o postulador diocesano deste processo, explicou que a fase seguinte será provar, na Santa Sé, pelo menos um milagre para que seja reconhecido àquela benemérita, que morreu em 1950, com 68 anos, o estatuto de beata.

Esse processo já foi iniciado informalmente, havendo três situações que estão a ser analisadas a título exploratório.

Sílvia Cardoso foi uma mulher que se dedicou, desde muito jovem, ao cuidado de crianças e idosos de famílias pobres, dispondo até da sua fortuna pessoal.

A benemérita começou por fundar o hospital de Paços de Ferreira, em 1918, e uma creche naquela localidade, em 1922.

Ao longo dos anos, a sua obra deixou marcas nas cidades de Penafiel, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Elvas, Amadora Évora e Barcelos.

Sílvia Cardoso é venerada por muitos católicos, sobretudo em Paços de Ferreira, cidade onde existe uma estátua em sua homenagem, que foi inaugurada pelo antigo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Cerejeira.

No concelho ainda opera uma instituição de solidariedade social com o nome de Sílvia Cardoso.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------
Diga-se ainda que, esta Senhora, era da família de Amadeo de Souza Cardoso, e visita regular dos Cardoso's da Casa da Lage em Fregim, Amarante.

«Sílvia Cardoso: contemplação na ação, uma atitude para todos 

Viveu no Brasil até aos sete anos e frequentou a casa de familiares em Manhufe, Amarante. Aqui conviveu com Amadeo de Souza-Cardoso, seu primo, que incluiu a residência nas telas "A cozinha da Casa de Manhufe" e "A procissão do Corpus Christi em Amarante".» in https://www.snpcultura.org/silvia_cardoso_contemplacao_na_acao.html

Mais sobre Sílvia Cardoso:

30/03/13

Amarante - Ribeira de Fregim, cascata inesperada, em Rio, Fregim!

DSC03953


(Após tantas horas de chuva ininterrupta, eis que se forma na Ribeira de Fregim, uma cascata inesperada, tanta é a água...)


Arte Fotografia - A visão do Mestre Eduardo Pinto, que adorava carros, das corridas de automoveis do passado em Amarante, numa magnífica compilação de Filipe Augusto Silva!


 -----------------------------------------------------------------------------------------------------
O Amigo Filipe Augusto Silva realizou uma excelente compilação de fotografias do Mestre Eduardo Teixeira Pinto, que adorava carros, das corridas e exibições de automóveis em Amarante.


(Mestre Eduardo Pinto - Carros e corridas) 

Penafiel - A culpa foi da chuva que caiu impetuosamente, mas os fiéis teimaram em manter a tradição e a procissão do “Senhor dos Passos” saiu do Torrão, em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios.

 

«Chuva impediu iluminação das Endoenças

Nesta Quinta-feira, as margens dos rios Tâmega e Douro não ficaram iluminadas por milhares de tigelas de cera, como é costume na Quinta-feira Santa. 

A culpa foi da chuva que caiu impetuosamente, mas os fiéis teimaram em manter a tradição e a procissão do “Senhor dos Passos” saiu do Torrão, em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2472&Itemid=11


(Endoenças_Entre_os_Rios)

29/03/13

Amarante - Fregim, Entrada da Quinta da Obra, o azulhejo de Santo António, discreto, mas belíssimo!

Fotografia0169 Fotografia0170 Fotografia0168
(Excelente azulejo no portão da Quinta da Obra em Fregim, discreto, mas muito bonito)

Religião Muçulmana - Um clérigo muçulmano condenou à morte por lapidação uma jovem tunisina de 19 anos, que difundiu nas redes sociais uma foto sua fazendo topless com a frase em árabe: «O meu corpo pertence-me e não representa a honra de ninguém».

Jovem tunisina do Femen é condenada à morte por fazer topless em protesto 

«Jovem tunisina do Femen é condenada à morte por fazer topless em protesto

Um clérigo muçulmano condenou à morte por lapidação uma jovem tunisina de 19 anos, que difundiu nas redes sociais uma foto sua fazendo topless com a frase em árabe: «O meu corpo pertence-me e não representa a honra de ninguém».

Amina, uma militante pelos direitos das mulheres, faz parte do Femen e postou a fotografia na segunda-feira.

Na quarta-feira, o mesmo dia da condenação, um grupo de seguidoras do movimento no Facebook foi invadido por um hacker que se identifica como «Al Angur». As imagens, dela e de outra jovem, foram substituídas por versículos do Corão. A fotografia do perfil também foi trocada pelo peito nu de um homem abrindo a camisa com os dizeres «Maomé, o enviado de Alá».

O líder religioso Adel Almi, presidente de uma associação islâmica, sugeriu que a jovem fosse açoitada e apedrejada. A condenação, que provocou reações contra e a favor, foi emitida através de uma Fatwa, um decreto legal no Islão de eruditos religiosos. Após as declarações, outra tunisina postou na Internet uma foto sua em solidariedade com Amina, na qual também aparece com o peito descoberto.

 Esta jovem, segundo a lei islâmica, merece receber entre 80 e 100 chicotadas, mas o que ela fez supera isso em muito, por isso deve ser apedrejada até à morte, disse o religioso na segunda-feira ao jornal tunisino Assabah News.

O protesto invulgar da jovem na Tunísia gerou críticas dentro da própria família de Amina, que a considera uma «ofensa ao pudor da mulher e ao Islão». Os familiares apoiam a sua sentença de morte, de acordo com o site Algeria-focus.

«A nossa filha é vítima de manipulação mental, de lavagem cerebral. Devemos lutar contra este flagelo para salvar as nossas meninas», disse a mãe da jovem, depois de expressar a sua indignação e vergonha pelo seu comportamento.

Em nota difundida na Internet, pais, tios e primos da jovem apoiam  a condenação.

«Somos uma família muçulmana e não podemos aceitar essas práticas, que afectaram seriamente não só a nossa imagem, mas a imagem das mulheres tunisinas e da nossa religião, o Islão», escreveram.

Numa entrevista na televisão argelina, a jovem mostrou a sua admiração pelas activistas do Femen e a sua luta a favor da igualdade de géneros. A tunisina admitiu que não imaginava que a foto pudesse causar tanta comoção.

«É só uma maneira de passar uma mensagem. Não foi por motivos sexuais, mas para defender os direitos da mulher» - disse.

«Se eu postasse uma foto minha vestindo uma camiseta com o mesmo slogan, não teria qualquer impacto. Eu quero que a mensagem seja lida. O corpo de uma mulher é dela, não do seu pai, seu marido ou do seu irmão», afirmou.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=622757#.UVBryNdKrhk.facebook


 
(Amina, Femen tunisienne, internée de force par sa famille?)

Desporto Hóquei Patins - Espanha 5 vs Portugal 4 - Portugueses passam às Meias Finais em segundo lugar, depois de estarem a vencer espanhóis por três bolas a zero!



«Portugal derrotado pela Espanha na Taça das Nações por 5-4

SELEÇÃO TERMINA GRUPO NO 2.º LUGAR

A Seleção Nacional de hóquei em patins não conseguiu derrotar a sua recente besta negra e foi batida esta sexta-feira pela Espanha, por 5-4, em partida da 3.ª jornada do Grupo B da Taça das Nações, que decorre na cidade suíça de Montreaux.

A jogar diante de uma equipa espanhola com várias alternativas - só sobrava Bargalló do Mundial da Argentina -, os portugueses chegaram a estar a vencer por 3-0, mas deixaram a formação de Espanha dar a volta. Ricardo Barreiros e Diogo Rafael bisaram para as cores nacionais, enquanto Josep Selva (2), Marc Olle, Cristian Rodrigues e Enric Torner marcaram para a turma espanhola.

Nas meias-finais, a disputar sábado, Portugal terá pela frente a congénere de Angola.» in http://www.record.xl.pt/Modalidades/hoquei_patins/interior.aspx?content_id=812677

Espaço - O FBI garantiu que o memorando Hottel, que data de 22 de março de 1950, não prova a existência de objetos voadores não identificados.

Memorando Hottel não prova a existência de OVNIS

«Memorando Hottel não prova a existência de OVNIS

O FBI garantiu que o memorando Hottel, que data de 22 de março de 1950, não prova a existência de objetos voadores não identificados.

O FBI decidiu comentar o relatório mais popular do seu cofre digital sobre objetos voadores não identificados, que já foi visto por mais de um milhão de pessoas, garantindo que não prova a existência de OVNIS.

O memorando Hottel data de 22 de março de 1950 e era dirigido ao então diretor do FBI em Washington, Edgar Hoover Guy Hottel.

De acordo com o documento que tem como tema: "Informações sobre discos voadores", um investigador da Força Aérea disse ter visto três discos voadores que foram recuperados no Novo México, nos EUA.

"Eles eram descritos como tendo forma circular com os centros com aproximadamente 15 metros de diâmetro. Cada um foi ocupado por três corpos de forma humana, vestidos com tecido metálico de uma textura muito fina. Cada corpo foi enfaixado de uma forma semelhante à dos processos de escurecimento utilizados pelos pilotos de teste ", pode ler-se no relatório.


FBI diz que os media erraram

O FBI sublinha que o arquivo foi publicado no final de 1970, sendo divulgado no seu site  em abril de 2011, cumprindo a lei da liberdade de informação,  tendo vários meios de comunicação social noticiado "erradamente" na altura, que o FBI tinha divulgado a prova de um acidente de um OVNI em Roswell, no Novo México, em 1947.

"O memorando Hottel não prova a existência de OVNIS. É simplesmente uma informação de segunda ou terceira mão que nunca foi investigada a fundo", garante o FBI, sublinhando que o memorando Hottel tem mais três anos do que a notícia do jornal "Roswell Daily Record", em julho de 1947, que dava conta de que Força Aérea do Exército norte-americano tinha tomado posse dos destroços de um disco voador.

"Não há nenhuma  razão para acreditar que esses dois acontecimentos estão relacionados", acrescenta.

O FBI lembra ainda que só se envolveu ocasionalmente na investigação de relatos de OVNIS e de extraterrestres, frisando que essa prática terminou em julho de 1950, quatro meses após o memorando de Hottel.

Sendo assim "o mistério sobre OVNIS continua",conclui o FBI.» in http://expresso.sapo.pt/memorando-hottel-nao-prova-a-existencia-de-ovnis=f797114#ixzz2OyChbHss




(Arquivos Extraterrestres - O Dia Seguinte a Roswell)

 
(Roswell - O caso ufológico mais famoso da história - Por History)


(Discos Voadores: Acidente em Roswell)

F.C. do Porto Sub-15 Futebol - Vitória de Guimarães 1 vs F.C. do Porto 4 - Jovens Dragões acabam 2.ª Fase do Campeonato Nacional com pleno, 8 vitórias em 8 jogos!



«Juniores C fazem pleno na segunda fase

A equipa Sub15 do FC Porto venceu esta sexta-feira no terreno do Vitória de Guimarães, por 4-1, na décima jornada da segunda fase do Nacional de Juniores C, e garantiu assim o pleno de vitórias nesta etapa da prova. Os Dragões triunfaram nas dez partidas disputadas e terminaram com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o SC Braga. Na fase final, o objectivo é naturalmente o título.

O jogo foi totalmente dominado pela equipa liderada por António Folha, que não se deixou perturbar pelo golo sofrido logo aos 40 segundos de jogo. Graças a um autogolo, aos dois minutos, e a tentos de Marcelo (29), Michael (51) e Tiago Couto (57), os portistas deram a volta ao marcador, num campo pesado devido à chuva que não parou durante todo o encontro.

O FC Porto alinhou com Simão, Tiago Lopes (Rui Pires, 59m), Rogério, Wilson (cap.), Bruno, Tavares, Madi, João Bola (Casimiro, 35m), Marcelo (Michael, 35m), Miguel Ângelo (Leandro, 35m) e Tiago Couto (Rui Pedro, 59m).» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futsub15guimaraesfcpcro_290313_74553.asp

Religião Páscoa - Por vezes temos o costume de dizer que a Páscoa é o Pessach da tradição judaica, mas estamos a confundir as coisas, porquanto o nome de "Páscoa", apesar de ser a tradução do original "Pessach", que veio a ser adaptado para as celebrações da Páscoa cristã, suscita alguma confusão.



«A Páscoa Judaica e a Páscoa Cristã

Por vezes temos o costume de dizer que a Páscoa é o Pessach da tradição judaica, mas estamos a confundir as coisas, porquanto o nome de "Páscoa", apesar de ser a tradução do original "Pessach", que veio a ser adaptado para as celebrações da Páscoa cristã, suscita alguma confusão.

Este nome veio a ser adaptado porque os novos Cristãos também eram descendentes de judeus tal como acontecia com Cristo, sendo esta uma forma de a tradição judaica ser mantida.

Os judeus celebravam este grande evento da religião judaica e o mesmo acabou por fazer a Igreja Católica, à posteriori, pois tornou na maior celebração do catolicismo a associação da morte e ressurreição de Jesus Cristo com o Pessach, ou seja, associou a morte e ressurreição, de acordo com a cultura cristã, do primogénito de Deus, à celebração da passagem do Mar Vermelho na fuga da escravidão do Egito.

Hipotéticamente, a morte de Jesus Cristo terá acontecido em 14 de Nissan, que é o dia do início de Pessach. Será que a última ceia de Cristo teria sido um Seder de Pessach? Não há provas que o fosse.

A pascoa é a celebração judaica que recorda a morte dos primogénitos do Egito e a libertação e êxodo dos Israelitas para a Terra Prometida. O nome deriva da palavra hebraica que significa "a passagem do anjo exterminador, sendo poupadas as habitações dos israelitas, cujas portas hajam sido aspergidas com o sangue do cordeiro pascal. (Ex.12:11-27)"

Designa-se como a "páscoa do Senhor", a "festa dos pães asmos - ou ázimos "(Lv.23:6,Lc.22:1), os dias dos "pães asmos" (At.12:3,20:6). A palavra "páscoa" é aplicada não apenas à festa no seu todo, mas também ao cordeiro pascal, e à refeição preparada para essa ocasião solene. (Lc.22:7,1; Co. 5:7; Mt. 26:18-19; Hb.11:28).

Quanto à sua instituição, a melhor maneira para se observar a Páscoa é a seguinte: - o mês de saída do Egito (nisã-abibe) deveria ser o primeiro mês do ano sagrado ou eclesiástico; e no 14º. dia desse mês, entre a declinação do sol e o seu ocaso, os israelitas deviam matar o cordeiro pascal e abster-se de pão fermentado. No dia seguinte, o 15°, contado a partir das 6 horas do dia anterior, principiava a grande festa da pascoa, com a duração de 7 dias, mas apenas o 1° e o 7° dias eram solenizados de forma particular.

O cordeiro morto não podia ter defeito, tinha de ser um macho de 1° ano. Quando não fosse encontrado o cordeiro, os israelitas podiam matar um cabrito. Naquela mesma noite o cordeiro, tinha de ser comido assado, acompanhado de pão asmo e de uma salada de ervas amargas. Não devem ser quebrados os ossos. Se ficava alguma coisa para o dia seguinte, era queimada. Aqueles que comiam a páscoa deviam estar na posição de viajantes, cingidos os lombos, com os pés calçados, ter os cajados na mão e alimentarem-se apressadamente.

Durante os 8 dias da páscoa não se comia pão levedado, embora fosse permitido preparar a comida, que só era proibido fazer-se no dia de Sábado. (Ex.12).

A páscoa era uma das 3 festas em que todos os varões tinham de "aparecer diante do Senhor" (Ex.26:14-17). Era tão rigorosa a obrigação de se guardar a páscoa, que todo aquele que a não cumprisse era condenado a morte (Nm.9:13); mas aqueles que tinham qualquer impedimento legítimo, como seriam a jornada, a doença ou a impureza, tinham de adiar a celebração até ao 2º. mês do ano eclesiástico, o 14° dia do mês iyyar (Abril e Maio).


(DESCRIÇÃO "Uma festa, duas culturas" levou a debate, na freguesia de Medelim, as tradições Pascais de Judeus e Cristãos)



Desporto Hóquei Patins: Portugal 16 vs Brasil 2 - Portugal passa às meias finais da Taça das Nações ao bater os congéneres Brasileiros por goleada farta!


«Portugal arrasa Brasil na Taça das Nações
 

TRIUNFO CLARO da seleção POR 16-2.

A Seleção Nacional de hóquei em patins venceu esta quinta-feira na segunda jornada do Grupo B da Taça das Nações, ao derrotar o Brasil por 16-2.

Num jogo muito da equipa nacional, Jorge Silva destacou-se com cinco golos, seguido por João Rodrigues (4), Ricardo Barreiros, Gonçalo Alves e Hélder Nunes (2) e Valter Neves (1). Do lado contrário marcaram Alan Fernandes e Didi.

Portugal lidera o grupo com 6 pontos, os mesmos que a Espanha, detendo contudo vantagem na diferença de golos sobre a campeã europeia e do Mundo. Sexta-feira, às 19H30, as duas seleções, já apuradas para as meias-finais, encontram-se e decidirão quem segue em 1.º.» in http://www.record.xl.pt/Modalidades/hoquei_patins/interior.aspx?content_id=812496

Religião - Bergoglio, o Papa Francisco I, escolheu desempenhar o dever de Cristo junto de reclusos de um estabelecimento prisional em Roma, no dia em que o mundo católico assinala a crucificação de Jesus.



«Papa Francisco fez o tradicional lava pés

Na primeira Páscoa como chefe da Igreja católica, o Papa Francisco fez o tradicional lava pés.

Bergoglio escolheu desempenhar o dever de Cristo junto de reclusos de um estabelecimento prisional em Roma, no dia em que o mundo católico assinala a crucificação de Jesus.

as imagens podem ser violentas.» in http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/03/29/papa-francisco-fez-o-tradicional-lava-pes


(Páscoa Lava pés) 
Pin It button on image hover