03/01/12

Política Nacional - Cavaco Silva está preocupado com as medidas de austeridade; e quem não está?!




«O que quer Cavaco?


Cavaco Silva está preocupado com as medidas de austeridade. A tal ponto que pede uma agenda para o crescimento económico e emprego, sob pena de a situação social se tornar explosiva.


A angústia de Cavaco suscita duas interrogações: 1ª - por que não agiu há mais tempo? Ok, o Presidente já alertara para os riscos da política de Sócrates em 2010. Mas não fez o que devia ter feito: demitir o 1º ministro antes de este ter levado o país à bancarrota. Porquê? Porque queria ser reeleito e demitir Sócrates estragava-lhe os planos...


Vamos ao crescimento... que parte de dois preconceitos. O primeiro, tipicamente português, é a mania de que o Estado influencia o crescimento. É verdade que influencia... mas mal. Veja-se o resultado dos estímulos, ao crescimento e emprego, implementados por Sócrates: em 2007 a dívida pública pesava 68%, agora é de 100%. Ou seja aquilo que gastámos mal, pagamos agora com língua de palmo: recessão superior a 3% e desemprego de 15% (upa, upa!).


Puxar rapidamente pelo crescimento e emprego só seria possível se não tivéssemos um problema de competitividade, se houvesse crédito ou se tivéssemos moeda para desvalorizar (as reformas levam tempo a medrar)... Se calhar Cavaco tem ideias diferentes sobre como pôr a economia a crescer rápido. Se for o caso deve dizê-lo. Mesmo correndo o risco de pisar terrenos "executivos". Assim ficávamos a saber se a mensagem de Ano Novo é realista... ou se foi uma tirada típica do conforto das torres de marfim.


P.S. - Cavaco também pregou a utilidade da concertação social. Referia-se à paciência para aturar poucas vergonhas como a greve da CP?» in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=529093
----------------------------------------------------------------------------
O Senhor Presidente da Republica fala demais em público e age pouco nos bastidores, em busca de sinergias efetivas na execução das medidas duras que Portugal tem que implementar... o que traz de benefício à estabilidade governativa e à tarefa hercúlea que se apresenta a Portugal, na luta contra a crise; esta mensagem do Ex.mo Presidente da República?... É caso para dizer: "Porque não te calas?..."


[Ricardo A Pereira e a mensagem de CAVACO (GOVERNO SOMBRA)]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover