03/10/11

Arte Pintura - A primeira de 16 peças concebidas por artistas brasileiros convidados pelas faianças Bordallo Pinheiro a recriarem a obra do seu fundador chama-se "delicatesse" e demorou apenas cinco dias a ser concebida pelo pintor Caetano de Almeida!



«GALINHA DE BORDALLO RECRIADA PELO PINTOR CAETANO DE ALMEIDA

A primeira de 16 peças concebidas por artistas brasileiros convidados pelas faianças Bordallo Pinheiro a recriarem a obra do seu fundador chama-se "delicatesse" e demorou apenas cinco dias a ser concebida pelo pintor Caetano de Almeida.


"Peguei uma peça original do Bordalo [Rafael Bordallo Pinheiro], alterei a peça em si muito pouco, mas coloquei uma carga de humor extra", disse à Lusa Caetano de Almeida, o primeiro de 16 artistas brasileiros convidados a recriar a obra do fundador das faianças com o mesmo nome.


Intitulada "delicatesse", a peça foi concebida em apenas cinco dias, partindo de um projeto idealizado pelo pintor em 1985 mas que as dificuldades técnicas tinham até agora impedido de concretizar.


"Quando a fábrica Bordallo me convidou para participar do projeto "16 BB - Bordalianos do Brasil", imediatamente comecei a maquinar, a pensar no que poderia fazer utilizando os moldes históricos da fábrica e adaptando ao meu repertório que está sempre ligado ao imaginário popular", explicou o artista.


O resultado é "uma galinha que se equilibra em cima de um ovo", adianta Caetano de Almeida, reforçando a carga humorística da peça em que "é a galinha que protege o ovo" mas "ao mesmo tempo, está prestes a quebrá-lo".


É através desse humor que Caetano de Almeida consegue "manter a identidade com Bordallo", artista que desconhecia até ter recebido o convite da fábrica centenária para, durante dez dias, criar uma peça nas Faianças Bordallo Pinheiro.


A visita ao museu das faianças Bordallo Pinheiro e cinco dias de trabalho intenso no atelier de modelagem onde "delicatesse" tomou forma, deixaram ao pintor uma impressão "muito positiva" da fábrica que, confessa, "se hoje abrisse no Brasil, eu ia trabalhar lá".


Esse não é, porém, o objetivo da empresa que para já pretende apenas implantar o seus produtos no mercado brasileiro onde, segundo o diretor de marketing, Nuno Barra, "a melhor forma de entrar era trabalhar com aqueles que são os melhores artistas locais, e fazer uma continuação do projeto que se fez em Portugal, mas agora com artistas brasileiros".


O diretor da empresa, Victor Gonçalves, explicou o objetivo:"é dar a conhecer ao mercado brasileiro a nossa qualidade e marcar a diferença num país que está invadido por loiça chinesa, com imitações de peças bordalianas".


Entre elas, estão as famosas couves, mas de qualidade "inferior" às fabricadas em Caldas da Rainha, avaliou o responsável.


"conquista do Brasil a Bordallo Pinheiro irá levar "louças artísticas e utilitárias" mas, antes, até final de 2012, 16 artistas brasileiros levarão também a sua arte às centenárias faianças.


As peças serão expostas em Lisboa e S. Paulo em 2012.


in Diário de Notícias | 3 de outubro de 2011» in http://www.e-cultura.pt/DestaqueCulturalDisplay.aspx?ID=2320

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover