04/11/23

Liga Portugal 2. F.C. do Porto B 2 vs Feirense 0 - FC Porto bateu o Feirense por duas bolas sem resposta, na 9.ª jornada da segunda liga.



«MÉDIOS ILUMINARAM O CAMINHO NO OLIVAL 
4 DE NOVEMBRO DE 2023 13:12

FC Porto bateu o Feirense por 2-0 na 9.ª jornada da segunda liga.

Segundo jogo da semana, segunda vitória do FC Porto B. Diante do Feirense, no Olival, os Dragões venceram por 2-0 com golos dos omnipresentes Vasco Sousa e Bernardo Folha com apenas seis minutos de distância entre si e ascenderam ao quinto lugar da tabela classificativa, agora com 15 pontos.

Motivados por uma goleada fora de portas na passada segunda-feira, os bês portistas entraram em campo no Olival com o intuito claro de visar a baliza de João Costa e assim continuaram durante os primeiros 45 minutos.

O primeiro a criar perigo foi o melhor marcador da prova. Marcus desmarcou Gui Guedes na profundidade e, já dentro da área, o criativo cruzou ao segundo poste para Wendel Silva, que atirou para a primeira de várias intervenções decisivas que João Costa viria a fazer no jogo (7m). Menos de 10 minutos depois, Bernardo Folha rematou forte numa transição ofensiva e o guarda-redes formado no FC Porto voltou a fazer notar a sua presença (16m).

À terceira, também não foi de vez, já que o guardião fogaceiro insistia em tapar todos os caminhos para a sua baliza. Marcus, desmarcado nas costas da defesa, atirou ao primeiro poste, mas João Costa desviou para canto. Os Dragões cercavam autenticamente o Feirense, com Vasco Sousa como dínamo no meio-campo, mas a última oportunidade da etapa inaugural foi dos fogaceiros: mais rápido que os defesas azuis e brancos, Oche tentou colocar a bola junto ao primeiro poste da baliza de Meixedo, mas o jovem guarda-redes mostrou-se atento e impediu o golo. Tudo a zeros após uma parte de sentido único.

No regresso dos balneários, a toada não se alterou e o enérgico Vasco Sousa voltou a dar cartas. Logo aos 51 minutos, Marcus abriu à esquerda, em João Mendes, que se projetou junto à linha e cruzou ao primeiro poste para Wendel Silva. O avançado não conseguiu dominar e a bola acabou por sobrar para Vasco, que, na zona da marca de grande penalidade, encostou de forma certeira com o pé esquerdo e adiantou os portistas no placar (1-0).

Depois de tanta insistência na primeira metade, todo o proveito estava guardado para a segunda. Seis minutos depois do primeiro festejo, eis que as bancadas do Olival se voltaram a levantar para aplaudir um momento de grande qualidade culminado com o 2-0, da autoria de Bernardo Folha. Numa jogada de envolvimento coletivo, Wendel Silva baixou no terreno e, de forma soberba, picou a bola por cima da defesa para colocar o médio na cara do golo. Frente a João Costa, o 87 só teve de encostar e de celebrar (57m).

Os visitantes ainda esboçaram uma resposta – Oche apareceu isolado nas costas da defesa azul e branca, bateu Francisco Meixedo, mas foi prontamente assinalado fora de jogo (69m) –, mas, sempre com Vasco Sousa no centro das atenções, poderiam ter sido os da Invicta a aumentar a vantagem aos 84 minutos. O médio, de calcanhar, encontrou Wendel Silva, que procurou colocar ao segundo poste, mas João Costa voou para evitar o terceiro golo da manhã. 2-0 foi o resultado final na segunda vitória consecutiva dos portistas no campeonato.

“Foi um jogo muito bem conseguido da equipa do primeiro ao último minuto. A equipa teve sempre o controlo do jogo, identificou bem os espaços a explorar e acaba por ganhar com naturalidade porque fomos superiores. É um caminho longo, de realçar dois jogos sem sofrer golos. Com uma equipa jovem, às vezes iludem-se e é só bola no pé, mas faço-os perceber que o aspeto defensivo é tão importante como o ofensivo. Estão de parabéns porque desde o primeiro minuto encararam o jogo com muito profissionalismo e ambição. Gostei muito do jogo. Em termos ofensivos, não falei [ao intervalo] porque estavam a fazer as coisas como planeado. Foi só alertar para o que nos estava a fazer ter aquele controlo. Ao intervalo estar 0-0, 2-0 ou 3-0 não é importante, o mais importante é que mantenham o espírito do que é ser Porto. Foi uma excelente vitória, uma excelente exibição, os golos poderiam ter sido mais, mas dizer-lhes que isto não pode parar por aqui. O que mais me alegra é o crescimento deles e o crescimento da equipa”, afirmou António Folha no final do encontro.

No próximo sábado,  o FC Porto B desloca-se a Penafiel para disputar contra a formação local a 10.ª jornada da segunda liga (14h00, Sport TV+).

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-FEIRENSE, 2-0

Liga Portugal 2, 9.ª jornada

4 de novembro de 2023

CTFD PortoGaia

Árbitro: Sérgio Guelho

Assistentes: Rodrigo Roque e Miguel Martins 

Quarto árbitro: João Casegas

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Rodrigo Pinheiro, Zé Pedro (cap.), Romain Correia, João Mendes, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Gui Guedes, Abraham Marcus e Wendel Silva

Substituições: Rodrigo Fernandes por Braima (74m), Abraham Marcus por Gonçalo Sousa (82m), Gui Guedes por Jorge Meireles (82m) e Vasco Sousa por Rodrigo Mora (90m)

Não utilizados: Diogo Fernandes, Gabriel Brás, André Oliveira, Anha Candé e Nilton Varela

Treinador: António Folha

FEIRENSE: João Costa; Sérgio Conceição, Tony, Guilherme, Bruno, Banjaqui, Filipe (cap.), Henrique Jocu, Rúben Alves, Picas e Oche

Substituições: Guilherme por Ronaldo Camará (58m), Banjaqui por Castro (58m), Henrique Jocu por Washington (58m), Rúben Alves por Paredes (77m) e Sérgio Conceição por Brás (77m)

Não utilizados: Pedro Mateus, Cláudio Silva, Lucas Santos e Malam Camará

Treinador: Ricardo Sousa

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Vasco Sousa (51m) e Bernardo Folha (57m)

Disciplina: cartão amarelo a Guilherme (17m), Rodrigo Pinheiro (32m) e Filipe (62m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20231104-pt-medios-iluminaram-o-caminho-no-olival

Link do Vídeo: https://www.fcportotv.com/app/watch/4193611075?play=true


#fcporto    #equipab    #ligaportugal2    #vascosousa    #bernardofolha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover