16/11/23

Ambiente e Ecologia - O lago no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Kealia Pond, em Maui, no Havai, transformou-se num cenário que parece saído do filme da Barbie.



«Um lago no Havai tornou-se cor de rosa nas últimas semanas

A seca extrema está a levar ao aumento da salinidade do lago, o que explica o seu tom cor de rosa choque.

O lago no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Kealia Pond, em Maui, no Havai, transformou-se num cenário que parece saído do filme da Barbie.

Desde pelo menos 30 de outubro, a água do lago adquiriu uma tonalidade rosa choque impressionante, um fenómeno raro resultante do aumento significativo da concentração de sal devido a uma seca extrema.

Esta mudança foi confirmada pelas amostras de água analisadas pela Universidade do Havai, indicando a presença de halobactérias, um tipo de organismo extremófilo conhecido por prosperar em ambientes de alta salinidade.

As halobactérias são organismos unicelulares adaptados a uma elevada salinidade, frequentemente encontrados em locais como o Grande Lago Salgado e o Mar Morto. A sua capacidade de sobreviver em condições onde a salinidade da água é o dobro da do mar levou à sua classificação como extremófilos. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA destacou esta notável capacidade de sobrevivência.

O lago de Kealia, cujo nome se traduz por “cristalização de sal”, viu os seus níveis de salinidade subirem bem acima do normal devido à seca severa em Maui. Toda a ilha está a lutar contra condições de seca severa, com a área em torno do refúgio de Kealia Pond a sofrer o que é classificado como uma seca extrema, a segunda pior categoria na escala do Monitor de Secas dos EUA, escreve a CNN.

Contribuindo para este aumento da salinidade está a reduzida entrada de água doce do rio Waikapu, que normalmente flui das Montanhas de Maui Ocidental para o lago. O próprio rio é afetado pelas condições extremas de seca, levando a maiores concentrações de sal e criando um ambiente favorável para a proliferação das vibrantes halobactérias.

Esta mudança ambiental faz parte de um padrão mais amplo que afeta o Condado de Maui, com aproximadamente 90% da área, incluindo ilhas vizinhas, a sofrer de seca severa. A situação foi exacerbada por um incêndio mortal em Lahaina em agosto.

À medida que os cientistas continuam a estudar os impactos da crise climática em regiões como o Havai, há uma preocupação crescente de que as condições de seca se agravem com o aumento das temperaturas globais, mesmo em áreas tipicamente tropicais.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/lago-havai-cor-de-rosa-567302


(Pink pond on Maui fascinates visitors, drought likely the cause)


#ambiente    #ecologia    #havai    #salinidade    #coloração    #lago

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover