21/05/23

Liga Portugal: Famalicão 2 vs F.C. do Porto 4 - É natural que tenha sido impercetível ao público em geral a história do Famalicão-FC Porto, já que foi escrita em persa pelo primeiro jogador do FC Porto a assinar um póquer na Liga no presente século.


«NO MINHO, O PÓQUER JOGA-SE COM OS PÉS 
20 DE MAIO DE 2023 22:42

FC Porto venceu por 4-2 em Famalicão com quatro golos de Mehdi Taremi.

É natural que tenha sido impercetível ao público em geral a história do Famalicão-FC Porto, já que foi escrita em persa pelo primeiro jogador do FC Porto a assinar um póquer na Liga no presente século. Mehdi Taremi marcou quatro, o Famalicão dois e o FC Porto - que havia garantido a 27.ª participação na Liga dos Campeões minutos antes fruto do empate do SC Braga frente ao Boavista - somou três pontos importantes no campeonato, que deixam os Dragões a apenas um ponto do Benfica, à condição.

A primeira parte do duelo foi uma autêntica montanha russa de emoções, em que os Dragões foram do céu ao inferno durante os 45 minutos inaugurais. Determinados a dar cedo uma machadada nas aspirações famalicenses, os portistas podiam ter marcado aos 90 segundos por Eustaquio, mas o médio não conseguiu desviar de Luiz Júnior depois do passe soberbo de Otávio e do não menos fantástico amortecimento de peito de Toni Martínez, duas das novidades que Sérgio Conceição lançou no onze inicial face ao jogo com o Casa Pia.

Otávio, em claro destaque, foi o protagonista ao terceiro minuto do encontro quando driblou por entre Ricielli e Ivo Rodrigues e foi derrubado pelo português dentro da área. Chamado a converter, Mehdi Taremi falhou a primeira tentativa do castigo máximo, mas devido à entrada de um atleta adversário na área, Fábio Veríssimo mandou repetir a marcação. Quatro minutos depois da primeira chance, o iraniano fuzilou a baliza minhota na segunda e adiantou o FC Porto no marcador. Insaciáveis por natureza, os campeões nacionais, guiados pela batuta do 25, chegaram rapidamente ao segundo. Otávio rasgou a defesa com um passe precioso que isolou Taremi. O 9 tirou o guardião oponente da frente e encostou. 2-0 aos nove minutos, não se poderia pedir melhor entrada na partida.

Sempre enquadrados na estratégia de atrair a pressão dos da casa para depois explorar rapidamente a profundidade, preferencialmente pelo lado de Galeno, os azuis e brancos viram Galeno, numa jogada “maradoniana”, tirar vários adversários da frente e a rematar contra o pé do último defesa (24m), a bombardear a baliza de Luiz Júnior, que, atento, sacudiu o esférico (30m), mas o golo que surgiu foi do Famalicão. Aos 33 minutos, Ivo Rodrigues cruzou junto ao vértice direito da área do FC Porto e Iván Jaime, ao segundo poste, cabeceou de forma certeira.

Diogo Costa ainda marcou presença frente a Pablo (37m), Toni Martínez serviu Grujic com engenho e o médio não conseguiu fazer a bola chegar ao fundo das redes do Famalicão (39m) e eis que surgiu o lance mais polémico da primeira parte: aos 41 minutos, após um lançamento lateral profundo à direita, Ricielli desviou ao primeiro poste e, ao segundo, Pepê e Otavio disputaram a posse da bola sem qualquer anomalia. Não foi isso que consideraram o árbitro Fábio Veríssimo e depois o VAR Vasco Santos, que entenderam que houve um toque do 11 com o pé na cabeça do adversário e, por isso, respetivamente, assinalaram e confirmaram a grande penalidade para os do Minho. Colombatto atirou ao meio da baliza e esgotaram-se os 45 minutos com dois golos para cada lado.

A história do segundo tempo escreveu-se em persa num livro de onze metros. Já depois de ter mandado seguir o jogo perante um contacto de Otavio na perna de Eustaquio dentro da área (51m), Fábio Veríssimo também não viu o desvio de Zaydou com a mão para evitar que o remate de Eustaquio visasse a baliza famalicense (61m), mas o VAR alertou-o para o sucedido e tudo terminou com o hat-trick de Mehdi Taremi, implacável da marca de grande penalidade. Também da mesma posição, após mais uma chamada do VAR a Fábio Veríssimo para ver um pisão de Zadydou em Evanilson, o iraniano (71m) não perdoou e completou o póquer na partida.

Com nova vantagem de dois golos no marcador (4-2), os Dragões não largaram o pedal e a bola até entrou pela quinta vez na baliza de Luiz Júnior, mas o golo de Galeno foi anulado porque Mehdi Taremi estava em posição irregular quando recebeu de Uribe para assistir o 13. Sem mais incidências até final, o FC Porto carimbou mais três pontos e reduziu a desvantagem para o Benfica para um ponto. Os lisboetas defrontam o Sporting neste domingo.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230520-pt-no-minho-o-poquer-joga-se-com-os-pes

Highlights | Resumo: Famalicão 2-4 FC Porto - (Liga 22/23 #33)


#fcporto    #ligaportugal    #medhitaremi    #póquer    #sérgioconceição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover