13/05/23

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 30 vs Sporting C.P. 29 - Jorge Nuno Pinto da Costa descreveu-os como campeoníssimos e eles foram heróis dignos da épica batalha que foi o clássico da 23.ª jornada do campeonato.


«FIBRA DE LÍDER NUM CLÁSSICO ELETRIZANTE 
13 DE MAIO DE 2023 20:07

FC Porto venceu o Sporting (30-29) na 23.ª jornada do Andebol 1.

Jorge Nuno Pinto da Costa descreveu-os como campeoníssimos e eles foram heróis dignos da épica batalha que foi o clássico da 23.ª jornada do campeonato. A equipa de andebol do FC Porto venceu o Sporting (30-29) e subiu à liderança do campeonato (66 pontos), numa altura em que faltam três jornadas para terminar a prova. Jack Thurin foi o melhor marcador dos portistas com sete golos marcados.

Um jogo rápido e mais jogado com o coração do que com a cabeça. Foi assim que Daymaro Salina previu o clássico e foi exatamente assim que se desenrolou. Na primeira parte reinou o equilíbrio entre os dois conjuntos e destacaram-se algumas individualidades. Se Frandsen começou bem o jogo com três intervenções nos cinco minutos inaugurais (2-2), Mitrevski não lhe ficou atrás quando entrou e foi protagonista nos dois principais momentos da primeira parte, sempre acompanhado de Fábio Magalhães: quando os tricampeões nacionais fizeram o 11-10 e chegaram, portanto, a uma vantagem que já não tinham desde o 3-2 e quando se distanciaram para dois golos (14-12), a dois minutos do final.

Num duelo em que os azuis e brancos privilegiaram as entradas a segundo pivô dos pontas ou a utilização de dois pivôs, sempre colocados em zonas mais laterais para criar vantagem numérica junto com o lateral e o ponta, o resultado ao intervalo  (16-15 para o Sporting) ficou definido por dois pormenores nos instantes finais da etapa inaugural: primeiro, com os Dragões em vantagem (15-14), Jack Thurin não conseguiu ligar o jogo com Rui Silva e os lisboetas aproveitaram para empatar; depois, Rui Silva, em boa posição para visar a baliza de Leonel Maciel, decidiu soltar o esférico, que foi intercetado pelos sportinguistas e terminou no fundo da baliza de Mitrevski. Ao cabo de 30 minutos, permanecia tudo em aberto no clássico.

A proximidade entre as duas equipas voltou a ser nota dominante no arranque do segundo tempo e o resultado espelhou exatamente isso, já que nenhuma conseguiu ter mais de dois golos de adiantamento no placar. Aos 19 minutos, Francisco Costa, sempre à procura do contacto adversário, baixou-se, Victor Iturriza não fugiu ao choque e foi sancionado com a terceira exclusão por dois minutos, tendo sido expulso mais pelo aparato do que por qualquer suposta ilegalidade do contacto.

Aos 20 minutos, o desfecho final começou a compor-se: com o FC Porto em inferioridade numérica, Sebastian Frandsen assumiu importância capital ao defender dois remates adversários (24-24). Os campeoníssimos passaram para a frente da partida aos 26 (27-26) – curiosamente, quando começaram a castigar insistentemente a desvantagem numérica deixada pelo Sporting no lado direito da defesa –, o gigante guarda-redes voltou a brilhar com uma defesa crucial a dois minutos e meio do fim e António Areia concretizou o que os imensos adeptos que encheram o Dragão Arena ansiavam: uma vantagem dilatada (29-27).

Com mais uma sanção de dois minutos tirada, desta feita a Leonel Fernandes, pela habilidade de Francisco Costa, os azuis e brancos terminaram um jogo com menos um elemento, mas com muita coragem. Rui Silva, protagonista de muitos momentos importantes no passado, agarrou na bola, driblou em direção à ponta direita e rematou cruzado para o fundo das redes lisboetas. O Sporting ainda reduziu, mas o triunfo sorriu aos tricampeões nacionais (30-29).

“Estou muito satisfeito e contente com este resultado, mas é preciso não esquecer que ainda faltam três jogos. Travámos uma luta muito difícil com muitos erros do nosso lado na primeira parte quando tivemos oportunidade para passar para a frente. Jogámos bom andebol e os pormenores fizeram a diferença. Temos os melhores adeptos do mundo, obrigado a todos pelo apoio, foi fantástico”, afirmou Magnus Andersson após o triunfo.

No próximo sábado, a partir das 15h00, há uma deslocação decisiva à Maia para defrontar o ADA Maia (Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 30-29

Andebol 1, 23.ª jornada

13 de maio de 2023

Dragão Arena

Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés, André Sousa, Victor Iturriza (3), Pedro Cruz (2), Nikolaj Læsø (2), Rui Silva (5), Daymaro Salina (2), Ignacio Plaza, Jack Thurin (7), Mamadou Diocou, Leonel Fernandes (3), Diogo Branquinho, António Areia (3) e Fábio Magalhães (3)

Treinador: Magnus Andersson 

SPORTING: Leonel Maciel e Andre Kristensen (g.r.); Edney Oliveira (3), Edmilson Araújo, Francisco Costa (8), Natán Díaz (1), Carlos Ruesga, Salvador (6), Espen Vag, Mamadou Cissokho, Francisco Tavares (4), Etienne Mocquais (1), Ronaldo Duquezne, Josep Ortiz (2) e Martim Costa (4)

Treinador: Ricardo Costa

Ao intervalo: 16-15» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230513-pt-fibra-de-lider-num-classico-eletrizante


#fcporto    #andebol    #sebastianfrandsen    #ruisilva    #antónioareia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover