16/05/23

F.C. do Porto Atletas Internacionais - O guardião Campeão Mundial, Europeu e Nacional de hóquei em patins vai continuar a defender a baliza do FC Porto, pelo menos, até 2026.


«XAVIER MALIÁN RENOVA ATÉ 2026 
16 DE MAIO DE 2023 15:00

Guarda-redes de hóquei em patins é Campeão do Mundo, da Europa e de Portugal pelo FC Porto.

O guardião Campeão Mundial, Europeu e Nacional de hóquei em patins vai continuar a defender a baliza do FC Porto, pelo menos, até 2026. Aos 33 anos, Xavier Malián prolongou o vínculo aos Dragões por mais três depois de festejar todos os títulos possíveis de azul e branco.

Natural de Barcelona, o catalão começou a carreira no Voltregà e ainda passou pelo Cerceda antes de se estabelecer como dono das redes do Liceo da Corunha durante praticamente uma década. Enquanto jogou no país natal sagrou-se Campeão Europeu e Mundial pela seleção espanhola, venceu um Campeonato, duas Supertaças, uma Taça Continental, duas Ligas dos Campeões e uma Taça Intercontinental.

Desde que chegou à Invicta, nos primórdios da temporada 2019/20, conquistou outra Taça Intercontinental e outra Liga dos Campeões, títulos internacionais a que se juntam um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal, uma Supertaça António Livramento e uma Elite Cup. A protagonizar uma excelente campanha a nível individual, Mali estende a ligação ao emblema portista em vésperas do encontro decisivo para a passagem às “meias” do play-off, diante da Oliveirense no Dragão Arena (quarta-feira, 20h00).

O peso da camisola

“É um momento muito feliz, estou muito grato ao clube e, sobretudo, ao Eurico (Pinto) por confiar em mim para os próximos anos. Prometo dar tudo pelo FC Porto, sinto-me muito contente quando represento este símbolo que tanto representa. Só tenho palavras de agradecimento para o clube, estrutura técnica e diretiva.”

Finalmente no topo da Europa

“Era um objetivo que tinha quando cheguei cá. Ainda me lembro da primeira entrevista que fiz aqui, em que disse que o meu sonho era ganhar a Liga dos Campeões com o FC Porto. Esse sonho concretizou-se e estou muito feliz pela recompensa por todo o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos. Temos que valorizar tudo o que conseguimos, porque há muitos anos que não ganhávamos um título tão importante e ainda por cima a superar rivais daquele nível.”

Os melhores momentos

“Esta conquista era um objetivo muito marcado, se calhar o mais importante a nível de clubes. Mas também tenho muito presente na minha memória o momento em que ganhámos o campeonato no Dragão Arena contra o Benfica, num quinto jogo com o pavilhão cheio de portistas. Foi um momento muito bonito.”

As melhores defesas

“É difícil dizer, mas se tiver que escolher uma talvez seja o livre direto que defendi contra o Benfica no Jogo 5. Nesse dia pude ajudar a equipa a atingir objetivos, mas guardo todos os momentos bons que vivemos dentro do balneário com as gentes que trabalham cá. Vir ao Dragão todos os dias é um desafio, um privilégio e algo que me faz continuar a melhorar. A vontade de seguir neste clube é grande.”

Metas individuais e coletivas

“O objetivo é continuar a melhorar. Cada treino e cada jogo são oportunidades para melhorar e está claro que defender este símbolo implica ganhar todos os jogos. O objetivo é ganhar todas as competições e disfrutar desse caminho longo. Os títulos são a parte mais importante do percurso, mas também importa que estejamos todos felizes para ficarmos mais perto das vitórias e das conquistas.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230516-pt-xavier-malian-renova-ate-2026


#fcporto    #hóqueipatins    #xaviermálian    #atletasinternacionais    #renovação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover