O FC Porto venceu o Murches (6-0) no último jogo de um ano repleto de alegrias.
O ano de 2022, marcado pelas conquistas da Elite Cup, do campeonato nacional e da Taça de Portugal, foi encerrado como só o poderia ser: com um triunfo claro do FC Porto no campeonato. Frente ao Murches, último classificado, os Dragões venceram por 6-0 com golos de Reinaldo García (2), Carlo Di Benedetto (2), Gonçalo Alves e de Rafa. Os azuis e brancos são, neste momento, segundos classificados do campeonato com 25 pontos, menos dois que o Sporting.
Como mandam as regras, foi o capitão a dar o mote para a vitória. Ao oitavo minuto de jogo, o recém-renovado Gonçalo Alves penetrou na defensiva de Cascais e assistiu Reinaldo García, que só teve de desviar de Rodrigo Vieira e festejar. Até ao intervalo, as oportunidades foram muitas, mas só Carlo Di Benedetto conseguiu faturar: Gonçalo Alves iniciou novamente a jogada, deu para Xavier Barroso e o espanhol cruzou para o desvio certeiro do gigante francês (22m).
No regresso dos balneários, Reinaldo García voltou a liderar pelo exemplo e, numa jogada individual com menos de dois minutos jogados na segunda metade, atirou forte para o bis no encontro (3-0). À meia-hora de jogo, Rafa foi derrubado e Gonçalo Alves foi chamado a cobrar a grande penalidade. Como é sua competência habitual e todos os adeptos desejam que assim se mantenha até 2028, bateu o guarda-redes adversário e celebrou o primeiro golo da tarde e com o novo vínculo. O 77 teve ainda oportunidade para bisar de bola parada, mas a trave negou-lhe esse desejo (35m).
Houve ainda tempo para uma das caras novas da temporada brilhar: Diogo Barata, atrás da baliza, descobriu de forma genial Carlo Di Benedetto e o francês voltou a empurrar o esférico para regozijo do público presente no Dragão Arena (5-0). A 20 segundos do fim, Rafa colocou o nome na lista de marcadores e um ponto final no encontro com um remate potente que passou entre as pernas do guardião oponente (6-0).
“O importante era garantir os três pontos, acabar o ano com uma vitória e seguir na luta para recuperar o primeiro lugar. Não fizemos a nossa melhor exibição, mas estamos numa fase em que precisamos desta paragem para trabalharmos forte voltarmos para a fase decisiva. Fomos irregulares, a época começou a correr bem, mas sofremos um pouco com o Mundial e vamos agora recuperar o nosso nível.”, afirmou Ricardo Ares após o duelo.
Já em 2023, a 7 de janeiro, os campeões nacionais deslocam-se até ao reduto do Parede (21h00) na 11.ª ronda do campeonato.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-MURCHES, 6-0
Campeonato Nacional, 10.ª jornada
17 de dezembro de 2022
Dragão Arena
Árbitros: Pedro Miguel Sousa e Jorge Machado
FC PORTO: Xavier Malián (g.r), Telmo Pinto, Reinaldo García (cap.), Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Xavier Barroso, Rafa, Diogo Barata e Roc Pujadas
Treinador: Ricardo Ares
MURCHES: Rodrigo Vieira (g.r), José Miranda, António Estrela, Bernardo Sousa e Paolo Dias
Suplentes: João Tigeleiro (g.r), Filipe Bernardino, Miguel Feio, João Maló (cap.) e Diogo David
Treinador: Hugo Lourenço
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Reinaldo García (8m e 26m), Carlo Di Benedetto (22m e 40m), Gonçalo Alves (30m) e Rafa (49m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20221217-pt-2022-so-poderia-terminar-assim
Sem comentários:
Enviar um comentário