02/10/15

Ambiente e Ecologia - Uma aldeia da comuna de Timaukel, situada no despovoado coração da Patagónia chilena, procura 145 famílias dispostas a criar uma nova comunidade num dos últimos cantos virgens do planeta.



«CHILE: ALDEIA DA REMOTA PATAGÓNIA PROCURA 145 FAMÍLIAS PARA “PARAÍSO NA TERRA”

Um novo paraíso na Terra?

Uma aldeia da comuna de Timaukel, situada no despovoado coração da Patagónia chilena, procura 145 famílias dispostas a criar uma nova comunidade num dos últimos cantos virgens do planeta.

Segundo a agência Efe, a aldeia está preparada para acolher um total de 700 pessoas nos próximos dois anos – hoje, apenas 25 pessoas a habitam. “Só no último fim-de-semana registámos 1.600 pedidos de informação por e-mail. Não pensávamos que teria tanto interesse”, revelou à Efe o presidente da câmara Alfonso Simunovic.

A nova cidade fica a cerca de 2.700 quilómetros de Santiago, no sector de Pampa Guanaco, a cerca de 150 quilómetros de Porvenir, a capital da província da Terra do Fogo, e a 450 quilómetros de Punta Arenas, cruzando o Estreito de Magalhães.

O local já tem uma pequena escola, polícia, um aeroporto, muitos guanacos e centenas de ovelhas. A estrada é de terra mas está em bom estado e estará preparada para acolher cerca de 700 habitantes, que terão terrenos de 450 m2 para construir suas casas.

Os interessados terão que apresentar projectos de turismo, comércio e serviços que possam garantir um futuro “sustentável para a cidade”. “Pampa Guanaco está situado num ponto estratégico para ter acesso aos lagos Blanco, Deseado, Despreciado e chegar a Caleta María e ao Lago Fagnano, a partir de onde se construirá a via terrestre que se comunicará com Puerto Williams, a cidade mais ao sul do planeta”, explicou Simunovic.

As 145 novas construções serão de madeira e o projecto deverá ter coerência e harmonia com o estilo da cidade. Segundo Simunovic, os moradores da Terra do Fogo terão preferência para obter as licenças, que serão também oferecidas a famílias de outras regiões do Chile e até a estrangeiras, caso não haja fueguinos, como são chamados os habitantes desta região, suficientes.

Com esta iniciativa, Timaukel quer revitalizar uma região que tem uma das menores taxas de crescimento populacional de todo o país.» in http://greensavers.sapo.pt/2015/10/02/chile-aldeia-da-remota-patagonia-procura-145-familias-para-paraiso-na-terra/


(TIMAUKEL tierra del Dios soberano)


(Municipio de Timaukel regala parcelas para empezar de cero)


(Magallanes: Comuna de Timaukel regalará 145 sitios)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover