04/10/15

Vila de Baião - Um imóvel com interesse “simbólico e religioso”, mas também com “valor estético, técnico e material intrínseco”: é desta forma que a Igreja de S. Miguel (Paróquia de Tresouras), é mencionada na portaria que decreta a sua classificação como Monumento de O documento, assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, define também uma zona especial de proteção do monumento e caracteriza-o do ponto de vista artístico e histórico.



«Baião: Igreja de S.Miguel de Tresouras classificada como monumento de interesse público
03/10/2015, 19:00

Um imóvel com interesse “simbólico e religioso”, mas também com “valor estético, técnico e material intrínseco”: é desta forma que a Igreja de S. Miguel (Paróquia de Tresouras), é mencionada na portaria que decreta a sua classificação como Monumento de O documento, assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, define também uma zona especial de proteção do monumento e caracteriza-o do ponto de vista artístico e histórico.

“O edifício atual resultará da reconstrução, possivelmente na primeira metade de Quinhentos, de um templo mais antigo, uma vez que a sua primeira referência documental data de meados do século XII À campanha de obras quinhentista, da qual resultou um templo de anacrónica feição românica, sucedeu uma reforma setecentista e outra oitocentista, de maior impacto, implicando a ampliação da capela–mor”, refere a portaria.

Do ponto de vista arquitetónico, a Igreja é descrita como tendo uma estrutura com “grande sobriedade”, dispondo de uma fachada principal rasgada por portal de volta perfeita encimado por pequeno óculo redondo sob empena triangular.

O interior do edifício é caracterizado pela “riqueza do recheio”. “Do conjunto sobressai o interessante e original retábulo do altar-mor, em talha dourada barroca, bem como o púlpito, o arco triunfal e os altares colaterais, ainda em talha, e o teto da nave, constituído por caixotões com molduras em talha enquadrando representações hagiográficas de evidente qualidade artística”, lê-se no documento.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/18/noticia/11280?utm_source=sendinblue&utm_campaign=NEWSLETTER_A_VERDADE&utm_medium=email

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover