07/08/14

Espaço - A sonda 'Rosetta', da Agência Espacial Europeia (AEE), alcançou esta quarta-feira o cometa 67/P, batizado com o nome dos astrónomos ucranianos Churyumov e Gerasimenko, um acontecimento inédito que poderá ajudar a desvendar a origem do sistema solar.

A sonda 'Rosetta' foi lançada a 2 de março de 2004 para chegar ao cometa o cometa 67/P Churyumov e Gerasimenko

«Primeiro encontro de sonda espacial com cometa

Sonda espacial europeia 'Rosetta' chegou ao cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko. Missão deverá estar concluída até dezembro de 2015.

A sonda 'Rosetta', da Agência Espacial Europeia (AEE), alcançou esta quarta-feira o cometa 67/P, batizado com o nome dos astrónomos ucranianos Churyumov e Gerasimenko, um acontecimento inédito que poderá ajudar a desvendar a origem do sistema solar.

"Dez anos, cinco meses e quatro dias depois a viajar até ao nosso destino, girando em torno do sol cinco vezes e totalizando 6400 milhões de quilómetros, estamos muito satisfeitos por anunciar que finamente estamos lá", declarou Jean-Jacques Dordain, director-geral da ESA, em comunicado.

"O feito de hoje é o resultado de um enorme esforço internacional de várias décadas ", disse por sua vez Alvaro Giménez, Director de Ciência e Exploração Robótica da ESA.

Lançada a 2 de março de 2004, a sonda Roseta teve que orbitar Marte uma vez e a Terra por quatro vezes. O objetivo era chegar ao cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, situado nesta altura a cerca de  405 milhões de quilómetros da Terra, com vista a abrir um novo capítulo na história de exploração do sistema solar.

"Chegar ao cometa é realmente apenas o começo de uma aventura maior, com maiores desafios pela frente, como aprender a operar neste ambiente inexplorado, começar a orbitar e, eventualmente, aterrar ", afirmou Sylvain Lodiot, gerente de operações da missão.

A ESA prevê que a 11 novembro se inicie o fim da missão da 'Rosetta' com o lançamento de uma pequena sonda denominada 'Philae' em direção ao cometa para poder estudá-lo. Em meados de outubro a data será confirmada, no entanto, a missão só deverá estar concluída até dezembro de 2015.» in http://expresso.sapo.pt/primeiro-encontro-de-sonda-espacial-com-cometa=f885089#ixzz39hZQdNFL


(Rosetta encontra-se hoje com o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover