«Como tudo aconteceu (Porque se chama Festa das Vitórias)
“Foi em 2 de Abril de 1834 entre as tropas do brigadeiro José Cardoso, com gente que trouxe de Oliveira de Azeméis, reunindo-se-lhes outros contingentes que estavam em Baltar e o resto da força desbaratada há pouco em Santo Tirso e os liberais, que partiram de Guimarães, comandados pelo Barão do Pico do Celeiro. O General esperou estes no Ladário da Lixa, de onde a vista se dilata até aos montes da Penha e Paçô, que ficam a sul da cidade.”
Após a batalha, o culto a Senhora da Vitória
A batalha travada na Lixa fez naturalmente muitos mortos. Parte deles foram sepultados na Igreja de Borba de Godim — os de D. Miguel dentro da Igreja, os de D. Pedro cá fora. É que as preferências do clero, assim como as de muitos habitantes na Lixa, elementos da Nobreza ou do Povo, iam para o senhor D. Miguel — que receberam uma autêntica humilhação... Os liberais da Lixa (que eram poucos), a partir daí começaram a chamar a uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, venerada numa Capelinha que existiu ao lado da atual da Senhora das Vitórias. Promovem, atualmente, à Senhora das Vitórias festas que se conhecem em cada Setembro.
Anteriormente à realização de tais festas já se efetuava na Lixa, na primeira segunda-feira do nono mês do ano, a Feira das Uvas.» in http://www.vilacovadalixa.pt/cidade/index.php?page=lixa-e-seu-passado
Sem comentários:
Enviar um comentário