28/08/14

Vespa Asiática - Os bombeiros de Lordelo, Paredes, localidade a cerca de 10 minutos do Porto, destruíram nas últimas semanas sete ninhos de vespa asiática, um dos quais com um metro de comprimento.

Destruídos ninhos de vespa asiática a 10 minutos do Porto

«Destruídos ninhos de vespa asiática a 10 minutos do Porto

Os bombeiros de Lordelo, Paredes, localidade a cerca de 10 minutos do Porto, destruíram nas últimas semanas sete ninhos de vespa asiática, um dos quais com um metro de comprimento.

Segundo Pedro Alves, comandante dos bombeiros de Lordelo, o caso mais complicado aconteceu na localidade de Parteira, a cerca de seis quilómetros do centro de Lordelo.

Os bombeiros foram alertados para a existência de vespas asiáticas e, à chegada, depararam-se com um ninho com mais de um metro de comprimento e 80 centímetros de largura.

"Nesse caso, tivemos de pedir permissão ao proprietário do terreno para derrubar a árvore", contou Pedro Alves.

Contudo, acrescentou, nessa operação "o ninho partiu-se a meio e algumas vespas fugiriam e começaram a fazer ninhos em habitações das redondezas".

No mesmo dia, a corporação destruiu mais três ninhos. "Conforme somos alertados, procedemos à destruição dos ninhos, mas algumas vespas conseguem fugir e começam a fazer ninho noutros locais", alertou.

De acordo com Pedro Alves, a "situação não está sanada".

Na região do Tâmega e Sousa, outros concelhos têm sido afetados pela vespa asiática.

Em Amarante e Celorico de Basto, vários ninhos já foram destruídos pela proteção civil.

No concelho do Marco de Canaveses, os bombeiros relataram à Lusa uma situação, na freguesia de Constance.

Também em Paredes, os Bombeiros de Baltar foram também acionados para destruir um ninho de vespas asiáticas.

Na quarta-feira, em Penafiel, o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza avançou à Lusa que, em setembro, serão anunciadas ações concretas para monitorizar e controlar a vespa asiática em Portugal. "Esperamos apresentar as atividades que vão ter lugar no território", explicou Miguel de Castro Neto, acrescentando que o Governo "está a acompanhar a situação", num trabalho que envolve várias secretarias de Estado.

O secretário de secretário de Estado admitiu a necessidade de "dar informação, segurança e proteger pessoas e bens". Defender a atividade económica associada, que é a apicultura, é outro objetivo do plano, assinalou.» in http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=4097530&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover