18/05/14

Amarante Religião - No âmbito das obras de restauro e recuperação do pórtico lateral, da Varandas dos Reis do Convento de São Gonçalo, a figura vulgarmente conhecida por “Senhora da Ponte”, vai ser alvo de uma ação de restauro, e por isso, foi temporariamente removida do local.



«“Senhora da Ponte” temporariamente removida para ser restaurada

AMARANTE – No âmbito das obras de restauro e recuperação do pórtico lateral, da Varandas dos Reis do Convento de São Gonçalo, a figura vulgarmente conhecida por “Senhora da Ponte”, vai ser alvo de uma ação de restauro, e por isso, foi temporariamente removida do local.

Esta obra é comparticipada pelo Município de Amarante e está a cargo da Direção Regional da Cultura do Norte, tendo como principais ações: a limpeza da cantaria e dos elementos decorativos, a fixação de algumas peças ornamentais, o preenchimento das juntas e rebocos, a substituição de alguns elementos irremediavelmente danificados ou desaparecidos, a substituição da beirada e respetivo sistema de drenagem de águas pluviais da cobertura da Varanda dos Reis e a colocação de um sistema – por choque elétrico de baixa voltagem – anti-pombo.

A figura “Senhora da Ponte” é, na sua designação correta, um cruzeiro biface, um dos raros exemplares existentes no país, por sinal, completo e ricamente esculpido. Este cruzeiro retrata a Senhora da Piedade e Cristo Crucificado, outrora e até momento anterior ao seu desmoronamento, colocado a meio da ponte medieval que delimitava os Concelhos de Gouveia de Riba Tâmega da Vila de Amarante. Essa ponte medieval, ruída a 10 de Fevereiro de 1763 durante uma forte intempérie possuía, no seu lado esquerdo uma torre fortificada que atestava o valor e a importância da passagem.

Trata-se de um cruzeiro medieval, datado do século XIV, de tipologia extremamente rara, de influência Galaico-Portuguesa, uma das poucas reminiscências medievais que a cidade encerra, com um elevado valor histórico – pela decoração e raridade – que acabou, após os desmoronamento da ponte, incrustado no local onde se encontrava – numa janela da Igreja de São Gonçalo e para o qual nunca foi destinado ou concebido, mas, certamente, lá colocado pela proximidade ao local onde originalmente esteve.» in http://local.pt/portugal/norte/senhora-da-ponte-temporariamente-removida-para-ser-restaurada/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover