08/05/14



«Mais de quatrocentos e cinquenta atletas participaram no Ultra Trail do Marão 2014

AMARANTE – A cidade de Amarante acolheu, de 1 a 4 de maio, a primeira edição do Ultra Trail do Marão, uma prova de trail running, organizada pela Associação Viver Canadelo e Serra do Marão, que percorreu o território de seis concelhos (Amarante, Baião, Peso da Régua, Vila Real, Sta. Marta de Penaguião, Mondim de Basto e Marco de Canaveses) e teve a participação de quatrocentos e setenta e cinco atletas.

A prova esteve dividida pelas seguintes etapas: Ultra Trail (121kms) que contou com a participação de 75 atletas (com apenas 17 a concluí-la); Maratona (42kms) em que participaram 117, tendo terminado 99; e Meia Maratona (21kms) em que a participação foi de 282 desportistas, com 278 a terminarem.

O evento contou com a presença de atletas de cinco nacionalidades diferentes, entre os quais um dos mais reconhecidos de longa distância – Òscar Pérez López.

Na entrega de prémios, que teve lugar a 4 de maio, José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, começou por cumprimentar os atletas e dar os parabéns pelo facto de terem conseguido ultrapassar a barreira dos 121 quilómetros de forma superior, afirmando que isso só foi possível porque “contou com uma organização de qualidade, que prestou um belíssimo serviço não só a Amarante mas a toda a região”.

E continuou: “Quero cumprimentar, pessoalmente e em nome do Município, a Associação Viver Canadelo e Serra do Marão pelo facto de ter organizado de forma exemplar esta prova, a primeira de muitas que eu julgo que irão ocorrer a partir de hoje. Amarante, e não só Amarante mas também os concelhos vizinhos, irão passar a contar todos os anos com este evento, que se afirmará como uma marca, a nível nacional e internacional”.

Bruno Silva, Diretor da prova Ultra Trail do Marão, congratulou-se pela presença de tantos atletas e afirmou que “esperamos a seu tempo tornar esta uma grande prova e acima de tudo esperamos que vocês saiam daqui muito felizes”, disse, dirigindo-se aos participantes.

Nas palavras de Joana Mesquita, uma das organizadoras da prova, o balanço do Ultra Trail do Marão é positivo: “fazemos um balanço positivo do evento na sua globalidade. O feedback recebido é de uma prova extremamente exigente tecnicamente e só comparável a grandes provas internacionais, o que atraiu e apaixonou atletas como o Òscar Pérez Lopez e Paige Morrow, atleta irlandesa que embora não tenha completado a prova Ultra Trail nos transmitiu que a dureza técnica da prova é um fator de diferenciação positivo. Naturalmente que o ano zero de um evento tão exigente logisticamente apresentou muitos desafios à organização, os quais servem de grande aprendizagem para futuras edições. Humildemente assumimos as possíveis falhas e prometemos servirmo-nos delas para melhorar a cada ano”.

Questionada sobre as expectativas para o próximo ano, Joana Mesquita, afirmou que “as expectativas são de uma prova mais experiente e de mais atletas de mais nacionalidades. Melhorar a cada ano é o nosso objetivo – aprender com os pontos menos positivos e manter os positivos”.

Os vencedores do Ultra Trail do Marão foram: na prova Ultra Trail, Óscar Pérez Lopes, no setor masculino e Ana Duarte no feminino. Na maratona, Diogo Fernandes e Raquel Campos foram os vencedores. Nos 21 km, Margarida Madeira venceu, tal como Daniel Ferreira.

Nesta primeira edição, a prova teve o selo “Qualifying Race” do Ultra-Trail du Mont-Blanc® para a prova de 121kms, qualificando os atletas com quatro pontos dos oito necessários para participação no Monte Branco.

A par do evento desportivo, o Ultra Trail do Marão contou com uma parte lúdica e cultural, com arraiais montados no Parque do Ribeirinho. Para brindar os visitantes o ambiente foi aquecido com alguns concertos, aulas e atividades desportivas ao ar livre, um espaço especial para os mais pequenos e uma feira de artesanato e produtos regionais.

Como principais apoios, a organização contou com os vários Municípios, em especial os três palcos de partida das três provas – Amarante, Baião e Peso da Régua.» in http://local.pt/portugal/norte/mais-de-quatrocentos-e-cinquenta-atletas-participaram-no-ultra-trail-do-marao-2014/


(Ultra Trail Do Marão 2014)


(Partida de Amarante do 1º. ULTRA TRAIL do MARÃO-2014)

(Presidente JOSÉ LUIS GASPAR no Encerramento do 1º. ULTRA TRAIL do MARÃO-2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover