31/05/14

Amarante Câmara Municipal de Amarante - A Câmara de Amarante reforçou as verbas atribuídas às juntas de freguesia do concelho para corrigir “desigualdades”, disse ao Tâmegasousa.pt José Luís Gaspar, presidente da autarquia amarantina.



«Câmara de Amarante reforça verbas às juntas para corrigir “desigualdades”
Publicado em Maio 30, 2014 por Sandra Teixeira em Autarquias, Destaque.

Câmara de Amarante reforça verbas às juntas para corrigir “desigualdades”.

Por ano a autarquia amarantina disponibiliza mais de um milhão de euros, distribuídos pelas 26 freguesias que compõem o concelho. Nos quatro anos de mandato vão ser atribuídos 4,5 milhões de euros

A Câmara de Amarante reforçou as verbas atribuídas às juntas de freguesia do concelho para corrigir “desigualdades”, disse ao Tâmegasousa.pt José Luís Gaspar, presidente da autarquia amarantina.

“Houve um reforço de verbas, porque tentámos corrigir, segundo a indicação de alguns presidentes de junta, algumas desigualdades”, explicou o edil, acrescentando: “entendemos, com base nos quilómetros dos caminhos municipais, encontrar um valor indicativo por quilómetro para a limpeza”.

As verbas destinam-se à manutenção, limpeza das estradas, pequenas reparações nas escolas e gestão das feiras e mercados.

Por ano a autarquia amarantina disponibiliza mais de um milhão de euros, distribuídos pelas 26 freguesias que compõem o concelho. Nos quatro anos de mandato vão ser atribuídos 4,5 milhões de euros.

A Câmara de Amarante pretende iniciar um trabalho de monitorização dos quilómetros que vão estar sujeitos a limpeza, por forma a ajustar ainda mais os valores atribuídos.

“Tem de haver equidade no tratamento e, portanto, acho que é de elementar justiça monitorizar esse trabalho”, vincou o autarca amarantino.

A par da monitorização, a autarquia vai disponibilizar equipas de limpeza dos serviços do município que vão estar ao dispor das freguesias e uma equipa técnica para ajudar no planeamento e dúvidas das juntas.

“O que combinei com as juntas, e o que iremos a fazer a partir de agora, é começar a fazer um planeamento das obras mais emblemáticas para o seu mandato, para que o presidente da junta faça uma melhor gestão financeira daquilo que pretende”, referiu José Luís Gaspar.

Para dar ainda mais apoio às juntas e aos seus presidentes, a Câmara de Amarante tem prevista a criação de um gabinete de apoio, que será constituído por um engenheiro responsável pela programação de pequenas reparações, uma pessoa ligada à área da manutenção e limpezas e um arquiteto.

“A partir do momento que as águas de Amarante sejam concessionadas às Águas do Noroeste vamos ficar com 58 pessoas disponíveis. Algumas poderão integrar aquela empresa, mas outras vão permanecer ao serviço da câmara e nessa altura teremos capacidade de alocar algumas dessas pessoas em diferentes áreas e uma delas será no apoio às juntas de freguesia”, salientou o edil.

José Luís Gaspar pretende que a Câmara de Amarante seja parceira das juntas de freguesia e, por isso, tem também um projeto de proximidade de serviços para as populações.

“Estamos a trabalhar numa plataforma, um balcão único, e também queremos disponibilizar para as juntas de freguesia a possibilidade de haver atendimento nas juntas, ou seja, descentralizar os serviços”, avançou o autarca.

“É um projeto que pretendemos que esteja a funcionar na câmara até final do ano e nas juntas no início de 2015”, sublinhou José Luís Gaspar.» in http://www.tamegasousa.pt/camara-de-amarante-reforca-verbas-juntas-para-corrigir-desigualdades-caudio/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover