21/05/14

Amarante Empreendedorismo – Durante dez semanas, uma equipa de quatro jovens vai trabalhar intensivamente para descobrir necessidades não realizadas ou “escondidas” para os habitantes de Amarante e criar soluções para essas carências, estes jovens fazem parte do projeto Amarra-te a Amarante (AaA Lab), um dos primeiros laboratórios de inovação urbana, que a Câmara Municipal de Amarante lançou.



«Município está a promover Laboratório de Inovação Urbana para criar uma cidade mais inovadora

AMARANTE – Durante dez semanas, uma equipa de quatro jovens vai trabalhar intensivamente para descobrir necessidades não realizadas ou “escondidas” para os habitantes de Amarante e criar soluções para essas carências. Estes jovens fazem parte do projeto Amarra-te a Amarante (AaA Lab), um dos primeiros laboratórios de inovação urbana, que a Câmara Municipal de Amarante lançou.

A missão do AaA Lab é repensar, de forma realista, inovadora e em escala a experiência urbana dos habitantes de Amarante de modo a permitir que as pessoas vivam uma vida melhor na cidade.

Os objetivos desta iniciativa passam por inspirar as pessoas em Amarante a envolverem-se no meio urbano, nas dinâmicas e processos da própria cidade, bem como serem parte ativa e integrante do desenvolvimento da sociedade Amarantina.

Outra finalidade é melhorar a qualidade de vida e dos serviços de Amarante, formar os funcionários Municipais para uma maior ajuda aos utilizadores da cidade e atrair atenção positiva por parte dos media, para ser exemplo de inspiração de criação de ideias e ações inovadoras e criativas para as cidades portuguesas.

As principais tarefas são: contribuir para o planeamento do projeto e avaliação; levar a cabo pesquisas no terreno e reportar descobertas; sugerir ideias e soluções para os diferentes formatos de brainstorming; conduzir testes reais e avaliação das soluções e trabalhar na transformação de ideias em experiências concretas que despertem a participação dos Amarantinos na criação das ferramentas necessárias para a equipa.

A iniciativa decorre até 26 de julho e ao longo das dez semanas os participantes vão levar a cabo pesquisas no terreno, apresentações e tertúlias. A primeira tertúlia vai ter lugar no dia 21 de maio, pelas 21:00, na Porta 43, na Rua Teixeira de Vasconcelos (antiga rua da cadeia). As tertúlias realizar-se-ão todas as quartas-feiras, alternando o local entre a Porta 43 e o Café Bar, no Largo de São Gonçalo.

No decorrer do projeto vão ter lugar duas apresentações, durante as quais serão divulgados os resultados obtidos pelo Laboratório. As datas das apresentações são a 13 de junho e 24 de julho, no Centro Cultural de Amarante, com início às 18:30.

Para uma maior interação com a população, o Laboratório lançou a página do facebook, que pode ser consultada no seguinte endereço: https://www.facebook.com/amarrateaamarantelab

A equipa desafia todos os Amarantinos a envolverem-se com este projeto, de forma a participarem no desenvolvimento da cidade.

Richard Hylerstedt
Richard Hylerstedt é um designer sueco multidisciplinar que desenvolve trabalho em Berlim. É Licenciado pela HPI School of Desgin Thinking de Potsdam. Foi consultor de projetos de design thinking e inovação para a Deutsche Telekom, SAP, Sandbox Network e TFF Challenge. É coordenador e mentor do AaA Lab em Amarante.

Ana Rita Silva
Natural de Alijó e Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Ana Rita pós-graduou-se em Psicomotricidade Relacional na Universidade de Évora. É umas das fundadoras da associação Atividade Física e Saúde que promove a atividade física em jardins de infância em Vila Real. Trabalhou na APPACDM de Sabrosa como psicomotricista durante nove meses e fez um estágio internacional em Itália no Centro de Reabilitação Casa de la Carità, na região da Calábria.

Luís Mendes
Natural de Marco de Canaveses, Luís Mendes é Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia pela Universidade do Porto. É um dos fundadores da iniciativa cultural da cidade Invicta, o Esporádico, e assessor de comunicação do projeto de empreendedorismo social Reabilitação Total. Fez estágio curricular no JornalismoPortoNet (JPN) e no Porto Canal. Luís teve ainda oportunidade de participar na Missão País 2014 em São João da Pesqueira, onde desenvolveu trabalho de voluntariado no lar de idosos de Ervedosa do Douro.

Teresa Oliveira
Teresa Oliveira nasceu em Fermil de Basto em 1987. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde se especializou em Relações Públicas e Publicidade. Foi jornalista durante um ano na Rádio Região de Basto (RRB) e trabalhou no Departamento de Comunicação na Royal Students em Barcelona (Espanha). Teresa fez serviço de voluntariado europeu com crianças na Polónia.» in http://local.pt/portugal/norte/municipio-esta-a-promover-laboratorio-de-inovacao-urbana-para-criar-uma-cidade-mais-inovadora/

Sem comentários:

Enviar um comentário