31/05/14

F.C. do Porto Hóquei Patins: Valongo 5 vs F.C. do Porto Fidelidade 3 - O FC Porto Fidelidade perdeu este sábado no rinque do Valongo, deixando assim fugir a hipótese de se sagrar campeão nacional, na 30.ª e última jornada.



«TÍTULO NACIONAL FICOU EM VALONGO
31-05-2014

​O FC Porto Fidelidade perdeu este sábado no rinque do Valongo, por 5-3, deixando assim fugir a hipótese de se sagrar campeão nacional, na 30.ª e última jornada. Bastava um empate para assegurar o título, mas, com este triunfo, foi a equipa da casa a sagrar-se campeã pela primeira vez, enquanto os azuis e brancos terminaram no terceiro posto, ainda atrás do Benfica

​Num pavilhão a rebentar pelas costuras e com um calor intenso, disputou-se um jogo espectacular, cheio de reviravoltas no marcador. O FC Porto chegou a estar na frente na primeira parte e Caio (autor de um “hat-trick”) estabeleceu o empate a três a 15 minutos do fim, mas esse resultado – que interessava aos Dragões – foi desfeito nos últimos sete minutos.

O FC Porto entrou melhor, obrigando o guarda-redes Ângelo Girão a duas intervenções apertadas, a remates de Reinaldo Ventura e Pedro Moreira. No entanto, o defesa-médio viu o cartão azul aos cinco minutos, dando ao Valongo um livre directo em que Rafa não conseguiu ultrapassar Edo Bosch. Porém, os locais aproveitaram a situação de “power play” para inaugurar o marcador, numa recarga de Nuno Araújo, aos seis minutos.

Os Dragões não se deixaram afectar e mantiveram o plano de jogo, apostando mais no contra-ataque do que é habitual, já que o Valongo assumia muitas vezes a iniciativa. Eram os portistas que rematavam com mais perigo e Ângelo Girão foi evitando o empate, até aos 16 minutos, quando Caio rematou de meia distância para o 1-1. A reviravolta ficou completa três minutos depois, quando o mesmo jogador converteu uma grande penalidade cometida por Nuno Rodrigues.

Era o FC Porto quem criava mais perigo nos últimos minutos da primeira parte, mas o valonguense Rafa, de meia distância, restabeleceu o empate (2-2). Após o intervalo, os portistas voltaram a ser dominadores (Reinaldo Ventura chegou a acertar na trave), mas repetiu-se a história: Rafa marcou aos 34 minutos e o Valongo voltava a estar em vantagem no campeonato. O 3-2 durou apenas dois minutos, pois Caio aproveitou uma bola perdida à entrada da área de grande penalidade para completar o “hat-trick” e fazer o 3-3.

Adivinhavam-se 15 minutos finais intensos e o golo era possível em ambas as áreas. O FC Porto apenas precisava de manter a baliza inviolada, mas acabou por ser o Valongo a fazer o 4-3, por Telmo Pinto, num lance estranhíssimo, em que a bola sobe muito na grande área portista, aos 43 minutos. No mesmo minuto, Nuno Rodrigues viu o cartão azul, mas André Girão defendeu o remate de Hélder Nunes, que fez ainda falta para novo azul. Do outro lado, Telmo Pinto também não foi capaz de desfeitear Edo Bosch. A décima falta portista estava próxima e adivinhava-se novo lance de bola parada, que chegou a cinco minutos do fim, só que Reinaldo não foi capaz de bater Ângelo Girão.

Com 4-3 no marcador, o FC Porto arriscou tudo, e Barreiros e Caio estiveram próximo de novo empate. Já nos dois últimos minutos, Edo Bosch não permitiu o Nuno Rodrigues o 5-3, num livre directo, mas Caio viu o cartão azul a pouco mais de 30 segundos do fim, dificultando o último fôlego. Já sem guarda-redes na baliza para tentar o empate, Rafa roubou a bola ao último defesa azul e branco e disparou para a baliza deserta, decidindo o jogo e o campeonato.

Os azuis e brancos pagaram alguma irregularidade que acusaram ao longo da prova, pois se tivessem trazido pontos dos terrenos de adversários frágeis como Cambra e Sporting chegariam a Valongo já com o título no bolso. No próximo fim-de-semana, o FC Porto terá nova hipótese de conquistar um título, com a disputa da Taça de Portugal, em Turquel.

FICHA DE JOGO

Valongo-FC Porto Fidelidade, 5-3
Campeonato nacional, 30.ª jornada
31 de Maio de 2014
Pavilhão Gimnodesportivo de Valongo
Árbitros: Miguel Guilherme e Luís Peixoto (Lisboa)

VALONGO: Ângelo Girão (g.r.), Nuno Araújo, Telmo Pinto, Rafa e João SOuto
Jogaram ainda: Hugo Azevedo, Miguel Viterbo, Nuno Rodrigues e Henrique Magalhães
Treinador: Paulo Pereira

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros e Jorge Silva
Jogaram ainda: Hélder Nunes, Caio e Vítor Hugo 
Treinador: Tó Neves

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Nuno Araújo (6m), Caio (16m, 19m e 36m), Rafa (25m e 34m e 50m) e Telmo Pinto (43m)

Disciplina: cartão azul a Pedro Moreira (5m), Nuno Rodrigues (20 e 43m), Hélder Nunes (43m) e Caio (50m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Valongo-FC-Porto-Fidelidade-Campeonato-nacional-2013-2014.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover