02/05/14

Amarante Fotografia - O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, inaugura, sábado, 3 de maio, pelas 15h, a Calçada Eduardo Teixeira Pinto, no passeio do Rossio, numa iniciativa da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.



«Calçada vai ter nome de Eduardo Teixeira Pinto

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, inaugura, sábado, 3 de maio, pelas 15h, a Calçada Eduardo Teixeira Pinto, no passeio do Rossio, numa iniciativa da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933.

Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente a Associação Fotográfica do Porto, o Grupo Câmara (Coimbra) e a Associação Fotográfica do Sul (Évora).

Herdou do seu pai — também fotógrafo — o prazer de fotografar.

A sua longa experiência de toda uma vida e o seu olhar poético sobre a realidade fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.

A sua obra aborda diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960) — uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido em 2009, Eduardo Teixeira Pinto era avesso a homenagens e distinções. Deixou um espólio fotográfico de valor incalculável, de que faz também parte uma vasta coleção de máquinas fotográficas, algumas das quais dignas de catalogação museológica.» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6NDoiMTQzNCI7fQ==


(25 DE ABRIL SESSÃO - EXPOSIÇÃO DE EDUARDO TEIXEIRA PINTO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover