04/10/13

Amarante - Aqui está uma fotografia muito antiga da Fábrica de Lanifícios em Padronelo, cujos direitos de publicação foram gentilmente cedidos pelo meu colega e amigo, Professor Pedro Gonçalves.


(O meu colega e Amigo, Professor Pedro Gonçalves, cedeu-me gentilmente o direito de publicação da magnifica fábrica de lanifícios de Padronelo, presumivelmente do inicio do Século XX)





"AMARANTE - FÁBRICA DE PADRONELO

NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples Documento simples

CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/CPF/CNF-CALVB/0033/000097

TIPO DE TÍTULO
Formal

DATAS DE PRODUÇÃO
1860 A data é incerta

DIMENSÃO E SUPORTE
positivo, papel, p/b, 20,2x27,2cm, albumina

ÂMBITO E CONTEÚDO
A fábrica em causa na fotografia será da Fábrica de Lanifícios Garcia Ribeiro & Cª, criado pelo "brasileiro" Manuel Pereira da Silva, futuro varão do Cálvário, com instalações que remontam a 1855, aproveitando a energia hidráulica do rio Ovelha, como seu principal motor.

TIPOLOGIA DOCUMENTAL
.
COTA ATUAL
Depósito SJ, Estante 08, Prateleira 17

COTA ANTIGA
094

IDIOMA E ESCRITA
Português" in http://digitarq.cpf.dgarq.gov.pt/details?id=91057




«A Freguesia

Segundo alguns autores, Padronelo – ou Pradonello – é um topónimo relacionado com o domínio romano em Portugal. É diminutivo de padrão, aluindo talvez a algum marco miliário da estrada romana que por aqui passava. Dista três quilómetros da sede do Concelho e é atravessada pelo rio Ovelha, que neste troço toma o nome do local Mendes. 

Pequena freguesia do concelho de Amarante, é delimitada por cinco outras povoações: Lufrei, Madalena, Lomba, Jazente e Gondar.

Santo André de Padronelo foi Curato da apresentação do Convento de São Gonçalo de Amarante. Pertenceu ao extinto Concelho de Gestaçô.

Da história mais recente de Padronelo, ressalta a fundação da Fábrica de Lanifícios Garcia e Ribeiro, que aqui se instalou em 1859, aproveitando a água do rio Ovelha.

Apenas a partir de 1940 Padronelo se escreve desta forma. Até aí, aparecia também registado como Padornelo.

O facto de ser atravessada por duas estradas de grande movimento mantém a terra em contacto permanente com o exterior. Ao contrário do que acontece com a maioria das freguesias rurais. Ao mesmo tempo, o aproveitamento de uma praia fluvial, na margem do Rio Ovelha, veio concretizar, as potencialidades turísticas da freguesia, até porque a mesma dispõe de uma série de infraestruturas de apoio aos seus visitantes.» in http://www.amarante.pt/freguesias/padronelo/index.php


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover