«Amarante: Os olhares do Entre Margens chegam a Amarante
A cidade de Amarante volta a ser ponto de passagem obrigatória para o Entre Margens – O Douro em Imagens. A inauguração da exposição está marcada para 4 de julho, pelas 22h, no Largo do Arquinho, Praça da República e Solar dos Magalhães e inclui ainda um espetáculo musical protagonizado pelo trio Jerez-Texas.
Em “Água Dura”, António Pedrosa embarca numa viagem, a contracorrente, ao longo do Douro e dos seus afluentes (Tâmega, Corgo e Tua), à procura das pessoas que a rocha esculpiu e dos locais petrificados pela ausência de gente. “O traçado do rio é o único fio condutor deste percurso sem guia, onde o espelho das águas poder ser apenas o reflexo dos seus habitantes”, sublinha o fotógrafo.
João Pedro Marnoto é o autor de “Nove Meses de inverno e Três de Inferno”, um trabalho que oferece um olhar sobre as gentes que se perdem para lá das encostas do rio, enraizadas na terra que lhes sustenta a fome e na fé que lhes aponta os céus.
Já Inês Viseu redescobre em “Santa Marta” as dimensões da religião, essa “realidade vivida, que une o presente ao passado e abre as portas a um hipotético futuro”. “A religião vê-se nas paisagens, vive-se nas pessoas e recobre-se dessa influência mística que não se sabe bem de onde vem”, conclui.
A partir das 22h, o trio Jerez-Texas sobe ao palco da Praça da República para mostrar como resulta a fusão entre a força do flamenco e a liberdade do jazz. O grupo espanhol coleciona já mais de 400 concertos à volta do planeta. O Entre Margens teve o seu primeiro momento a 10 de maio em Vila Real, com Chloe DeweMathews, Gil Sibin, Hermano Noronha e Luís Montanha.
Nesta 3ª edição do Entre Margens, há uma forte aposta em convocar fotógrafos internacionais capazes de reforçar a identidade contemporânea do Douro enquanto forte território turístico com capacidade de atração de artistas e temas artísticos contemporâneos. Até outubro, mais três cidades irão receber as restantes exposições do Entre Margens (Vila Nova de Gaia, de 26 de julho a 25 de agosto; Porto, de 9 de agosto a 8 de setembro; e Peso da Régua, de 14 de setembro a 13 de outubro).
O Entre Margens tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural, e conta com oito municípios da região duriense (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros. Este é um projeto apoiado no âmbito do QREN ON.2 - Grandes Eventos Culturais.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzM2NyI7fQ==
(Inauguração ENTRE MARGENS 2012 | Santa Marta de Penaguião)
(Inauguração ENTRE MARGENS 2012 | Mirandela)
(Entre Margens | Inauguração Lamego)
Sem comentários:
Enviar um comentário