«Rui Costa, o menino que não quis ficar mais tempo nos Sub-23
Bola Branca falou com o antigo treinador do ciclista português da Movistar, vencedor de duas etapas na edição 100 do Tour.
Com o triunfo de hoje na Volta à França, Rui Costa passa a ser o primeiro ciclista, nos últimos 39 anos, a juntar a duas vitórias consecutivas na Volta à Suíça, duas etapas na Volta à França.
Rui Costa cresceu como ciclista em Santa Maria da Feira, no Sport Ciclismo São João de Ver. O seu primeiro treinador foi Manuel Correia que, numa entrevista a Bola Branca, revela um episódio elucidativo da ambição de Rui Costa.
"Logo no seu segundo ano, disse-me: 'Queria falar consigo, mas penso que a nível de Sub-23 já fiz o meu percurso e se continuar perco o meu tempo'. Ele já tinha a ambição", lembra Correia.
Sem questionar as opções técnicas da actual equipa de Rui Costa – a Movistar – o técnico entende que é mais do que chegada a hora de ser feita "justiça" e dar ao seu antigo ciclista a "oportunidade" de chegar ao pódio na Volta à França.
Manuel Correia já por várias vezes pegou no telefone para conversar com Rui Costa ao longo deste Tour e por isso encara sem surpresa este segundo sucesso do ciclista português em quatro dias. "Com naturalidade. O Rui É um corredor inteligente e aliado a isso tem muita qualidade", explica o treinador.
E o percurso de Rui Costa nesta edição centenária da Volta à França está a ser objecto de análise dos principais comentadores de ciclismo dos 'media' internacionais.
O irlandês Sean Kelly, um dos principais corredores dos anos 80, vencedor das principais clássicas e de uma Vuelta, defende ser mais relevante vencer duas etapas do que alcançar um décimo lugar no Tour.» in http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=4&did=115361
(Rui Alberto Faria da Costa - Movistar || O Orgulho de Portugal!)
Sem comentários:
Enviar um comentário