20/07/13

Ilhas Selvagens - O Governo da Madeira vai retomar a candidatura das ilhas Selvagens, onde hoje o Presidente da República terminou uma visita de dois dias, a Património Mundial Natural da UNESCO, anunciou hoje o secretário regional do Ambiente.




«Madeira vai retomar candidatura das ilhas Selvagens a Património da UNESCO

O Governo da Madeira vai retomar a candidatura  das ilhas Selvagens, onde hoje o Presidente da República terminou uma visita  de dois dias, a Património Mundial Natural da UNESCO, anunciou hoje o secretário  regional do Ambiente. 

"O Governo Regional vai retomar a candidatura que, há cerca de dez anos,  apresentou para classificar as Selvagens como Património Mundial Natural  da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura),  a exemplo do que já sucede com a floresta Laurissilva", disse aos jornalistas,  em Santana, Manuel António Correia. 

O governante, que acompanhou a visita do chefe de Estado às Selvagens,  considerou que a deslocação teve um "enorme sucesso" e realçou a presença  da "enorme comitiva de jornalistas que assegura a divulgação daquele património  e do trabalho que sobre ele se faz que, muitas vezes, é esquecido e não  é conhecido, não só na região, como fora da região", mas que "valoriza a  Madeira, Portugal e o próprio mundo". 

Manuel António Correia explicou que, depois de apresentar a candidatura  e de esta "ter corrido muito bem nos seus principais passos", o Governo  Regional foi aconselhado, na fase final, a suspendê-la por haver "alguns  aspetos a melhorar, nomeadamente relacionados com publicações científicas  que, na altura, não havia". "Nos últimos meses temos estado em contacto com o embaixador de Portugal  na UNESCO e junto com esta visita que, de facto, fez ganhar um conhecimento  fora da região muito grande deste património - e todos os que ali estavam  reconheceram que é um património de excelência - então decidimos, vamos  avançar de novo com a candidatura", adiantou o secretário regional do Ambiente  e dos Recursos Naturais. 

Esperançado que, "a muito curto prazo seja, a exemplo da floresta Laurissilva,  considerada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade sob o critério  da natureza", Manuel António Correia acrescentou: "Se tivermos sucesso como  esperamos, significa que teremos o segundo património mundial em Portugal  sob esse critério, que valoriza a imagem, o trabalho ambiental e o património  natural da região". 

As Selvagens, parcela do território português localizada mais a sul,  são, segundo o diretor do Parque Natural da Madeira, entidade que as tutela  desde 1989, "um conjunto de três pequenas ilhas - a Selvagem Grande, a Selvagem  Pequena e o Ilhéu de Fora - e alguns ilhéus que nunca foram habitadas de  forma permanente, apesar de ter havido algumas tentativas de colonização".

Este pequeno arquipélago, a 165 quilómetros das Canárias e 250 quilómetros  da Madeira, pertence à freguesia da Sé, no concelho do Funchal, e abrange  uma área 273 hectares, sendo a mais antiga reserva natural de Portugal. "Do ponto de vista do património natural, a cagarra (ave) é a espécie  'guarda-chuva' que deu o enquadramento à criação desta reserva (1971)",  disse à agência Lusa Paulo Oliveira, a propósito da visita de Cavaco Silva,  adiantando: "Estão descritas cerca de 200 espécies de plantas, sendo 11  exclusivas daquele espaço e, no panorama mundial, tem a maior percentagem  de espécies indígenas ou endémicas por metro quadrado da região biogeográfica  da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde)".» in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/07/19/madeira-vai-retomar-candidatura-das-ilhas-selvagens-a-patrimonio-da-unesco

(Reserva natural das Ilhas Selvagens)

(Ilhas Selvagens Portugal)

(Expedição científica portuguesa às Ilhas Selvagens)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover