22/11/12

História Portugal - Contornos do 25 de novembro de 1975 explicados pelo canal História!



«Contornos do 25 de novembro de 1975 explicados pelo canal História

O canal por cabo vai emitir o documentário «O Último Dia da Revolução» neste domingo, à 01:20.

E se, em 25 novembro de 1975, Portugal se tivesse tornado num país comunista, aliado da URSS? Como seria a Diplomacia nos últimos anos da Guerra Fria? O canal História tenta explicar estas e outras hipóteses históricas no documentário "O Último Dia da Revolução".

No verão de 1975 pairavam sobre Portugal um desconforto e uma tensão latentes. A seguir à euforia vivida em 1974 vinham as verdadeiras revoltas. Multiplicavam-se as greves e as manifestações. As relações entre as pessoas deterioravam-se. O verão de 1975 é marcado por ataques às sedes dos partidos políticos, principalmente as do Partido Comunista Português (PCP) situadas no norte. Mais a sul, no Alentejo, muitas terras e habitações foram ocupadas pelos trabalhadores rurais à procura de uma melhor forma de subsistência.

Na cidade de Lisboa um grupo de feministas fez uma manifestação e queimou tachos, panelas e soutiens, símbolos da antiga forma como as mulheres eram vistas. A 12 de Novembro um grupo de trabalhadores cerca a Assembleia da República com os deputados lá dentro. Quando estes saem, ao fim de algumas horas de clausura, são apupados à porta. 
Todos, menos os deputados do PCP.

Os militares estão atentos a este sinal. "Queremos o Socialismo, sim...mas não o da Suécia, da Noruega ou da Holanda... O Socialismo que queremos é o da República Democrática Alemã (RDA), da Polónia, Bulgária, Roménia...", foi aquilo que a 5ª Divisão do Estado-Maior das Forças Armadas publicou no seu boletim oficial.

Esta sucessão de episódios vai acelerar o desfecho do Processo Revolucionário em Curso e a 25 de novembro as tropas estão de novo nas ruas, mas não todas do mesmo lado. Dois entendimentos diferentes de Liberdade e de Democracia confrontam-se no Portugal de 1975.

Neste confronto existe a possibilidade de Portugal, membro fundador da NATO, entrar para a lista dos países comunistas. No lado de lá do Oceano Atlântico, os norte-americanos assistem, apreensivos, ao desenrolar dos acontecimentos. Chega a colocar-se a hipótese de invadir o país. Será que sim? Ou será que não foi assim?

O PCP avançou para o conflito? Ou temeu a Guerra Civil? Porquê? Será que a Espanha pensou em dominar a "desordem" no país vizinho, sobretudo depois da vandalização da sua embaixada? Estas são as questões que o canal História afirma querer ver esclarecidas.
@Foto: LUSA» in http://tv.sapo.pt/novidades/artigo/contornos_do_25_de_novembro_de_1975_explicados_pelo_canal_historia/


(Do 25 de Abril ao 25 de Novembro)


(Ramalho Eanes enfrenta os comunas em Évora)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover