«Freguesias: Proposta prevê perda de 94 das atuais 289 freguesias do Tâmega
Amarante, 08 nov (Lusa) - A proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território propõe que a região do Tâmega perca 94 freguesias, sendo Amarante, Marco de Canaveses e Felgueiras os concelhos com maiores perdas.
De acordo com a "Proposta Concreta de Reorganização Administrativa do Território", que a Lusa hoje consultou, Amarante, que é o concelho com mais área do distrito do Porto, perde 14 das atuais 40 freguesias.
Marco de Canaveses passará de 31 para 16 freguesias e Felgueiras de 32 para 20. Nestes três concelhos, a maioria das fusões ocorrerão nas áreas urbanas.
Se esta proposta for aprovada pela Assembleia da República, este território do Tâmega constituído por 12 municípios passará de 289 freguesias para 195, o que corresponde a menos 32,5 %.
Os concelhos de Lousada e Penafiel perderão, cada um, 10 freguesias.
Celorico de Basto passará das atuais 22 para 15, enquanto Baião perderá seis.
Paredes, o concelho mais populoso da NUT (Nomenclatura de Unidade Territorial) III do Tâmega, passará de 24 para 18 freguesias. Todas as agregações ocorreram na cidade, a qual passará a contar com uma população de cerca de 20.000 habitantes, constituindo o maior polo urbano do território.
O concelho de Paços de Ferreira, o mais pequeno em termos de área, mas o que apresenta maior densidade populacional, também foi afetado, apontando-se a perda de quatro das atuais 16 freguesias.
Cinfães, que tem 17 freguesias, deverá perder três, enquanto o vizinho município de Resende (o menos populoso) deverá ver extintas quatro das atuais 15.
Castelo de Paiva é o concelho que tem menos freguesias (nove), mas a proposta da Unidade Técnica aponta para a extinção de três.
Nos casos em que houve propostas de agregação apresentadas em outubro pelas assembleias municipais (Paredes, Paços de Ferreira, Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães), a Unidade Técnica seguiu esses pareceres.
Na prática, para esses concelhos foi respeitada a proposta de reorganização das freguesias, permitindo também diminuir em cerca de 20 por cento o número de extinções.
Nos municípios que não emitiram pareceres, a Unidade Técnica propôs a reorganização administrativa em função dos critérios objetivos da legislação.
A NUT III do Tâmega é a maior do país em termos de habitantes, com mais de meio milhão de residentes, atrás das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
APM // SSS.
Lusa/fim» in http://www.portocanal.pt/ler_noticia/25656/
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Amarante não se pronunciou e mais uma vez sai a perder com a governação socialista municipal... com o PS local, Amarante sempre a perder... mas claro, se fosse a Dra. Ana Paula Vitorino a propor, do género comemorar os 100 anos de uma linha férrea e a seguir ordenar o seu encerramento; aí acreditaríamos na sua boa fé xuxalista, claro...
(Carlos Abreu Amorim sobre a Reforma Administrativa e Territorial)
(Conferência de imprensa sobre a Reforma Administrativa de Lisboa)
(Ricardo Rio - Reforma Administrativa Autárquica - Versão Integral)
Sem comentários:
Enviar um comentário