23/11/12

Geografia - Uma ilha chamada Sandy situada entre a Austrália e a Nova Caledónia, no mar de Coral (oceano Pacífico), aparece em mapas mundiais cartográficos e meteorológicos e é também facilmente encontrada numa pesquisa do google maps e no google earth; no entanto, essa ilha não existe!

Ilha Sandy, ao lado da Nova Caledónia, só existe nos mapas

«Sandy: a ilha que não existe

Vem referenciada em vários mapas mas não há vestígios de que algum dia tenha existido.

Uma ilha chamada Sandy situada entre a Austrália e a Nova Caledónia, no mar de Coral (oceano Pacífico), aparece em mapas mundiais cartográficos e meteorológicos e é também facilmente encontrada numa pesquisa do google maps e no google earth. No entanto, essa ilha não existe. Uma equipa de investigadores da Universidade de Sidney viajou até à zona e não achou nenhum vestígio da Sandy.

Durante mais de uma década, apareceu em mapas científicos de todo o mundo, inclusivamente em algumas edições do «Times Atlas of the World» e não se sabe quem a pôs lá.

Começámos a suspeitar quando as nossas cartas de navegação mostravam uma profundidade de 1400 metros na área onde os mapas indicavam a existência da ilha, o que era contraditório”, explica a geóloga Maria Seton, directora da expedição.
“De alguma forma, o erro foi propagado a partir de um banco de dados que se utiliza em muitos mapas”, acrescenta.

A ilha fantasma chega mesmo a ser mencionada em publicações científicas desde 2010, sendo que não existe vestígios dela em documentos do governo francês, que teria a sua jurisdição. Também não aparece em cartas de navegação que se elaboram a partir de medições de profundidade.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56276&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover