06/11/12

Amarante Travanca - Sérgio António Pacheco, de 38 anos, era catequista há mais de 20 anos na freguesia de Travanca, mas o Padre Germano Leça afastou-o...



«Tosse ‘despede’ catequista

Sérgio António Pacheco, de 38 anos, era catequista há mais de 20 anos na freguesia de Travanca, em Amarante. No início do novo ano de catequese foi informado por populares que, devido a sofrer de bastante tosse – provocada pela doença silicose – tinha sido afastado das aulas da catequese pelo padre Germano Leça. Uma situação que considera "injusta". 

"O padre disse à minha mulher que, devido à minha doença, eu não era digno de estar no meio das crianças, nem de dar catequese. A mim nunca me disse nada e isso é triste. No final do ano passado fui falar com o padre e disse-lhe que queria deixar a catequese porque não conseguia ir à missa. Ele disse que eu estava dispensado de ir à igreja mas para não deixar a catequese" , afirmou ao CM Sérgio Pacheco. O ex-catequista diz-se "magoado" pela forma como foi tratado pelo padre Germano Leça, depois de estar mais de 20 anos a ajudá-lo com a catequese. "Acho que não merecia ter sido tratado assim pelo padre. É uma situação muito injusta", desabafa.

Sérgio Pacheco descobriu que sofria de silicose em 2009, depois de muitos anos de trabalho na construção civil. "É uma doença que provoca problemas respiratórios e dá alguma tosse quando estou em lugares muito frios. Não é contagiosa e nunca me impediu de dar catequese", afirma Sérgio Pacheco.

Na freguesia de Travanca os populares não compreendem a decisão do padre Germano e acreditam que este afastamento se deve a outros motivos. "É uma pena que o Sérgio deixe a catequese, já lá estava há muito anos e sempre foi muito competente. Ele e o padre já tiveram alguns problemas e acho que este motivo da doença é só uma desculpa", afirmou Maria Penetro, paroquiana. Durante o dia de ontem o CM tentou contactar o padre Germano Leça, mas sem sucesso.» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/tosse-despede-catequista


(Infelizmente muitos padres são muito poucos cristãos... havia tanto a dizer acerca deste... Jesus Cristo andou descalço, senhores!!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover