30/11/12

Amarante Saúde - O novo Hospital de Amarante será inaugurado até ao final do ano, informação avançada na reunião do Conselho da Comunidade do Agrupamento dos Centros de Saúde do Tâmega I (ACES-Tâmega I), realizada a 27 de novembro, em Baião, no edifício dos Paços do Concelho!



«Baião: Conselho da comunidade do ACES – Tâmega I reuniu no concelho

O novo Hospital de Amarante será inaugurado até ao final do ano, informação avançada na reunião do Conselho da Comunidade do Agrupamento dos Centros de Saúde do Tâmega I (ACES-Tâmega I), realizada a 27 de novembro, em Baião, no edifício dos Paços do Concelho.

Esta foi a primeira reunião do Conselho da Comunidade realizada em Baião na qual participou a recém-empossada diretora-executiva do ACES - Tâmega I, Cristina Ferreira.

Nessa reunião, o presidente do Conselho da Comunidade do ACES – Tâmega I, José Luís Carneiro, colocou ao Conselho três questões:

Urgência de abertura do Parque de Estacionamento do Centro de Saúde de Baião;

Solução definitiva para a localização do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Baião;

A não-aceitação da retirada do serviço de radiologia do Centro de Saúde de Baião.

José Luís Carneiro defendeu, ainda, “a necessidade de uma resposta integrada de apoio e tratamento aos toxicodependentes, nomeadamente em termos de alcoologia”.

No decurso da reunião, o Conselho foi informado que do conjunto dos 24 agrupamentos que integram a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), o ACES-Tâmega I ficou bem posicionado em diversos indicadores de desempenho durante o ano de 2011.

O ACES-Tâmega I é responsável pela gestão dos Centros de Saúde dos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Resende e Marco de Canaveses e dispõe de cerca de 90 médicos para mais de 190 mil utentes.

Neste território existem aproximadamente 44 mil utentes sem médico de família. Os números indicam que o concelho de Amarante é o que tem mais utentes sem médico (16707), seguido do Marco de Canaveses com 14 362. Celorico de Basto apresenta-se com 5 256, Resende com 3986 e Baião com 1701.

A diretora-executiva do ACES-Tâmega salienta o facto de todos estes utentes disporem de uma resposta no domínio da consulta médica, já que todos os centros de saúde da região possuem uma consulta destinada a utentes sem médico de família.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTgiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNjMzMyI7fQ==

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover