28/11/10

Liga Zon/Sagres: Sporting C.P. 1 vs F.C. do Porto 1 - Dragões tiveram o jogo quase ganho, mas um deslize de Maicon não permitiu mais do que um bom empate!

«Um empate assim sabe a mais


O FC Porto empatou este sábado no terreno do Sporting (1-1), num encontro em que se deparou com inúmeras peripécias que o arredaram da luta pela vitória. Os Dragões tiveram de dar a volta a um golo irregular do adversário, a uma expulsão forçada, a agressões impunes e a um ambiente intimidatório. Valeu o golo de Falcao e um grande esforço colectivo.

Ainda antes do apito inicial, choveram vários objectos vindos da bancada e, durante o encontro, os arremessos foram-se sucedendo periodicamente. Empurrados por este ambiente, os jogadores da equipa da casa mostraram que vencer pela primeira vez o líder destacado da prova era quase o objectivo de uma época. Porém, os intentos saíram frustrados e os azuis e brancos mantêm 13 pontos de vantagem sobre o Sporting.

A primeira oportunidade de perigo foi do FC Porto: aos nove minutos, Belluschi desmarcou Falcao, que, isolado, atirou ao lado. Três minutos depois, o argentino pressionou Polga e o ressalto de bola quase traía o guarda-redes Rui Patrício. O Sporting reagiu a 15 minutos mais fortes dos Dragões, chamando a si a posse de bola, mas criando poucos embaraços a Helton.

Os lisboetas acabaram por chegar ao golo por intermédio de Valdés, aos 38 minutos, num lance irregular. Rui Patrício lançou o chileno, em posição de fora de jogo, sem que ninguém tocasse antes na bola. No segundo tempo, os Dragões aprestar-se-iam a rectificar esta injustiça.

As oportunidades do FC Porto sucederam-se no início da etapa complementar. Varela, Hulk e Falcao – num lance em que Rui Patrício agarrou a bola sobre a linha de golo – estiveram perto do empate, que não tardou. Aos 57 minutos, Moutinho serviu Hulk na direita, que cruzou para o desvio vitorioso de Falcao. Era um prémio merecido para 15 minutos de intensa pressão.

Aos 61 minutos, Maniche atingiu João Moutinho com violência, mas o lance passou em claro ao árbitro Jorge Sousa. Seis minutos depois, Belluschi teve um pontapé perigoso à baliza do Sporting. No lance seguinte, Maicon foi expulso, num lance em que Liedson enganou «bem» o árbitro, projectando-se para o chão, após a «dividida». Para além disso, Rolando ainda estava perto da jogada. Jorge Sousa preferiu mostrar o cartão vermelho.

O jogo mudou de feição e os Dragões tiveram de cerrar fileiras para segurar um resultado que não deixa de ser positivo, especialmente face às circunstâncias em que foi obtido. Os portistas mostraram que, para além da técnica, não lhes falta raça e carácter. Bater os azuis e brancos neste campeonato vai mesmo ser uma tarefa difícil.

Ficha de Jogo

Sporting-FC Porto, 1-1
Liga 2010/11, 12.ª jornada
27 de Novembro de 2010
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Assistência: 35.063 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo
Quarto árbitro: Rui Costa

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço «cap.», Polga e Evaldo; Pedro Mendes, André Santos e Maniche; Valdés, Liedson e Postiga
Substituições: Valdés por Yannick (65m), Maniche por Vukcevic (69m) e Pedro Mendes por Saleiro (83m)
Não utilizados: Tiago, Torsiglieri, Zapater e Nuno André Coelho
Treinador: Paulo Sérgio

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Rafa; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela
Substituições: Varela por Guarín (65m), Falcao por Otamendi (72m) e João Moutinho por Fucile (85m)
Não utilizados: Beto, Cristian Rodríguez, James e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Valdés (38m) e Falcao (57m)
Disciplina: cartão amarelo para Pedro Mendes (21m), Fernando (31m), Helton (38m), Hulk (69m), Evaldo (73m), Yannick (83m), Belluschi (88m), Otamendi (91m) e Postiga (94m); cartão vermelho directo para Maicon (68m).» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futscpfcpcro_271110_57248.asp


Um jogo menos feliz de Maicon fez com que os Dragões não vencessem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover