04/11/10

Liga Europa: F.C. do Porto 1 vs Besiktas 1 - Empate com Besiktas garante continuidade na UEFA Europa League!

«Empate com Besiktas garante continuidade na UEFA Europa League

O FC Porto partia para o jogo com o Besiktas numa posição confortável: com nove pontos no seu grupo da UEFA Europa League, os Dragões podiam dar-se ao luxo de um empate e ainda assim garantir o apuramento para a próxima fase. Foi esse o resultado final (1-1), mas os azuis e brancos, que até carimbaram mesmo a continuidade na prova, mereciam mais.

Após alguns minutos iniciais de atrevimento, os turcos foram colocados no seu lugar e mostraram ao que vinham: um empate não era nada mau. Falcao e Hulk estiveram envolvidos em todas as ocasiões de golo criadas na primeira parte: o brasileiro obrigou o guarda-redes turco a intervenções aos 5 e 13 minutos e isolou o colombiano aos 18, mas o corte providencial de um defesa contrário evitou o primeiro golo.

Aos 28 minutos, de costas para a baliza, Falcao tentou surpreender Arikan, mas a bola saiu ligeiramente ao lado. Foi uma espécie de antecipação do que estava para acontecer, porque, oito minutos depois, o número nove portista ganhou o duelo com Arikan. Otamendi desmarcou na perfeição o avançado, que foi depois derrubado pelo guardião. No penalti correspondente, a bola foi para um lado e o guarda-redes para o outro. 1-0 e justiça no resultado.

O segundo tempo iniciou-se no mesmo registo, com o segundo golo a ficar muito perto, aos 57 minutos: Hulk, Belluschi e Falcão trocaram passes, alguns de calcanhar, e o «Incrível» finalizou para defesa de Arikan. Dois minutos depois, Rodríguez foi expulso, por acumulação de amarelos – o primeiro é mais do que duvidoso –, o encontro entrou num período incaracterístico e o árbitro italiano começou a perder o controlo da partida. Tagliavento tomou várias decisões em desfavor dos portistas e foi condescendente com o jogo violento dos turcos.

Nihat empatou a partida, aos 62 minutos, e Toraman foi expulso aos 66, reequilibrando o número de jogadores em campo. No entanto, é justo dizer que os Dragões passaram por dificuldades durante cerca de 10 minutos, em que os turcos aproveitaram o embalo do tento apontado e o desnorte do juiz italiano.

Os últimos 20 minutos do encontro foram de total domínio azul e branco, perante um adversário mais do que satisfeito com o empate. A ocasião mais clara de golo deu-se aos 78 minutos, quando Ruben Micael apareceu isolado, picou a bola sobre o guarda-redes, e viu Gülüm, em esforço, afastar a bola da linha de golo. Já teria entrado na baliza? Tudo indica que sim, mas é estranho que nenhum dos seis árbitros em campo tenha reagido ao lance. Ainda mais estranho foi o facto de as sucessivas entradas violentas dos turcos – com destaque para Üzülmez – terem passado em claro.

FC Porto-Besiktas, 1-1
UEFA Europa League, grupo L, quarta jornada
4 de Novembro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 34.139 espectadores

Árbitro: Paolo Tagliavento
Assistentes: Massimiliano Grilli e Gianluca Cariolato
Quarto árbitro: Carmine Russo
Assistentes adicionais: Christian Brighi e Gabriele Gava

FC PORTO: Helton «cap»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Guarín, Belluschi e Ruben Micael; Hulk, Falcao e Rodríguez
Substituições: Hulk por João Moutinho (63m), Belluschi por Souza (73m) e Falcao por Walter (79m)
Não utilizados: Beto, Sereno, Varela e Castro
Treinador: André Villas-Boas

BESIKTAS: Arikan; Hilbert, Toraman, Gülüm e Üzülmez «cap»; Ernst, Mehmet Aurélio e Guti; Nihat, Bobô e Tabata
Substituições: Tabata por Holosko (46m), Bobo por Uysal (84m) e Nihat por Güven (92m)
Não utilizados: Kaya, Köybasi, Zápotocny e Tekke
Treinador: Bernd Schuster

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Falcao (36m) e Nihat (62m)
Disciplina: cartão amarelo para Toraman (29m e 66m), Rodríguez (39m e 59m), Hilbert (44m), Üzülmez (59m) e Gülüm (87m); cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Rodríguez (59m) e Toraman (66m)» in site F.C. do Porto.


Resumo de um Jogo que permitiu a passagem dos Dragões à próxima fase da Liga Europa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover