11/11/10

S. Martinho em Penafiel de 11 a 21 de Novembro, uma Festa e Feira dedicada a São Martinho que em Penafiel, remonta a muitos anos atrás, uma Grande Feira do Norte!


«S. Martinho em Penafiel de 11 a 21 de Novembro

De 11 a 21 de Novembro, a cidade de Penafiel vai ser o palco de uma das maiores e mais espantosas feiras comerciais anuais do Distrito do Porto, onde a tradição ainda atrai milhares de pessoas a Penafiel, seja pela procura da diversa oferta gastronómica, artesanal, têxtil, musical ou cultural que só as festas de S. Martinho oferecem.
Falar de S. Martinho é falar de vinho novo, castanhas assadas, artesanato, bailes, jogos tradicionais entre outras actividades que trazem todos os anos até Penafiel, milhares de visitantes.
Os cheiros e sabores das castanhas assadas e das tradicionais tortas de S. Martinho, conhecidas pelo seu sabor doce e salgado, típicas do concelho de Penafiel vão certamente encantar e conquistar os visitantes que vão percorrer as ruas, que por estes dias, são “invadidas” por feirantes com diversos produtos para vender, desde o têxtil, ao artesanato, passando pela doçaria e pelo vinho, fazendo relembrar as feiras de “outros tempos”
Este ano, o programa está recheado de diversas actividades culturais, especialmente na Quinta de Puços, junto ao Largo da Ajuda, palco de várias actuações de grupos de cantares, cavaquinhos e folclore onde as tradições folclóricas e etnográficas vão embelezar o genuíno ambiente de S. Martinho, em Penafiel, nos dias 11,12,13,14, 20 e 21 de Novembro.
No dia 11 de Novembro, Dia de S. Martinho, o grupo Durval e Amigos vão entusiasmar todos os presentes com os seus cantares ao desafio. Pela tarde, o Rancho Folclórico
Infantil de Cabeça Santa e “Olinda de Paredes e Jorge de Barcelos” numa desgarrada em constante competição serão os intervenientes.
E porque “No dia de S. Martinho assam-se as castanhas e prova-se o vinho”, pelas 19h00, e como é da “praxe” realizar-se-á o tradicional magusto de S. Martinho, seguido da animação do Rancho Folclórico Infantil do Centro Cultural de Duas Igrejas, às 21h00. Durante todo o dia, a componente agrícola vai estar presente na mostra e venda de gado cavalar, e no dia anterior com a mostra e venda do gado bovino, junto às piscinas Municipais de Penafiel.
O Conjunto Musical “Português Suave”, vai embelezar e animar a noite de sexta-feira, dia 12, às 21h00, com o tradicional baile de S. Martinho.
As actuações dos grupos de cavaquinhos de lagares, “Os amigos do Cavaquinho de Canelas”, o “Rancho Folclórico de S. Miguel de Paredes” e o “Grupo Folclórico de Penafiel” vão preencher o Sábado de todos que visitarem a Feira de S. Martinho, no dia 13.
No dia 14, o “Grupo de concertinas da Saudade” de Paredes, o “ Rancho Folclórico de Paço de Sousa” e o “Grupo Folclórico de S. Mamede de Canelas” vão dar um toque especial ao “Domingo de prendas” no qual reza a história “que os namorados devem trocar de presentes adquiridos na Feira de S. Martinho”. Ainda no dia 14, às 15h00, vai ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel, a entrega de prémios aos vencedores do 47º Concurso de Quadras de S. Martinho.
No fim-de-semana de 20 a 21 de Novembro, os jogos tradicionais e a habitual música tradicional encerrarão o programa do S. Martinho 2010, com a actuação do grupo Tradicional “Terra Nossa”, de Guilhufe; Grupo Musical “ Arte Real”; Rancho Folclórico S. Pedro da Bela Vista; Rancho Folclórico de Centro Cultural e Recreativo de Rio Moinhos;
Rancho Folclórico da Associação para o Desenvolvimento de Boelhe; Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural de Abragão; Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Amigos de Bustelo e o Grupo de Guitarras de Penafiel.
Por fim, realçar a tradicional mostra de artesanato que estará patente durante todo o evento, na Quinta de Puços, junto ao Largo da Ajuda, assim como a XII Concentração de S. Martinho – Moto Clube do Vale do Sousa, no pavilhão de feiras e exposições de Penafiel, de 12 a 14 de Novembro.» in http://www.imprensaregional.com.pt



Imagens da Feira e da Festa de S. Martinho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover