05/11/10

AMARANTE: Obras na igreja de S. Domingos preveem restauro de talha com 300 anos !

AMARANTE: Obras na igreja de S. Domingos preveem restauro de talha com 300 anos (COM VÍDEO)«AMARANTE: Obras na igreja de S. Domingos preveem restauro de talha com 300 anos (COM VÍDEO)

(05-11-2010)


DR
© Todos os direitos reservados

Segundo José Manuel Ferreira, os trabalhos vão incidir também nas paredes interiores, das quais vai ser retirada a cal para pôr a descoberto as pinturas originais, com motivos florais


Armindo Mendes/Lusa





Multimédia


Video
Obras na igreja de S. Domingos



Amarante, 05 nov (Lusa) - As obras de restauro da igreja de S. Domingos, em Amarante, vão começar nos próximos dias, recuperando talha dourada com quase 300 anos de existência, revelou à Lusa o pároco local.
Segundo José Manuel Ferreira, os trabalhos vão incidir também nas paredes interiores, das quais vai ser retirada a cal para pôr a descoberto as pinturas originais, com motivos florais.
“Este vai ser um trabalho muito minucioso realizado por técnicos qualificados que reporão o esplendor desta igreja da nossa cidade”, afirmou o pároco.
A igreja de S. Domingos, do princípio do século XVIII, situa-se na margem direita do rio Tâmega e está classificada como Imóvel de Interesse Público. Esta igreja é uma das duas que se observa a partir do largo principal do núcleo urbano, constituindo, conjuntamente com o mosteiro de S. Gonçalo, um elemento arquitetónico apreciado e fotografado pelos muitos turistas que visitam a cidade.
O pároco explicou que a intervenção vai ser apoiada por fundos da União Europeia (UE) e da autarquia local, prevendo-se um investimento de 714 mil euros.
Para José Manuel Ferreira, as obras “são urgentes” face à degradação da igreja, havendo “o risco de algumas perdas serem irreversíveis”.
A recuperação dos altares, nomeadamente as figuras religiosas e a talha dourada, de estilo barroco, é a parte mais complexa da intervenção porque, evidenciou o pároco, "são elementos com maior importância histórica e apresentam sinais de maior degradação".
Os trabalhos incluem também a recuperação das paredes exteriores, coberturas, pavimentos, vãos das portas e janelas, revisão da instalação elétrica e do coro alto.
Também vai ser recuperado o pequeno núcleo museológico que existe no antigo convento de S. Domingos, contíguo à igreja, onde se podem encontrar peças religiosas com quase 300 anos.
Numa fase posterior será restaurado o órgão de tubos da igreja, de estilo gótico, que está muito degradado.
Os trabalhos deverão prolongar-se por cerca de 14 meses. Quando a intervenção estiver concluída a cidade de Amarante acentuará, segundo o pároco, a sua vocação enquanto destino de turismo religioso.
“O estado de degradação do edifício é preocupante. O objetivo da recuperação é tornar a igreja mais acolhedora para os fiéis, mas também valorizá-la de forma a ser mais um ponto de visita obrigatória na cidade de Amarante”, explicou à Lusa.
A cerimónia de apresentação desta intervenção está marcada para hoje com a presença de representantes da Diocese do Porto, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Câmara Municipal de Amarante.
APM.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/fim» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=3593

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover