10/05/08

Naval 0 vs F.C. Porto 2 - Acabou a Liga Bwin, com o F.C. do Porto a Vencer!









«Tricampeões fecharam Liga 2007/08 com chave-de-ouro

Semelhante à estrutura de um poema, a caminhada do F.C. Porto na Liga 2007/08 fechou com chave-de-ouro. Na última jornada da prova, cumprida este sábado, os Tricampeões nacionais venceram a Naval por 0-2 e descodificaram em definitivo o significado de uma época de inabalável excelência, tornando evidente que o verso menos conseguido da ronda anterior foi mesmo uma excepção e jamais a regra.
Na 30ª linha de uma obra à altura das melhores criações da poesia portuguesa, Jesualdo Ferreira utilizou como fonte de inspiração alguns jogadores menos utilizados do plantel, que, à imagem do que sucedeu noutros desafios, declamaram palavras de bela sonoridade e engrandeceram a camisola azul e branca.
Numa equipa que se distinguiu, acima de tudo, pelo colectivo, Farías, pelos dois golos que apontou (o primeiro, após cruzamento de Adriano; o segundo, na sequência de uma jogada magnífica de Tarik), foi o autor com mais influência no resultado final deste encontro e, portanto, o principal responsável pela oferta da 24ª alegria do campeonato aos adeptos. É verdade, só por seis vezes o F.C. Porto não ganhou e apenas em três delas não pontuou.
A derradeira partida disputada pelos azuis e brancos na competição mais importante do futebol português viu-se igualmente assinalada pela consagração do guarda-redes Ventura, que, tal como Jesualdo Ferreira havia anunciado, jogou a titular, incluindo assim o seu nome no grupo que conquistou o 23º título de Campeão nacional dos Dragões. Prémio mais do que merecido, não só pelo trabalho desenvolvido ao longo da temporada, mas também pela exibição de hoje.
Para a história da Liga 2007/08 fica ainda o registo de o F.C. Porto ter sido a equipa mais concretizadora (60 golos) e menos batida (somente 13 sofridos). A nível individual, destaque para Lisandro, que, com 24 golos, assegurou a posição número 1 da lista de melhores marcadores.

FICHA DE JOGO

Liga 2007/08, 30ª jornada

Estádio Municipal José Bento Pessoa (Figueira da Foz), 10 de Maio de 2008

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)
Árbitros Assistentes: Sérgio Lacroix e Paulo Soares
4º Árbitro: Carlos Xistra

Naval: Taborda; Mário Sérgio «cap.», Paulão, Diego e China; Bruno, Delfim e Davide; João Ribeiro, Marcelinho e Marinho
Substituições: Marcelinho por Élivelton (66m), João Ribeiro por Dudu (76m) e Delfim por Godemeche (84m)
Não utilizados: Wilson Junior, Carlitos, Gilmar e Gaúcho
Treinador: Ulisses Morais

F.C. Porto: Ventura; Fucile, Stepanov, João Paulo «cap.» e Lino; Bolatti, Kazmierczak e Mariano; Adriano, Farías e Tarik Sektioui
Substituições: Fucile por Pedro Emanuel (46m), Mariano por Castro (61m) e Tarik Sektioui (61m)
Não utilizados: Nuno, Cech, Paulo Assunção e André Pinto
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Farías (37m e 41m)» in site F.C. do Porto.
-------------------------------------------------------------------------------
O F.C. do Porto acabou a Liga Bwin com 75 pontos em 90 possíveis, com uma percentagem de concretização de pontos de aproximadamente 83%, com 60 golos marcados, contra 13 golos sofridos, com o melhor marcador, Lisandro Lopez com 24 golos apontados, quase 50% do pecúlio da equipa, notável a prestação deste avançado! Claro que nos vão retirar administrativamente 6 pontos, mas mesmo assim, a nossa superioridade é tão grande... Ainda esperamos que acho um apito encarnado que desde o tempo do Snr. Calabote, nunca existiu; a justiça é só para aplicar à malta do Norte, à região mais deprimida do país. Os senhores da capital, esses podem cometer ilegalidades á vontade, afinal são eles que gerem os impostos que pagamos, com o nosso suor. Claro está que no ano em questão, do qual surgiu esta sentença, fomos Campeões de Portugal, Europeus, vencedores da Supertaça... inveja senhores! A justiça dos homens é frágil, melhor será a lei divina que nos ajudar a continuar a derrotar estes Mouros! Neste jogo, estiveram em bom plano, o guardião Ventura, Tarik, Adriano, Farías e o jovem Castro. Viva a Região Norte, Viva o F.C. do Porto, abaixo os centralistas de Lisboa!

Imagens dos dois excelentes golos do F.C. do Porto, na Figueira da Foz!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover