13/05/08

Religião - Avé Maria de Schubert, no dia da Senhora de Fátima!


Pavarotti - "Ave Maria" - (Schubert)

Luciano Pavarotti & Dolores O'Riordan - "Ave Maria" - (Live)

Dolores O'Riordan - "Ave Maria" - (Live)

Pavarotti & Bono (U2) - "Ave Maria" - (Live)

Lara Fabian - "Ave Maria" - (De Schubert)

Celtic Woman - "Ave Maria"


«Nossa Senhora de Fátima

A imagem de Nossa Senhora venerada na Capelinha das Aparições em Fátima.
Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus dos Santos em 1917Nossa Senhora de Fátima é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, pelos católicos ou outras pessoas que acreditam em sua aparição durante meses seguidos para três crianças em Fátima, localidade portuguesa, em 1917. A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, ou a combinação dos dois nomes, dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima", pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado.


História


Três crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917 quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguezia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal.
Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão teria iluminado o espaço. nessa altura teriam visto em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol".
Segundo os testemunhos recolhidos na época, a senhora disse às três crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses. As três crianças assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de Junho, 13 de Julho e 13 de Setembro. Em Agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do Concelho no dia 13 de Agosto.
Aparição de Nossa Senhora de Fátima representada num mosaico em Ironbound, um bairro português situado em Newark, New Jersey (Nova Jersey), nos Estados Unidos da América.A 13 de Outubro, estavam presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: "eu sou a Senhora do Rosário", e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em Julho e Setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o Sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Tal fenómeno foi testemunhado por muitas pessoas, até mesmo distantes do lugar da aparição. O relato foi publicado na imprensa por vários jornalistas que ali se deslocaram e que foram testemunhas do fenómeno. Contudo, há testemunhos de pessoas que afirmaram nada ter visto, como é o caso do escritor António Sérgio, que esteve presente no local e testemunhou que nada se passara de extraordinário com o Sol.
Posteriormente, sendo Lúcia religiosa doroteia, Nossa Senhora ter-lhe-á aparecido novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13 para 14 de Junho de 1929, no 
Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração.
Anos mais tarde, Lúcia contou ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, teria já aparecido um anjo aos três pastorinhos, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência, e afirmando ser o "Anjo de Portugal".
Este anjo teria ensinado aos pastorinhos duas orações, conhecidas por Orações do Anjo, que entraram na piedade popular e são utilizadas sobretudo na adoração eucarística» obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_F%C3%A1tima
------------------------------------------------------------------------------
De facto este dia é muito importante para a Comunidade Católica Portuguesa e não só, basta ver a devoção que o falecido Papa João Paulo II tinha pelo culto mariano. E mesmo para quem não seja católico, penso que deve ser impressionante assistir á manifestação de Fé que se vive naquele santuário, mormente nestes dias especiais, 13 de Maio, Agosto ou Outubro. Toca qualquer pessoa ver milhares de peregrinos caminhar dias e dias à chuva ou ao sol e essa Fé eu respeito muito, devido à sua qualidade genuína, que atravessa classes sociais, aquém e além fronteiras. E a Fé salva mesmo, veja-se o caso de pessoas que se agarram a Ela em momentos maus na sua vida e parece que a sua energia da Fé chega a ser da ordem do transcendente! Para mim, nenhum ambiente musical expressa melhor este sentimento que a Avé Maria de Shubert, principalmente na interpretação de Luciano Pavaroti e de Dolores O' Riordan.


2 comentários:

  1. Faz 91 anos que a Mãe Nossa do Céu (povo russo diz termos 3 mães, a do Céu, sua, de Kazan, a mãe terra, e a mãe, que um lindo dia nos deu do ventre carne para fora...). Foi há 91 anos lhe dizia que a Nossa Mãe do Céu... o resto já sabe : nos escolheu a nós portugueses de Terra de Santa Maria como filhos mais dilectos do Seu Amor no mundo inteiro.
    E porque digito isto para o amigo Helder? Porque não me envergonho, mas me orgulho, pese tudo o que quizerem embora, de ser português e de ser cristão, quase tão português e tão cristão como tantos dos que chegaram hoje a pé à Cova de Iria de Fátima.
    E não me venham falar de negócios... Hoje bem mais sujos do que os de Fátima há como sabemos neste Portugal «cristão».
    Sente-se um na Capelinha das Aparições e a Senhora Mais Branca do que o Sol lhe falará de seu jeito como só Ela sabe. Ela que conhece cada um por seu nome. Experimente o mais pintado fazer isso, e me diga depois, se não cai a si com coração em lágrimas. Em 13 de Maio, melhor de 12 para 13, de 2000, dormi eu, melhor não dormi, que não reservei pousio em Fátima, e Ela, a Senhora, me tocou como tão bem Ela sabe ante qualquer um que se Lhe aproxime. E para a vida e a alegria da vida me curou.
    Ochôa

    ResponderEliminar
  2. Viva Nossa Senhora, a Nossa Rainha!

    ResponderEliminar