27/05/08

Portugueses: A APETRO é muito nossa amiga!

«Conselhos para condução mais poupada










A APETRO - Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas lançou, esta terça-feira, a campanha «Poupe Mais do que Combustível» destinada a encorajar os consumidores a poupar combustível a partir de 10 conselhos para conduzir de forma mais eficiente.
A campanha, que foi lançada em simultâneo em 29 países europeus pela EUROPIA-Associação Europeia da Indústria Petrolífera e pela Comissão Europeia, vai abranger em Portugal 1.117 postos da Galp, BP, Repsol, Cepsa e Total.
A nível europeu, 40 petrolíferas, num total de 45.000 postos de abastecimento, associaram-se para iniciar esta campanha de sensibilização dos consumidores sobre o uso eficiente dos combustíveis rodoviários.
Através de 10 conselhos simples, relativos à condução e à manutenção da viatura, os responsáveis pela campanha afirmam que se pode poupar entre 5 a 10 por cento de combustível.
Por exemplo, fechar as janelas especialmente em velocidades mais elevadas e retirar carga do tejadilho pode fazer baixar o consumo e as emissões de dióxido de carbono (C02) em 10 por cento.
Utilizar o ar condicionado apenas quando necessário permite poupar 5 por cento e verificar a pressão dos pneus todos os meses permite uma poupança de 4 por cento.
Para além destas medidas, é aconselhável manter o veículo bem afinado e verificar o nível de óleo, retirar carga do porta-bagagens, começar a conduzir assim que o motor é ligado, conduzir a velocidades razoáveis e suavemente, tentar antecipar o fluxo de trânsito e partilhar o automóvel para trabalho ou lazer.
O objectivo final é contribuir para o cumprimento das metas europeias de redução de 20 por cento das emissões de gases de estufa e de aumento da eficiência energética em 20 por cento.
------------------------------------------------------------------------
Estes senhores depois de nos chamarem ignorantes por andarmos a planear boicotes, vem agora ensinar-nos a poupar, como se nós não o fizéssemos já há muito tempo. Sim, porque a carteira dos Portugueses raramente dá para muitas acelerações. Mas fiquei muito sensibilizado com estes conselhos, eternamente grato, eu desconhecia de todo... dia 1, 2 e 3 de Junho, vamos lá malta, ninguém vai às bombas, vamos seguir o conselho de parar e andar o menos possível e veremos se eles não mudam de estratégia. Está nas nossas mãos, mobilizem-se! Pode ser que estes senhores comecem a ter mais respeito pelos clientes...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover