21/05/08

Jacinta - Uma Grande Voz do Jazz Português!







Jacinta - "Dorme meu menino" - (original Zeca Afonso)

Jacinta - "Tenho um Primo Convexo"

Jacinta - "A Formiga no Carreiro"

Zeca Afonso - "A formiga no carreiro"

Jacinta - "De não saber o que me espera"

Jacinta - (em Famalicão)

«JACINTA, Biografia

Aclamada na crítica portuguesa pela sua “voz quente, redonda, possante” (Miguel Soares, Comércio do Porto), Jacinta recebeu o prémio “Músico Revelação 2001” do programa Cinco Minutos de Jazz (Antena 1, desde 1966). “Segura, conhecedora” (Emanuel Carneiro, Jornal de Notícias), Jacinta transmite emoção e garra no timbre da sua voz, complementando-a com um swing sólido e natural. Impressionantes intonação e comando vocal, destacamna
entre cantores de jazz.
Jacinta tem um passado musical pouco comum numa cantora de jazz. Submergindo-se no estudo de música clássica em piano e composição, e até liderando como cantora e compositora um grupo de rock sinfónico, é no mundo do jazz que a sua energia musical encontra plena expressão.
Aos 22 anos uma excelente actuação de jazz vocal no programa Chuva de Estrelas impulsionou a sua carreira como cantora, tendo sido solicitada para inúmeros concertos a partir de então.
Em 1997 Jacinta mudou-se para Nova Iorque para frequentar a Manhattan School of Music, onde foi premiada com bolsa de estudos para realização de Mestrado em Jazz Vocal. Ainda em Nova Iorque, Jacinta participou em
workshops por grandes nomes do jazz contemporâneo, como Maria Schneider, Ed Neumeister, Mark Murphy, Dave Holland e Annie Ross. Prosseguiu estudos de improvisação com Chris Rosenberg da banda de Ornette Coleman, e de interpretação estilística com Peter Eldridge dos New York Voices. Jacinta começou a cantar profissionalmente em Nova Iorque, deslumbrando o público com o seu estilo enérgico.
Em Fevereiro de 2001 Jacinta voltou a Portugal a convite do aclamado trompetista e compositor Laurent filipe, para uma série de concertos de homenagem a Bessie Smith, a grande imperatriz do Blues.
Entre os mais respeitados críticos de jazz em Portugal, Jacinta foi descrita como tendo “uma presença em palco cheia de confiança e à vontade” (António Rubio, Correio da Manhã), e como possuidora de uma “voz forte e soberana” (António Ferro, O Primeiro deJaneiro).
Jacinta possui um forte sentido rítmico e as suas improvisações de jazz são dignas “de uma cantora cheia de maturidade, de um nível que nunca apareceu neste país” (António Rubio, Correio da Manhã).
Considerada “uma das grandes vocalistas do momento” (Rodrigo Affreixo, Blitz), Jacinta reside na área da Baía de São Francisco – Califórnia, onde, como vocalista da banda Lava, já actuou em clubes de jazz de renome mundial como Yoshi’s e Kimball’s East. Jacinta regressa agora a Portugal para uma tourné promovendo o lançamento do disco de Homenagem a Bessie Smith pela EMI/Blue Note.» in http://www.jacintaportugal.com/PT/pdfs/CadernoPT.pdf

"Enfim (Day Dream)
Composição: Duke Ellington / Billy Strayhorn / John Latouche)


Enfim
Quando me deste a mão
Vi um sol de verão
A nascer no coração
Enfim
Colhi um malmequer
E no que ele disser
Aprendo a ser mulher
Sei que o amor
Sopra
Como uma brisa
Sabe de cor
Mas estremece e improvisa
Enfim
Na hora em que te vi
Sem medo descobri
Que não sei viver sem ti"

Mais informações sobre esta extraordinária cantora de Jazz, no seguinte link:
http://www.jacintaportugal.com/

4 comentários:

  1. Também eu! É bom saber que há Portugueses assim!

    ResponderEliminar
  2. Olha Helder tive o prazer de ser uma das primeiras a ouvir estas músicas e ao vivo. Obrigada por te teres lembrado de tão grande cantora.

    ResponderEliminar
  3. Eugénia, de facto, trata-se de uma grande voz ainda não devidamente conhecida e reconhecida pelos Portugueses. Quanto aos Robôs o grupo de informática vai-te construir um que te faça tudo, lol!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover