08/03/08

Política Nacional - Haja o que parece impossível, vergonha, senhores!

«Governo colabora na acção de Pedroso contra o Estado
Por Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita

Um documento de Catalina Pestana apareceu misteriosamente nas mãos do advogado de Paulo Pedroso. E quem o passou foi o chefe de gabinete do ministro Vieira da Silva. A juíza já participou ao Ministério Público. O caso prova as ligações entre o Governo e Paulo Pedroso, num caso em que este processa o Estado
O documento foi apresentado por Celso Cruzeiro em tribunal, de uma forma que indicia uma estreita ligação entre Pedroso e o Governo e que pode contribuir para a condenação do Estado.
Trata-se de um rascunho pessoal, manuscrito, que foi elaborado em 2006 por Catalina Pestana, para servir de guião a uma reunião com o ministro da Segurança Social. No dia 31 de Janeiro passado, foi apresentado por Celso Cruzeiro, advogado de Pedroso, numa das audiências do julgamento da acção contra o Estado. Instado pela juíza do processo a explicar como obtivera o documento, o advogado informou que lhe fora dado por Gabriel Basto, então chefe de gabinete do ministro Vieira da Silva. A juíza mandou extrair certidão para o DIAP de Lisboa averiguar.

A acção em que Paulo Pedroso pede 800 mil euros ao Estado, por alegada prisão ilegal, está a ser julgada desde o dia 7 de Janeiro na 10.ª Vara Cível de Lisboa. O julgamento decorre à porta fechada, por decisão da juíza Amélia Loupo, que considerou necessário proteger a privacidade de todos os envolvidos. Pedroso tenta provar que os magistrados que decidiram prendê-lo, em 21 de Maio de 2003, por suspeita de 15 crimes de abuso sexual, erraram «grosseiramente» na apreciação da prova. Indicou cerca de 20 testemunhas, entre as quais, Vieira da Silva, Augusto Santos Silva (ministro dos Assuntos Parlamentares), Ferro Rodrigues (ex-líder do PS) e António Costa (presidente da Câmara de Lisboa).

Explicações de Catalina

A 31 de Janeiro, a ex-provedora da Casa Pia foi prestar declarações no julgamento. Foi-lhe então pedido pelo advogado Celso Cruzeiro que contasse como soubera dos primeiros testemunhos contra Pedroso. Catalina Pestana recordou, mais uma vez, que as acusações tinham-lhe sido reveladas por um dos jovens (considerado o ‘braço direito’ de Carlos Silvino), mas que não acreditara.
Contou que era amiga pessoal de Pedroso e que, após este ser preso, o irmão, João Pedroso, estivera em sua casa, onde conversaram longamente. Uma das provas que os jovens tinham então a seu favor era a descrição de certos sinais físicos de Pedroso. Como João Pedroso lhe garantia que o irmão não tinha tais sinais, Catalina respondeu-lhe que, então, nada tinham a temer: bastava pedir uma junta médica para o comprovar. E combinou com João Pedroso que ela própria escreveria aos procuradores que conduziam a investigação, sugerindo a realização dessa perícia. O exame médico só acabou por ser realizado após a saída de Pedroso da prisão.» in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=84005
------------------------------------------------------------------------------
Esta Democracia precisa de arejar, anda muito poeirenta, anda muito cinzenta... Democracia ou Protofacismo ou Oligarquia, não sei, é preocupante! Bem me parecia que o caso Apito Dourado, andava a dar jeito a muita gente, à Verdadeira Fruta!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover