10/03/08

F.C. Porto 1 vs Académica 0 - Já vamos a 14 pontos do primeiro dos últimos!













«Quaresma na noite dos mil minutos
De golos há apenas registo de um, da autoria de Quaresma, mas ao jogo sobram dados dignos de nota e, sobretudo, de arquivo. A começar pelos pontos de vantagem que passam a separar o campeão do segundo classificado, agora a 14 pontos de diferença, e terminando nas cerca de 18 horas de futebol em que o F.C. Porto repele o dissabor de sofrer um golo no Dragão. O minuto 1000 perpassou discreto, a meio de um encontro com mais para contar.
Para lá do milésimo minuto sem sofrer golos no Dragão, fronteira ultrapassada quatro meses e três dias depois de Niang ter marcado na vitória portista sobre o Marselha, Quaresma compôs a vantagem praticamente a solo, recebendo o passe de Cech, contornando o adversário que preparara o desarme em vão e rematando forte e cruzado.
Além dos ensaios frequentes com que o campeão se propunha acentuar as diferenças, o golo não produziria os efeitos normalmente provocados por um remate certeiro, se exceptuada a reacção nas bancadas. Indiferente ao inconveniente de se encontrar a perder, a Académica manteve estratégia e estrutura, desinvestindo invariavelmente no jogo e resumindo o seu contributo a uma trama marcadamente defensiva e apenas maquilhada pelo posicionamento divergente de Luís Aguiar e Joeano.
Absorto no seu próprio plano e na aplicação de uma versão contrária à proposta pelo adversário, o F.C. Porto prosseguiu a distinta caminhada, delimitada por uma hegemonia absoluta e incontestável, a que procurou acrescentar motivos de celebração e os golos que a exibição merecia. Sektioui, Meireles, Lisandro, Lucho e Farías estiveram perto de o conseguir, entre a conjugação de vários modelos de classe e talento que falharam por detalhes.
O fundamental fora conseguido aos 31 minutos, por Quaresma, apenas quatro volvidos sobre a motivação suplementar de cruzar um marco admirável. Ao apito final, o F.C. Porto somava 1063 minutos sem sofrer golos no Estádio do Dragão. Trocado por números de análise mais fácil, Helton não recupera a bola no fundo das redes há 17 horas e 43 minutos. Em igual período de tempo, os azuis e brancos apontaram 24 golos. Notável, não é?

FICHA DE JOGO

Liga 2007/08, 22ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto
9 de Março de 2008
Assistência: 31.709 espectadores

Árbitro: Cosme Machado (A.F. Braga)
Árbitros assistentes: José Ramalho e Fernando Pereira
4º Árbitro: Jorge Ferreira

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Sektioui, Lisandro e Quaresma
Substituições: Sektioui por Farías (72m); Quaresma por Mariano (80m); Raul Meireles por Lino (90m)
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Kazmierczak e Adriano
Treinador: Jesualdo Ferreira

ACADÉMICA: Pedro Roma; Pedro Costa, Orlando, Kaká e Cléber; Paulo Sérgio; Tiero, Luis Aguiar, Nuno Piloto, Paulo Sérgio e Cris; Joeano
Substituições: Tiero por Ivanildo (46m); Cris por Miguel Pedro (46m); Cléber por Lito (76m)
Não utilizados: Ricardo, Berger, Vítor Vinha e Edgar
Treinador: Domingos Paciência

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Quaresma (31m)
Disciplina: cartão amarelo a Quaresma (70m), Lito (78m), Paulo Assunção (81m); cartão vermelho a Mariano (90m)» in site F.C. do Porto.
----------------------------------------------------------------------
Depois do desaire de Quarta-feira e com os principais elementos visivelmente fatigados, a briosa equipa do F.C. do Porto derrotou a outra briosa, Académica de Coimbra, num resultado sem contestações, pecando apenas por escasso! Além disso temos o nosso Mago, Ricardo Quaresma em grande forma de novo! Impressionantes também as exibições de Paulo Assunção, Raul Meireles e de "El Comandante", Lucho Gonzalez. Continuamos num solitário, dado que os nossos rivais vão provando jornada a jornada que são de outra divisão; deliberadamente, inferior! Viva o F.C. do Porto!

Imagens espectaculares de mais um momento de magia de Ricardo Quaresma!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover