27/03/08

Educação em Portugal - Violência nas Escolas Portuguesas!

Cada vez mais casos de violência nas Escolas são conhecidos, desde a divulgação do caso do Carolina Michaels !

«Professora amiga de Jorge Coelho «sequestrada» por causa de telemóvel


Jorge Coelho revelou que uma «grande amiga» sua, professora, viveu recentemente uma situação idêntica ao do caso da Escola Carolina Micaelis.
Também por causa de um telemóvel, confiscado na sala de aula, a professora terá sido coagida fisicamente a devolver o aparelho. A situação envolveu «o namorado da aluna».
Com a ajuda do rapaz, «a professora foi sequestrada na sala», contou Jorge Coelho, no programa Quadratura do Círculo, que esta noite será emitido na SIC Notícias.
Jorge Coelho, que foi ministro da Administração Interna do Governo de António Guterres, queixa-se da «tendência para o silêncio cúmplice» que pressiona os professores a não apresentar queixa. Neste caso, porém a professora relatou o sucedido ao Conselho Directivo da escola, contou.
No seu entender, o facto de os alunos adolescentes serem inimputáveis criminalmente favorece a impunidade.
Pacheco Pereira, no mesmo programa, manifestou preocupação pela «banalização» da violência escolar que pode proporcionar a repetição, vezes sem fim, das imagens captadas por telemóvel aos abusos sobre a professora da Escola Carolina Micaelis, que foram publicadas no You Tubein http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=86371

«PGRMinistério está a investigar «dezenas» de casos de violência nas escolas
O Procurador-geral da República, Pinto Monteiro, revelou esta quinta-feira que o Ministério Público está a investigar «algumas dezenas» de casos de violência nas escolas, tanto de alunos que agridem professores como de docentes que agridem estudantes.

Segundo Pinto Monteiro, «os ilícitos dentro da escola são ilícitos criminais» e os conselhos directivos deveriam ser obrigados a participar desses casos de agressão.«Muitos [conselhos executivos] não o fazem, mas deviam fazê-lo», considerou, defendendo que os pequenos ilícitos têm de ser combatidos porque geram grandes ilícitos. Pinto Monteiro sublinhou que «há mais de um ano que o Ministério Público vem alertando para a prioridade da investigação da violência», especificamente nas escolas e nos hospitais e sobre mulheres e idosos. Segundo o PGR, as mulheres já começam a ter coragem de denunciar casos em que são vítimas de violência, mas os idosos «não têm voz», esclarecendo que «tem sido feito um esforço pelas distritais» [do Ministério Público] para apurar os casos de agressão idosos que têm ocorrido. Pinto Monteiro destacou ainda que as juntas de freguesia podem ter um papel importante nestes casos de violência contra idosos, comunicando-os ao Ministério Público. O Ministério Público abriu, esta semana, uma investigação ao caso da aluna que agrediu uma professora na Secundária Carolina Michaelis do Porto.» in http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF190015
--------------------------------------------------------------------------------
Sr. Primeiro Ministro é muita gente independente a falar sobre a violência que grassa nas Escolas Portuguesas. E pensar que se os alunos não tivessem feito o upload do vídeo para a net, nada disto se saberia e a Senhora Ministra continuaria a dizer que nada de anormal se passava nas Escolas e que os malditos dos Professores é que estavam a falar mal do sistema. Bem diz o povo, "mais cego é aquele que não quer ver", e de facto, a Senhora Ministra, simplesmente, não quer ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover