29/03/08

Amarante Travanca - Mosteiro de Travanca o ex-libris do Românico em Amarante!















































Foto Plena Cidadania!




«Mosteiro de Travanca


Descrição


Igreja composta por planta cruciforme de três naves, sendo a central mais elevada, cabeceira formada por ábside rectangular e dois absidíolos redondos. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. A fachada principal, escalonada, mostra um portal inserido num gablete superiormente corrido por um renque de modilhões. Tem quatro arquivoltas de toros diédricos que se apoiam em finas colunas. Nos seus capitéis abundam as sereias com peixes na mão e as folhagens biseladas que descem do topo dos ábacos. Na empena, sobre o portal, rasga-se uma fresta chanfrada românica e no fastígio assenta uma cruz. Nos topos do transepto existem portais laterais. No interior, mostra arcos-diafragma, definindo quatro tramos desiguais, assentes sobre pilares cruciformes. Sobre o arco triunfal abre-se uma rosácea simples. Capela-mor com retábulo de talha e painel central. Nave com cobertura de madeira, capela-mor com abóbada de volta redonda e absidíolos em quarto de esfera. Torre sineira de planta quadrangular, com alçados bastante altos e reforçados a meio por contraforte pouco saliente; é rasgada por fresta e, no topo, por janela de 2 lumes; remate, avançado sobre modilhões com merlões piramidais. Tem acesso por um portal com duas arquivoltas esculpidas com decoração animalesca e em ziguezague e capitéis lanceolados ostentando no tímpano um Agnus Dei. No seu coroamento, mostra merlões pentagonais com o adarve avançado. Dependências conventuais desenvolvidas a S. Salvador.


Épocas
Séc. XIII
Séc. XIV
Séc. XVII» in http://www.turismoreligioso.org/monumentos_det.asp?recursoID=CMlY1dRVf2MPRCVJorMJVJO9K5NwDT6xpHgRKJSt4LUIlAVbvI
-------------------------------------------------------------------------------
Como Português e como Amarantino em particular fico muito triste com a deterioração deste magnífico Mosteiro de Travanca e contínuo um pouco perplexo, pelo facto de Amarante não potenciar uma rota turística do Românico! Mas, lá chegará o dia, espero!

Mais informações sobre a Freguesia de Travanca no Portal das Freguesias da Câmara Municipal de Amarante:

http://www.amarante.pt/freguesias/travanca/index.php?op=conteudo&lang=pt&id=21

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover