29/11/07

Escola Secundária/3 de Amarante - Pocket Cube Program, by Dr. Micl!


O génio pensa, a obra aparece; grande Dr. Micl!

Pocket Cube program that finds fastest solution, by Dr. Micl!
---------------------------------------------------------------------------
O meu aluno do Curso tecnológico de Informática, Michal Lewtak, para mim Miguel, ou Dr. Micl, continua a surpreender-me a cada semana que passa! Eu enquanto docente, não raras vezes, fico completamente assombrado com o nível de conhecimentos que este aluno manifesta, no que concerne a qualquer temática ligada a assuntos informáticos. Mas o que eu mais admiro nele é a dimensão do «saber fazer». Há uns tempos comecei a ver o Dr. Micl a andar com uma panóplia de cubos mágicos de todas as dimensões, cores e feitios. E vindo dele, aquilo intrigou-me. É uma pessoa muito cerebral, quer sempre desafios mais avançados. E então aquilo foi um desfile de cubos mágicos e o rapaz sempre com as respetivas soluções, claro, para o Micl é assim, desafio posto, problema resolvido. Assisto muitas vezes amargurado que, as aulas nos moldes clássicos, pouco dizem a este aluno que, muitas vezes está completamente alheado das mesmas, estando a sua cabeça, entregue às suas abstrações. Nunca tive um aluno verdadeiramente sobredotado, como é o caso do Dr. Micl. Agora posso dizer que já conheço essa realidade e pude testemunhar o grande sofrimento destes alunos quando inseridos numa turma normal. Por outro lado, reconheço que os seus colegas, até os mais desinteressados das aulas, ajudaram muito este aluno na sua socialização, dado que ele vivia no seu mundo e vivia pouco no mundo real. Eles têm sido excelentes, levam o Dr. Micl para festas e há muita amizade e espírito de entreajuda entre eles. São estes paradoxos que nos fazem pensar no que é a problemática do ensino e do papel do docente! Quanto ao programa para resolver o mais rapidamente possível o problema de um cubo mágico de duas entradas, depois de muitas linhas de código, o Dr. Micl resolveu-o de forma brilhante, por sua iniciativa, sem ninguém lhe ter pedido nada, perdeu dias, noites, mas conseguiu. Claro está que descuidou um pouco as outras disciplinas, mas não serão assim os génios? Einstein, por exemplo, não era um aluno exemplar..- Quanto a mim, humildemente reconheço que o génio do aluno, ultrapassa grandemente o do docente! Parabéns Dr. Micl, ainda vais resolver muitos e importantes problemas! O futuro implora-te grandes soluções!


2 comentários:

  1. Gostei de ler o teu post e o teu reconhecimento ao dr Micl. Só prova a tua honestidade e coragem.
    Fica bem
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas tuas palavras amiga!

    ResponderEliminar