02/11/07

Encerrou a Pousada do Marão - Amarante em perda!



"A Pousada do Marão, situada na freguesia de Ansiães, concelho de Amarante, actualmente, com sessenta e sete anos de existência encerrou dia 31 de Outubro.
Segundo informações obtidas junto do segurança de serviço no dia 2 de Novembro, a pousada fechou as portas por volta do meio-dia. Ainda, através da mesma fonte, apuramos que a Pousada continua a assegurar os serviços mínimos com um staff de três a quatro pessoas. O destino dos 13 trabalhadores ainda não é conhecido. Inaugurada em 1942, este “refúgio” no alto do Marão, era a segunda de muitas outras que “nasceram” para alojar os visitantes e fornecer-lhes alimentação no respeito do estilo e tradições de cada região.António Ferro, o poeta, dramaturgo e estadista que criou a rede de Pousadas de Portugal, agora concessão do grupo Pestana, vê, assim, mais um estabelecimento distintamente rústico e genuinamente português desaparecer e com ele a possibilidade dos turistas que por cá passam poderem desfrutar da rica gastronomia transmontana tal como da bela paisagem que circunda a Pousada do Marão." in "Notícias de Vila Real".
É um edifício marcante do último século, para Amarante. Primeiro, pela excepcional localização, num dos pontos mais belos da Serra do Marão, na mítica estrada n.º 15 que, já foi muito importante na ligação, litoral com a região de Trás-os-Montes. Depois, pela bonita arquitectura que encaixou e enquadrou o edifício, naquela paisagem tão maravilhosa da Serra do Marão, a montanha que inspirou entre outros, Pascoaes e Amadeu! Amarante tem perdido tanta coisa nos últimos tempos, que quase já nem reparamos nesta perda tão marcante; o encerramento desta importante Pousada de Portugal. Oxalá, alguém se interesse por dinamizar este espaço que, pode ser importante para o desenvolvimento do turismo local e de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este espaço, a Pousada do Marão, tem muita história e muitas estórias do Século XX, impregnadas nas suas paredes e nos seus recantos. Como amarantino, só me resta apelar às autoridades superiores, para que não deixem ao abandono este magnífico espaço e que tentem arranjar uma solução para este problema. Esta Pousada faz falta ao Marão, a Amarante, a Trás-os-Montes e ao Alto Douro.

Informações mais personalizadas, da belíssima Pousada do Marão, em:

2 comentários:

  1. Lástima que encerre uma das mais lindas e emblemáticas pousadas do Portugal!
    Ao menos o Marão continua...
    Uma saudade!

    ResponderEliminar
  2. Amarante é sempre a perder, com os socialistas, Amigo Ochôa!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover