27/02/08

F.C. Porto 1 vs Gil Vicente 0 - Estamos nas Meias Finais da Taça de Portugal!







«Nas meias, sem sobranceria
A economia de um Dragão que não confundiu superioridade com altivez, foi suficiente para garantir um triunfo que assegura a presença no lote dos últimos quatro clubes em prova na Taça de Portugal, como fruto primordial de uma exibição que teve tanto de segura, como de tranquila. Bastou a inspiração magrebina de Tarik, que soube inventar o espaço privilegiado para consumar o sucesso azul e branco, para que fosse escrito um novo capítulo de sucesso na caminhada portista na competição.
Uma entrada que de gestão teve muito pouco, revelou os primeiros ensejos de um F.C. Porto com vontade de resolver de pronto uma partida com contornos decisivos. Face a um oponente que construiu o seu roteiro defensivo cimentado em linhas absolutamente recuadas, o Dragão foi compelido a procurar as aberturas que permitissem uma aproximação convincente à zona de perigo contrária.
Foi Tarik quem assumiu em pleno o papel de responsável pela teimosia azul e branca, achando-se em foco em duas ocasiões quase consecutivas. Primeiro, aos 17 minutos, surgiu em boa posição para emendar um excelente lance colectivo que havia passado pelos pés de Kazmierczak e de Mariano, chegando em perfeitas condições ao marroquino, para um remate que excedeu na altura as medidas da baliza. Mas o extremo portista não se satisfez com o desperdício inicial e passou da advertência à execução pouco depois, quando, solicitado por Mariano, foi capaz de deslindar o espaço necessário para, de um ângulo inesperado, mas invariavelmente bem sucedido, atirar a contar.
Estava lançada a liderança azul e branca, com requinte como virtude e sem sobranceria como defeito, num remate certeiro que acabaria por selar a qualificação. Mas se a virtude portista se revelava no ataque, também a defender o Dragão apresentou argumentos. Nuno foi, então, a figura em plano de destaque, já que, quando chamado a intervir, soube responder com absoluta classe e em dose dupla, evitando o sorriso irónico dos visitantes.
Após o descanso e já com intérpretes mudados, voltou a ser da formação de Jesualdo Ferreira a iniciativa junto da área contrária. Nove minutos depois do reatamento, a linha argentina do ataque portista arquitectou uma jogada de desenho perfeito, com Lucho e Mariano a servirem a sentença de Farías, que por muito pouco não aplicou a solicitação. Não chegou, neste instante, o desfecho final do duelo entre Dragões e gilistas, mas percebeu-se por inteiro que a gestão cuidada, quando feita com discernimento, pode render um desenlace de sucesso.
Antes ainda do apito final, o F.C. Porto voltou a dispor de situações privilegiadas para alargar os números da vantagem, mas nem Lisandro, nem Lucho, já em período de descontos, foram capazes de dar outra expressão à quarta vitória portista em outros tantos encontros com a formação de Barcelos, a contar para a Taça de Portugal. O triunfo, no entanto, mantém inalterado o pleno na caminhada azul e branca, que prossegue agora rumo às derradeiras etapas da competição.

Ficha de Jogo:Taça de Portugal 2007/08 – Quartos-de-final (27 de Fevereiro de 2008)

Estádio do Dragão, no Porto

Assistência: 12.117 espectadores
Árbitro: Paulo Pereira (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Henrique Parente e Tiago Leandro

4º árbitro: José Rio
F.C. PORTO: Nuno «cap.»; Bosingwa, João Paulo, Stepanov e Lino; Paulo Assunção, Kazmierczak e Mariano; Hélder Barbosa, Farías e Sektioui

Substituições: Sektioui por Lucho (46 min), Hélder Barbosa por Lisandro (57 min) e Farías por Adriano (73 min)Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Cech e Castro

Treinador: Jesualdo Ferreira
GIL VICENTE: Paulo Jorge; Paulo Arantes, Pedro Ribeiro, Diego Gaúcho e João Pedro «cap.»; Filipe Fernandes, Luís Miguel, Zongo e João Vilela; Hermes e Maciel

Substituições: Luís Miguel por Luís Coentrão (46 min), Zongo por Tiago André (59 min) e Luís Vilela por Bruno Filipe (71 min)Não utilizados: Hugo Marques, Valnei, Luís Manuel e Zezinho

Treinador: Paulo Alves
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Sektioui (23 min)

Disciplina: Cartão amarelo para Pedro Ribeiro (80 min)» in Site F.C. do Porto.
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O Mister Jesualdo Ferreira provou mais uma vez que no futebol é preciso dar tempo ao tempo. Só que os adeptos do F.C. do Porto, de mal habituados, de tanta vitória nem sempre têm calma, nem paciência, para esperar... Aliás qualquer novo jogador que pretenda alinhar no F.C. do Porto tem que se conformar, com o facto de não ter muito tempo de aprendizagem. Ou vem com a embalagem toda, ou dificilmente terá benéces da tribuna do Dragão. Somos campeões, somos assim. Mas, no meu caso e humildemente tenho que reconhecer que, finalmente, Farías, Mariano Gonzalez e Kaz começam a dar um ar da sua graça, ao contrário de Lino e Stépanov que ainda terão que o mostrar. Demorou mais foi, e aqui deixo os meus parabéns, mormente a Mariano Gonzalez, que agora já joga à Porto. Tarik é que voltou à sua boa forma, apontando mais um excelente golo, depois da sua participação na CAN! Quanto ao Gil Vincente, fez um grande jogo, mostrando que o Mister Paulo Alves está a fazer um belíssimo trabalho ao leme da equipa e oxalá, regressem depressa ao convívio dos grandes. Viva o F.C. do Porto, viva a Taça de Portugal, viva o Gil Vicente e viva o futebol!


Imagens do único golo da partida, apontado pelo Marroquino Tarik!

26/02/08

Nelly Furtado - Uma artista com raízes Portuguesas!



Nelly Furtado - "All Good Things"


Nelly Furtado - "I'm like a bird"

Nelly Furtado - "Força"

Nelly Furtado - "Say it Right"

Nelly Furtado - "Crazy"

Nelly Furtado - "Powerless"

Nelly Furtado ft. Timbaland - "Promiscuous"

Nelly Furtado - "Turn off the light"

Nelly Furtado - "No Hay Igual"

Nelly Furtado ft Juanes - "Te Buesque"

«Nelly Furtado

Informação geral

Nome completo: Nelly Kim Furtado
Data de nascimento: 2 de Dezembro de 1978
País: Canadá
Origem(ns): Victoria, British Columbia
Gênero(s): Pop, pop rock, folk, R&B, pop rap
Instrumentos Vocal , Piano , Violão
Período em atividade: 1996 - presente
Gravadora(s): Dreamworks (2000-2003)
Mosley Music (2006-)
Geffen (2006-)
Afiliação(ões): Timbaland
Justin Timberlake
Missy Elliott
Residente Calle 13
Juanes
Di Ferrero
Da Weasel
Jayco
Website NellyFurtado.com
Nelly Kim Furtado (Victoria, 2 de Dezembro de 1978) é uma cantora, compositora e actriz do Canadá filha de emigrantes portugueses.
Entre as suas canções mais bem-sucedidas estão seus dois primeiros singles "I'm Like a Bird", (pelo qual ganhou um Grammy)e o sucesso "Turn of the light" e os recentes números-um "All Good Things", "Promiscuous", "Maneater" e "Say It Right". Sua musica faz grande sucesso na América Latina e se estende pela Europa, entres outros lugares.

Biografia

Filha de imigrantes açoreanos, além do inglês ela também fala o português fluentemente [1]. Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.
Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como "...o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo". Lá onde formou o duo Nelstar* em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar* recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado. Foi cantando no clube nocturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles "I'm Like a Bird" e "Turn Off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm Like a Bird". O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografía" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espirito latino.
O seu estilo era basicamente pop e o folk, e agora com o seu atual álbum, Loose, mudou seu estilo completamente para o hip-hop e para o R&B.
Nelly Furtado no Rock Am Ring 2007Em 20 de setembro de 2003, Furtado deu à luz a sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil' Jaz).
O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. Este álbum teve singles de sucesso como "Powerless (Say What You Want)" e "Try". O álbum inclui, igualmente, a música "Força", que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que ocorreu em Portugal. No dia 4 de Julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa para finalizar o Campeonato.
O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de Junho de 2006. Os primeiros singles, "Promiscuous" (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake e Missy Elliott, Timbaland), "Maneater", "Te Busqué" (com Juanes) e "No Hay Igual" são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. Loose veio com uma influência do hip hop e R&B e uma Furtado com uma imagem mais sensual, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, para alguns fãs, a sua identidade artística por ter "se vendido ao marketing". No entanto a prova de que essa alteração de imagem parece ter resultado é que os singles desse disco estão nos topos das paradas.» in Wikipédia.

"I'm Like A Bird
Nelly Furtado
Composição: Nelly Furtado

You're beautiful, that's for sure
You'll never ever fade
You're lovely but it's not for sure
I won't ever change
And though my love is rare
Though my love is true

Chorus:
I'm like a bird, I'll only fly away
I don't know where my soul is, I don't know where my home is
(and baby all I need for you to know is)
I'm like a bird, I'll only fly away
I don't know where my soul is, I don't know where my home is
All I need for you to know is
Your faith in me brings me to tears
Even after all these years
And it pains me so much to tell
That you don't know me that well
And though my love is rare
And though my love is true

Chorus

It's not that I wanna say goodbye
It's just that everytime you try to tell me, me that you love me
Each and everysingle day I know
I'm going to have to eventually give you away
And though my love is rare
And though my love is true
Hey I'm just scared
That we may fall through

Chorus x 3"
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Esta cantora luso-canadiana constituiu uma grande revelação nos últimos anos da história da música moderna. No meu caso, confesso que me agradou mais a fase inicial da sua carreira, numa vertente mais pop-folk e menos a sua tendência mais recente do hip-hop. No entanto, em qualquer dos casos trata-se indiscutivelmente, duma grande cantora, com um enorme talento, muita garra e classe em doses massivas!

Pode obter mais informações sobre esta cantora no seu link pessoal:
http://www.nellyfurtado.com/

25/02/08

Educação em Portugal - Vive-se hoje um ambiente de grande crispação nas Escolas Portuguesas!


«Educação: Associação Nacional de Professores pede audiência a Cavaco Silva por causa de "crescente crispação" no sector

Lisboa, 25 Fev (Lusa) - A Associação Nacional de Professores (ANP) manifestou-se hoje apreensiva com "a crescente crispação" que se vive no sector da Educação e solicitou audiências com o Presidente da República, Cavaco Silva, e com todos os grupos parlamentares.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANP, João Grancho, justificou esta medida com "a crescente crispação que se sente e a completa insensibilidade do Ministério da Educação para abordar os problemas do sector de forma consistente, séria e aberta".
"Esgotado o plano formal com o Governo, mais não há do que nos dirigirmos ao Presidente da República, que tem vindo a mostrar uma outra sensibilidade", afirmou João Grancho.
De acordo com o responsável, a ANP decidiu ainda solicitar audiências com todos os partidos com assento na Assembleia da Repúlica, a quem "compete a fiscalização, acompanhamento e controlo da acção governativa", tendo em vista a agilização de mecanismos para que no último período as escolas não descambem para uma situação de caos.
"Tudo aponta para isso, tendo em conta a instabilidade e intranquilidade que as escolas já vivem actualmente. A ministra, pelo simples facto de legislar e falar com um ou outro membro de conselhos executivos está convencida de que está por dentro da alma dos professores e que toda a dinâmica colocada nas escolas não interfere com a actividade lectiva", acrescentou João Grancho.
Segundo o presidente da ANP, o Governo deverá rever algumas das últimas decisões que tomou, nomeadamente a avaliação de desempenho, processo com o qual a associação afirma concordar em termos de substância mas não de implementação.
"Se bem que concordamos com a substância, não concordamos com a forma de implementação, designadamente a quantidade imensa de critérios, instrumentos e formulários que vão ser utilizados", afirmou.
No sábado, cerca de 2.000 professores concentraram-se nas Caldas da Rainha, Leiria e Porto em protestos convocados por telemóvel, correio electrónico e blogues, numa iniciativa à margem das estruturas sindicais para contestar a política educativa do Governo.
Já os sindicatos, organizam no dia 08 de Março, por iniciativa da Fenprof, uma manifestação nacional que designaram por "Marcha da Indignação", igualmente contra as políticas da equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues e os "reiterados ataques à escola pública e aos professores".
Para a Associação Nacional dos Professores, o cerne desta questão é a forma "como o Governo encara a participação cívica".
"O Governo só ouve os sindicatos, mas só ouve. Não acolhe qualquer tipo de perspectiva. A atitude da tutela é que tem de mudar. Esta equipa do ministério da Educação peca um pouco por ausência de cultura democrática", acusou.
MLS.
Lusa/Fim» in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/23ef5fb4f880f1bb46c2d1.html
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Continuo a dizer que o grande mal deste governo e desta Ministra da Educação em particular, foi ter lançado uma campanha miserável contra a classe docente. Sei que nos países mais desenvolvidos, os professores são considerados como uma componente muito importante, para a coesão socioeconómica. Em Portugal e depois desta vil perseguição, o professor foi desqualificado e qualquer dia estamos como na América Latina terceiro-mundista, em que a educação não é considerada como um bem de primeira necessidade, levando a que o desenvolvimento desses países seja incipiente e onde grassa a corrupção e a miséria social e financeira. No inicio deste ano lectivo, assistiu-se a que em muitas escolas, os Conselhos Executivos lançaram a questão da avaliação da classe docente como uma arma de arremesso, imbuídos do mais execrável revanchismo, sendo ainda mais penalizadores do que a tutela. Sendo gestores e pelas regras da gestão moderna de vanguarda, deveriam ser os primeiros a saber que a motivação das suas equipas, tem que ser o factor primordial para obter melhores resultados... parece que finalmente começam a ter mais senso, senão analisem os discursos desde o dia um de Setembro até agora! A tutela nunca deveria colocar o sucesso dos alunos como um dos factores fundamentais na dita avaliação docente, dado que, por muito que se passem alunos à pressão, o problema social que deveria ser resolvido pelo governo, permanece no seio familiar. Digo isto porque saiu hoje mais um estudo com a evidente conclusão de que em Portugal, em cada cinco crianças, uma corre o risco de sofrer de extrema pobreza. É sabido pela comunidade científica e não só, que o meio económico-social influencia a aprendizagem. Pode-se tentar maquilhar um problema social, mas não será disfarçando que se vai ao cerne da questão. Estou curioso com os Prós e Contras desta noite na RTP1, sempre quero saber se a Senhora Ministra continua com mais sensibilidade para a Educação, ou para o orçamento... Mas duvido, vai daí espero que o Senhor Presidente da Republica ponha mão nisto!
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Fazendo um pouco de humor e para quem ainda tiver pachorra, eis uma coisa muito engraçada e verosímil, sobre o caminho que a tutela quer trilhar:

Avaliação dos alunos - novas tendências pedagógicas

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 =

RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

ANÁLISE:

A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.

AVALIAÇÃO:

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:

A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um 'EXCELENTE' e afirmar que o aluno 'PROGRIDE ADEQUADAMENTE'.

Os Óscares em curral de Moinas!


Afinal em Curral de Moinas também houve entrega de Óscares!

24/02/08

Amarante Jazente - Igreja Românica de Sta. Maria de Jazente, Amarante!










Belas Imagens do magnífico Mosteiro de Jazente!


A fonte moderna e a mais importante, a antiga que ladeia o Mosteiro.

Monumento a uma figura importante que foi importante para esta terra e para a cultura Portuguesa, o Abade de Jazente!


«Igreja Românica de Jazente


Descrição


Planta longitudinal composta de nave única, capela-mor rectangular e sacristia adossada. Volumes articulados com coberturas diferenciadas a 2 e 3 águas. A fachada principal, terminada em empena truncada por sineira, tem um pórtico de duas arquivoltas de arco levemente apontado (romano-gótico). Apresenta tímpano cruciforme, vasado, assente num dintel interrompido. Na parede lateral S., outro pórtico menor. Ao longo das fachadas apresenta uma apreciável cachorrada (quatro de cada lado ao longo da nave e oito, tambem de cada lado, na cabeceira). A S. ao lado da Igreja, uma torre sineira parietal. O interior apresenta dois altares laterais postos de ângulo e arco triunfal liso de grande espessura. O altar-mor mostra um estimável frontal de azulejos hispano-arábes e uma imagem do séc. XIV, em calcário, com excelente tratamento de roupagens, conhecida por Nossa Senhora da Rosa. A iluminação é feita por estreitas frestas e a cobertura por tectos de madeira. Época: Séc. XIII.» in http://www.turismoreligioso.org/monumentos_det.asp?recursoID=tBNkTyUaG55CiBR2TxWHSCLhpi3h5lJNYKHS5Fe4cLvrXiTsiR


«As terras portuguesas entre Douro e Minho tiveram um papel decisivo em realizar o seu próprio românico que vinha de Compostela por meio de Tui, diocese que teve domínios no Alto Minho e proporcionou esse estilo compostelano para convertê-lo em algo próprio e autóctone e muitas vezes independente dos culturismos artísticos santiagueses. Mas dentro da grande área geográfica Minho-Douro, encontramos pequenas áreas delimitadas por montes e rios como são o Marão e o Tâmega em terras de Amarante. Aqui encontramos linhas novas, de um românico diferenciado das formas originárias, produto do meio e dos construtores locais. Cumpre sublinhar que Amarante não era uma povoação desconexada ou marginalizada para ser receptora do próprio formato compostelano, antes pelo contrário. Por ela passavam as grandes vias romanas que partiam de Lugo e Astorga para o Porto e Coimbra, passando por Braga e Guimarães. Em Amarante podemos localizar duas áreas do românico muito bem definidas em cada uma das margens do Tâmega. A da direita encontrámo-la arqueologicamente mais rica: Travanca, Mancelos, Real, Telões, Freixo de Baixo e Gatão, onde encontramos um românico de linhas universais com certos matizes, produtos do próprio meio. Essa pequena carga de formas rurais da época enriquece o conteúdo conjuntural destas igrejas. Na margem esquerda do Tâmega encontramos um românico com certa pobreza e rasgos simplistas como é o caso de Lufrei, estruturado num formato que nos diz estar reduzido a pobres recursos, tanto económicos como materiais. Inclusive nos confunde com planificações espaciais pré-românicos ou de cenóbios de influência mozárabe, como no caso de Gondar. São da Idade Média as construções mais significativas edificadas em zonas rurais: as igrejas românicas de Gondar, Lufrei, Freixo de Baixo, do Mosteiro de Travanca, de Jazente, de Gatão..., constituindo o que de melhor aquele estilo arquitectónico legou à Península Ibérica. Se algum estilo arquitectónico domina na região de Amarante, esse é certamente o Românico. Na verdade, existe uma rede importante de monumentos românicos espalhados pela região, atestando a importância desta e a passagem por ela dos célebres caminhos de Santiago. Era em lugares desertos ou em encruzilhadas na periferia de zonas habitadas que se erguiam, servindo de lugares de reunião, acolhimento e deseja. Alguns tiveram uma vida efémera, não resistindo à passagem dos anos. Outros porém resistiram, fixando comunidades regulares de ordens monásticas.O Românico é um estilo muito "marcado", que reflecte o meio onde se edifica e a arte dos operários que lhe dão corpo. Em região granítica como esta, abunda a matéria-prima para este estilo robusto e sóbrio. Pela qualidade e quantidade de monumentos, vale a pena fazer o itinerário do Românico e admirar pórticos, arcos, tímpanos e capitéis com a sua ornamentação «pedagógica»: como o homem medieval não sabia geralmente ler, «lia» naquelas ornamentações passos edificantes, cenas bíblicas, etc, «explicadas» através de uma simbologia baseada no mundo rural envolvente. Podem distinguir-se, na região de Amarante dois núcleos de Românico bem diferenciados, um em cada margem do rio. Na margem direita, temos construções mais exuberantes, de que são bons exemplos o mosteiro de Travanca, a igreja de Mancelos, a igreja de Real, a igreja de Telões, o mosteiro de Freixo de Baixo e a igreja de Gatão. Na margem esquerda, com menos recursos económicos e de matéria-prima, os monumentos são mais modestos merecendo ainda assim visita a igreja de Jazente, a igreja de Lufrei e o mosteiro de Gondar. Note-se que os vestígios da Idade Média não se esgotam nas igrejas e mosteiros. Existem bons exemplares de arquitectura civil, sepulturas e imaginária. Note-se finalmente que os concelhos vizinhos de Amarante, ribeirinhos do Tâmega e do Sousa, são também muito ricos em Românico, constituindo na sua globalidade um conjunto de enorme importância para o estudo desse estilo em Portugal.
Se algum estilo arquitetónico domina na região de Amarante, esse é certamente o Românico. Na verdade, existe uma rede importante de monumentos românicos espalhados pela região, atestando a importância desta e a passagem por ela dos célebres caminhos de Santiago. Era em lugares desertos ou em encruzilhadas na periferia de zonas habitadas que se erguiam, servindo de lugares de reunião, acolhimento e deseja. Alguns tiveram uma vida efémera, não resistindo à passagem dos anos. Outros porém resistiram, fixando comunidades regulares de ordens monásticas.» in http://www.amarante.pt/turismo/index.php?op=cont&pid=76&cid=84&niv=n2&lang=pt
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A Igreja Românica de Jazente assim como a Freguesia são lindíssimos, pelo que merecem uma visita da parte de quem gosta do Portugal profundo, das nossas raízes. Esta freguesia encaixada entre a Serra da Aboboreira e o Rio Ovelha, tem nestes dois elementos naturais, mais dois excelentes factores de potenciação turística. Aqui vai mais um poema do famoso Abade de Jazente:


"Brutos penhascos, rústicas montanhas,


Brutos penhascos, rústicas montanhas,
Medonhos bosques, hórrida maleza,
Que me vedes, coberto de tristeza,
Saudoso habitador destas campanhas.


Para me suavizar mágoas tamanhas,
Alteremos um pouco a Natureza;
Civilize meu mal vossa dureza,
Barbarizai-me vós estas entranhas.


Meu pranto vos comova algum afecto
De branda compaixão; pois da impiedade
Encontra sempre em vós um duro objecto.


Pode ser, que com esta variedade,
Seja mais agradável vosso aspecto,
Sinta eu menos cruel minha saudade."


Obtido em "http://pt.wikisource.org/wiki/Brutos_penhascos%2C_r%C3%BAsticas_montanhas"


Mais informações sobre a Freguesia de Jazente, no site oficial:
http://www.amarante.pt/freguesias/jazente/index.php?op=conteudo&lang=pt&id=20

23/02/08

F.C. Porto 3 vs Paços de Ferreira 0 - Mais Tango Argentino!



Peso argentino

Três golos argentinos redireccionaram o Dragão num farto historial de vitórias, que, no caso, bem que poderia ser mais ampla e rigorosa na aplicação da justiça. Aos golos de Lisandro e Mariano poderiam ser somados os vários que estiveram para nascer e, em particular, aqueles que não chegaram a ser quando a bola encontrou o poste. Primeiro, num remate colocado de Farías, mais tarde, num disparo de Lisandro.
Face visível de um lance genial, concluído com um misto de rigor e desplante, o incontornável Lisandro decompôs o intrincado problema em que a estratégia pacense ameaçava tornar-se. Servido pelo «chapéu» perfeito com que Lucho superou a linha defensiva do opositor, que assumira, pela enésima vez, uma configuração alongada pela integração de seis elementos, o avançado recebeu e escolheu, inesperadamente, o espaço reduzido entre as pernas de Peçanha para colocar a bola e fazer o primeiro golo.
A poucos segundos do intervalo, o caso, que chegara a parecer bicudo, assumia o aspecto de uma dúvida facilmente resolúvel, especialmente depois da mais básica das adições, de que o mesmo Lisandro se incumbiria após o recomeço, no final de um movimento colectivo que envolveu praticamente toda a equipa portista e começou junto à baliza defendida por Helton, antes do endosso de Farías.
A trama pacense, que envolvia uma forte componente de expectativa e contra-ataque, ficara irremediavelmente desfeita. Já não haveria retorno, porque o campeão recusava a oportunidade para o descanso, desenhando um incalculável número de ocasiões de golo de um futebol inspirado, que até prescindia de Quaresma, o seu principal factor de criatividade e desequilíbrio, e redescobria nas alas a genialidade de outros intérpretes.
Dos flancos (no caso, do direito) surgiu também o terceiro golo, num rápido contra-ataque integralmente assumido por Mariano, que marcou pela primeira vez na liga portuguesa com um remate cruzado ao poste mais distante. Então, já Lisandro deixara o relvado, sob um intenso aplauso e com 18 tentos apontados nos 19 jogos em que alinhou.

FICHA DE JOGO
Liga 2007/08, 20ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto
23 de Fevereiro de 2008
Assistência: 31.209 espectadores
Árbitro: Paulo Costa (Porto)
Assistentes: João Santos e Nuno Manso
4º Árbitro: Filipe Alves
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Sektioui, Farías e Lisandro
Substituições: Raul Meireles por Mariano (76m); Lisandro por Hélder Barbosa (79m); Sektioui por Kazmierczak (87m)
Não utilizados: Nuno, Fucile, João Paulo e Adriano
Treinador: Jesualdo Ferreira
PAÇOS DE FERREIRA: Peçanha, Ferreira, Rovérsio, Kiko e Mangualde; Filipe Anunciação, Paulo Sousa e Pedrinha; Wesley; Edson e Cristiano
Substituições: Pedrinha por Dedé (54m); Edson por Furtado (67m); Wesley por Renato Queirós (76m)
Não utilizados: Coelho, Tiago Valente, Fábio Paim e William
Treinador: José Mota
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lisandro (45m e 53m) e Mariano (90m)
Disciplina: cartão amarelo a Kiko (51m), Filipe Anunciação (67m), Paulo Sousa (85m) e Mangualde (86m)» in site F.C. do Porto.
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É sabido que o F.C. do Porto tem dois Argentinos muito influentes na manobra de jogo da equipa, Lucho Gonzalez, o geómetra e Lisandro Lopez o infatigável lutador e finalizador. A seguir à paragem de Natal apareceu Farías, um goleador temível. Agora e depois de muito insistência por parte do Mister Jesualdo Ferreira, começa a aparecer Mariano Gonzalez, apontando o primeiro golo com a camisola do F.C. do Porto. É caso para estarmos optimistas e contentes. Hoje descansaram Ricardo Quaresma e Fucile, mas regressaram à equipa Tarik, Bosingwa, e Marek Cech. Mas com a dupla Lucho-Licha em grande, esta equipa continua muito forte, mesmo contra uma equipa muito abnegada como é a do Paços de Ferreira. Vamos F.C. do Porto, estamos cada vez mais perto do grande objectivo, é preciso manter a chama do Dragão bem acesa e esta humildade perante qualquer adversário!




Imagens espectaculares dos três golos portistas e do resumo do jogo, em mais uma magnífica vitória dos azuis e brancos!

Escola Secundária/3 de Amarante - Amigos do 12.º I - Amizade é algo incondicional!




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Oh malta vai falar o amigo Helder, antes do professor. Tivemos duas semanas muito complicadas, pois isto de colocar os estágios em funcionamento, de tentar apagar todos os fogos, levou-me por momentos a descurar aquilo que mais gosto na minha profissão, que são os laços afectivos. Tenho consciência que se tivesse estado mais atento a vocês, às vossas pessoas, aos seres humanos que sois, algumas coisas menos agradáveis não teriam acontecido. Mas sabem, o vosso professor é humano, logo com grandes limitações... Prometo estar mais atento, até porque já vos acompanho há muito tempo e não quero perder o mais importante para nós: a nossa relação de forte união e amizade! Quem quiser perceber, entende que vivemos momentos difíceis, mas felizmente, a Lei Divina ajudou-nos! E depois, a amizade verdadeira, não acaba com limites temporais e/ou espaciais. Em virtude disso dedico à nossa amizade duas músicas relativas a esse sentimento, duas para os mais cotas (eu), outra mais contemporânea (vocês). Viva o 12.º I, vocês são os maiores!

Red Hot Chili Peppers - "My Friends"
Queen - "Friends will be friends/We are the champions."
Gipsy Kings - "Amigo"

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."

Charles Chaplin


22/02/08

Educação em Portugal - Novo Estatuto do Aluno!




Se isto não fosse dramático para o Ensino em Portugal e em última instância para o país, até dava para rir!

Seal - Um vocalista de enorme qualidade!




Seal - "Crazy"

Seal - "Crazy" - (Orange Factory remix)

Alanis Morissette - "Crazy" - (Seal Cover)


Seal - "Killer"

Adamski & Seal - "Killer" - (Original Video Clip)


Seal - "Amazing"

Heidi and Seal Duet - "Victoria's Secret Fashion Show" - (2007)



Seal - "Kiss From a Rose"

Seal - "Prayer For The Dying"

Seal - "My Vision" - (Feat. Jakatta)

Seal - "Get It Together"

Seal - "Love's Divine"

Seal - "Waiting For you"

Seal - "Walk On By"

Seal - "This Could Be Heaven"

Seal - "Lost My Faith"

Seal - "Fly Like an Eagle"

Seal - "Father's Way" - (Music Only)

Seal - "Mic Sessions"

«Seal (Londres, 19 de Fevereiro de 1963),( nome artístico de Seal Henry Olusegun Olumide Adeola Samuel), é um músico, cantor e compositor britânico, filho de mãe brasileira e pai nigeriano.
Entre seus sucessos está a canção "Kiss from a Rose", trilha sonora do filme Batman Forever, que recebeu três prêmios Grammy em 1995 e deu ao cantor popularidade internacional.» in Wikipédia.

«Este cantor de Soul Music, nascido na Inglaterra, é reconhecido pela ótima mistura que faz de ritmos, entre eles o soul, folk, dance, rock e pop. Filho de um africano com uma brasileira, Seal apareceu no cenário musical em 1990, quando cantava em bandas inglesas de soul music e acabou se tornando o intérprete mais famoso da década na Inglaterra. Com uma expressão forte (negro, alto, bonito, canhoto e com uma cicatriz no rosto), Seal conquistou outros países ao lançar o hit “Killer”, que vendeu mais de 5 milhões de cópias.

Com o sucesso internacional, o cantor assinou contrato com uma gravadora e, em 1991, lançou seu primeiro álbum solo “Seal”. As canções misturavam um som pop/acústico. A boa melodia colocou Seal nas paradas de sucesso com a música “Crazy”, que ficou entre as 10 mais tocadas nos EUA, além de “Future Love Paradise”, “Deep Water”, “Whirlpool” e “Violet”. “Killer” também entrou para o repertório, mas desta vez com um arranjo diferente feito por Seal. Foi na turnê deste disco, que o artista participou do Hollywood Rock, realizado em 1992 no Brasil.

1994 foi o ano da consagração de Seal. O segundo trabalho, mais uma vez auto-entitulado, vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo e lhe rendeu o Grammy de 1996 com a melhor música “Kiss From a Rose” e melhor intérprete masculino. Além de “Kiss From a Rose”, a canção “Prayer for the Dying”, que fala de um ritual entre vivos e mortos, também alcançou o topo das paradas mundiais. Segundo a crítica, este disco tem uma das melhores produções da carreira de Seal, feita por Trevor Horn, e arranjos quase perfeitos.

Em 1998, Seal lançou “Human Being”, que mostrou a preocupação do cantor com as relações humanas. O soul é o ritmo registrado nas canções que falam de conscientização das pessoas em amar e respeitar uns aos outros. Cada música tem uma mensagem, como “Lost My Faith”, que fala sobre o lado espiritual do ser humano e “Colour”, sobre preconceito e ódio. Apesar das belas canções, o disco não fez muito sucesso e vendeu 5 milhões de cópias.

Depois de 5 anos sem gravar, em 2003 Seal lançou mais um álbum, “Seal IV”. As músicas com ritmos misturados entre baladas românticas, rock, pop, R&B e folk infused lembraram as canções do primeiro trabalho. “Get it Together” foi o primeiro single lançado e tornou-se um clássico. “Waiting for you”, acompanhada de um piano, trouxe elementos do Blues e “Don’’t make wait”, uma melhores músicas românticas do disco, teve a participação de uma orquestra ao fundo.» http://territorio.terra.com.br/canais/canalpop/az/biografia.asp?artistaID=361

"Seal - Crazy (tradução)
Numa igreja, pelo rosto
Ele fala sobre as pessoas serem derrotadas*

Apenas criança sabe...

Um homem decide depois de setenta anos,
que ele vai até lá para destrancar a porta
Enquanto aqueles ao redor dele criticam e dormem
E através de um fractal** numa parede quebrada,
eu vejo você, meu amigo, e toco seu rosto de novo
Milagres acontecerão enquanto nós viajamos (ou
tropeçamos)

Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que...
Nós fiquemos um pouco loucos
Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que...
Nós fiquemos um pouco...

Loucos...loucos...loucos

Pessoas amarelas e loucas andando pela minha cabeça,
Um deles tem uma arma para atirar no outro
E ainda assim, juntos eles eram amigos na escola
Ohh, entenda, entenda, entenda, entenda, não, não!

Se todos estivéssemos lá quando tomamos a pílula pela
primeira vez
Então talvez, então talvez, então talvez, então
talvez...
Milagres acontecerão enquanto nós falamos.

Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que...
Nós fiquemos um pouco loucos
Não, nós nunca vamos sobreviver, ao menos que...
Nós sejamos um pouco...
Loucos...
Não, não, nunca vamos sobreviver, ao menos que
fiquemos um pouco...

Oh, um pouquinho
Oh, um pouquinho

Amanda decide cooperar depois de dezessete anos...

Oh, querida
Em um céu cheio de pessoas, somente alguns querem
voar
Isso não é loucura?
Em um mundo cheio de pessaos, somente alguns querem
voar
Isso não é loucura?
Loucura
Em um Céu de pessoas, há somente alguns que querem
voar
Isso não é loucura?
Oh, baby...oh querida...
Em um mundo cheio de pesssoas, há somente alguns que
querem voar
Isso não é loucura?
Isso não é loucura...isso não é loucura...isso não é
loucura?

Ohh,
Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que nós
fiquemos um pouco loucos
Não nós nunca vamos sobreviver, ao menos que nós
sejamos um pouco loucos
Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que nós
fiquemos um pouco loucos
Não nós nunca vamos sobreviver, ao menos que nós
sejamos um pouco loucos
Não, não, nunca vamos sobreviver ao menos que, nós
fiquemos um pouquinho...

E então você vê coisas
Do tamanho
que você nunca soube antes

Eles quebrarão isso

Algum dia

Apenas a criança sabe

as coisas dela
Do tamanho
que você nunca soube antes

Algum dia...de algum jeito...algum dia...de algum
jeito..."
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Seal é uma daquelas vozes que não engana, trata-se de um talento nato, valorizado por uma notável sensibilidade musical e pela combinação de muitos estilos de música, embora sempre estribado na Suol Music. Grande vocalista!

Mais informações sobre este brilhante músico no seu site institucional:
http://www.seal.com/

21/02/08

Escândalo Nacional - Haja Vergonha, Senhores!


«Os diplomas publicados determinam que as juntas médicas da Caixa Geral de Aposentações, da ADSE e das comissões de verificação de incapacidades da Segurança Social passam a ser compostas exclusivamente por médicos e uniformizam todos os procedimentos nesses casos.

Em resultado disso

1 - José Luís Branquinho, cantoneiro, com 29 anos de serviço foi submetido a uma intervenção cirúrgica à coluna e só consegue andar com a ajuda de canadianas. A Junta Médica da ADSE considerou-o apto para trabalhar. Num aparente acto de contricção, a Junta Médica da ADSE-Centro afirma no seu parecer que o funcionário "deve evitar esforços físicos".

2 - Maria Conceição Marques, professora do ensino básico, afastada do ensino desde 1997 por ter sido vitimada por três cancros - na mama, útero e língua - que lhe deixaram graves sequelas, foi considerada apta por uma junta médica e obrigada a voltar a dar aulas.

3 - Paulo Teixeira Pinto, com 46 anos, jurista e ex-presidente executivo do BCP, indica que passou "à situação de reforma em função de relatório de junta médica", recebeu uma indemnização de 10 milhões de euros pela saída do banco e aceitou receber uma pensão vitalícia de 35700 euros/mês.

Esta é a grande diferença que deveria convocar a indignação activa(*) de todos, Paulo T. Pinto, aposentado por insuficiência paga pelo erário público, além da colaboração com o grupo Champalimaud no Brasil, que iniciou depois de ter abandonado o BCP, vai trabalhar com a Eurogroup, em consultoria de estratégia e organização de empresas; vai também integrar o Conselho Geral do Grupo Lena e vai ainda assumir o cargo de consultor de um grande escritório de advogados - Abreu Advogados.

Nada teriamos a opor a esta actividade técnica-profissional mas! como aceitar que tenha sido considerado inapto e! como aceitar que sejam empregues fundos públicos para pagar aquilo que se afigura uma benesse fraudulenta?»
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Recebi esta mensagem de email e, nem quero crer que isto seja verdade. A não ser, deveriam as autoridades desmentir estes casos com veemência. A ser verdade, estes governantes que se dizem de esquerda, deveriam pedir desde já a sua demissão! Haja vergonha senhores, não foi para isto que se fez o 25 de Abril!
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